TRF1 altera normas sobre licença-paternidade para magistrados e servidores
A alta hospitalar do bebê ou da mãe é o novo marco temporal.
A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, defendeu, nesta quinta-feira (14/4) em Recife, a modernização e a união das corregedorias-gerais do Judiciário, com o objetivo de garantir a maior eficiência da prestação jurisdicional. “É preciso que trabalhemos unidos, para superar a inércia de dois séculos em que o Judiciário funcionou como ilhas isoladas”, afirmou a ministra. Na abertura do 56º Encontro do Colégio de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça (Encoge), a ministra fez um balanço de sua atuação no CNJ e criticou o desequilíbrio ainda existente entre a estrutura da Justiça Estadual de primeiro e segundo grau.
Se por um lado os tribunais contam com estrutura material e de pessoal satisfatória ou excessiva, muitas varas e juizados carecem de servidores e recursos básicos, o que prejudica o acesso dos cidadãos à Justiça. Segundo a corregedora nacional, há muitas varas que funcionam com um ou dois funcionários sem qualificação e juizados especiais em que o cidadão precisa aguardar um ano para marcar uma audiência, devido à falta de estrutura. “Não existe tribunal bom sem uma primeira instância que funcione”, afirmou, ao conclamar os corregedores a se empenharem para combater as deficiências materiais, de pessoal e de capacitação das unidades de primeira instância do Judiciário.
A melhor estruturação das Corregedorias foi outro ponto defendido pela ministra, como forma de garantir o aprimoramento da prestação jurisdicional. “Não podemos ter Corregedorias de papel. Necessitamos de servidores qualificados e de uma estrutura mínima para funcionar”, enfatizou. Eliana Calmon entregou aos corregedores uma proposta de estruturação mínima das Corregedorias que garanta um trabalho eficiente nos estados, a ser debatido durante o encontro.
Em seu discurso, a ministra defendeu que as Corregedorias tenham um orçamento e um quadro próprio de funcionários, para garantir a independência na atuação. Além disso, destacou a necessidade de se instalar nos tribunais sistemas eletrônicos de controle de precatórios e da folha de pagamento. Por último ela salientou a importância dos trabalhos de inspeção e investigação promovidos pelas Corregedorias locais, que garantem o combate à corrupção no Judiciário.
Caráter disciplinar
Apesar do papel correcional das corregedorias, Eliana Calmon reforçou que a atuação do órgão não se restringe a questões disciplinares, pelo contrário. “Temos que exercer uma atividade preventiva, de orientação para não termos que enfrentar os graves problemas que mancham o Judiciário de forma penosa. Não podemos só cobrar metas ou punir, mas sim elevar a auto-estima dos magistrados e oferecer as ferramentas adequadas para que eles possam fazer Justiça no país. Precisamos trabalhar em parceria no empreendimento de construção do Poder Judiciário”, observou.
Desde setembro do ano passado, a Corregedoria Nacional de Justiça proferiu 3.584 decisões e realizou 2.968 despachos. Nesse período, sete processos administrativos disciplinares foram julgados e outros quatro instaurados. “A quantidade é irrisória perto do número de outros processos que recebemos diariamente, o que demonstra que nossa magistratura não é doente e que os casos de desvio disciplinar são pontuais”, completou.
Encoge
O Encoge continua nesta sexta-feira (15/4), no Hotel Golden Tulip Recife Palace, durante todo o dia. No evento, os corregedores irão apresentar as boas práticas adotadas em seus estados, assim como projetos que podem ser implantados nas demais corregedorias. “Espero que possamos encontrar soluções para melhorar a prestação jurisdicional no país”, disse o presidente do Colégio e corregedor do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Bartolomeu Bueno, na abertura do evento.
A autonomia financeira das Corregedorias-Gerais de Justiça, a organização das secretarias e cartórios judiciais, e a profissionalização dos servidores estão na pauta de debates. O encontro conta com a presença do coregedor-geral da Justiça Federal, ministro Francisco Falcão, o presidente do Colégio Permanente dos Presidentes dos Tribunais de Justiça, desembargador Marcus Faver, além dos corregedores de todas as Cortes Estaduais.
Fonte: CNJ
Acessos: 0
🎓 Qualificação que cabe no seu bolso
Com os convênios educacionais da ANAJUSTRA Federal, investir em graduação e pós-graduação ficou mais acessível.
São cursos em instituições reconhecidas, com mensalidades abaixo de R$ 200, pensados para apoiar o desenvolvimento profissional dos servidores do Judiciário Federal e garantir o recebimento do Adicional de Qualificação.
Mais conhecimento, mais oportunidades e economia real para quem é associado.
👉 Comente “Novo AQ” para receber o link da página com todas as opções de cursos.
#ANAJUSTRAFederal #EducaçãoComDesconto #adicionaldequalificacao
💡 Garanta seu Adicional de Qualificação e veja a diferença no contracheque!
A gente facilita o caminho pra você: reunimos os cursos certos com descontos exclusivos para associados.
🎓 Graduação, pós, MBA, mestrado e doutorado
💸 Descontos que chegam a até 77%
📍 Modalidades presencial e on-line
🔢 Simule quanto seu salário pode aumentar com o novo AQ
Acesse nossa página especial, escolha seu curso e transforme qualificação em ganho real.
👉 Comente “NOVO AQ” e receba o link da página especial.
#anajustra #adicionaldequalificação #pju
Que tal conquistar uma nova lotação em 2026?
No nosso mural de permutas e redistribuição tem gente querendo ir para São Paulo, Mato Grosso, Ceará, Pernambuco, Alagoas e muitos outros estados.
Ficou interessado? Passe na página, cadastre-se e encontre seu novo posto de trabalho!
#anajustrafederal #muraldepermutas #muralderedistribuicao
O início do ano é o momento ideal para reorganizar as finanças e fazer escolhas mais conscientes. Em janeiro, associados da ANAJUSTRA Federal contam com ofertas exclusivas no Clube de Benefícios, em diferentes áreas do dia a dia.
✨ Beleza, presentes, viagens e compras com descontos especiais por tempo limitado.
👉 Acesse anajustrabeneficios.com.br, faça login e aproveite as vantagens exclusivas para associados.
#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
🚀 Mais oportunidades para ganhar mais com o NOVO AQ!
A ANAJUSTRA Federal começa 2026 entregando 8 novas parcerias educacionais que somam quase 100 cursos de graduação, pós, MBA, mestrado e doutorado.
💸 Descontos de 7% a 73%
📍 Cursos presenciais e on-line
📚 Áreas estratégicas para o Judiciário
Tudo pensado para facilitar o acesso à qualificação e ajudar você a aumentar sua remuneração com as novas regras do Adicional de Qualificação.
👉 Acesse a página do Novo AQ, escolha seu curso e invista na sua carreira.
Qualificação hoje, valorização no contracheque amanhã. 🚀
#anajustrafederal #pju #adicionaldequalificacao
🚀 O NOVO AQ já é realidade — e você pode ganhar mais com isso!
A ANAJUSTRA Federal lançou uma página especial para ajudar você a transformar qualificação em valorização real no contracheque 💰
🎓 São mais de 100 cursos
💸 Descontos de até 77%
📍 Opções presenciais e on-line
🔢 Simulador exclusivo para você ver, na prática, quanto seu salário pode aumentar com o novo AQ
Tudo pensado para facilitar sua escolha e aproveitar ao máximo as novas regras do Adicional de Qualificação.
👉 Comente “NOVO AQ” e receba o link da página especial.
Seu próximo passo na carreira começa agora. 🚀
#anajustra #novoaq #pju