Ministro Peluso faz visita ao Atendimento STF

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Em visita às instalações da Central do Cidadão e Atendimento do Supremo Tribunal Federal, na sexta-feira (22), o presidente da Corte percorreu as salas exclusivas para advogados e defensores públicos, e os balcões de autoatendimento. Ele falou sobre a função da Central, que é a de “permitir o acesso de todos os interessados, seja na parte de recursos ou de informações” e elogiou o modelo atual: “antes era complicado, as repartições eram muito fragmentadas”.

Responsável pelo serviço de atendimento, a unidade tem passado por mudanças, com o objetivo de unificar os procedimentos e facilitar a solução das demandas tanto para cidadãos em geral como para advogados. A medida busca trazer mais rapidez ao trâmite dos processos.

Todos os dias chegam solicitações e dúvidas de todo o país, por meio dos formulários disponíveis no site do Supremo ou por telefone, e-mails e cartas. Os cidadãos podem usar esses meios para tirar dúvidas, fazer pedidos e até impetrar habeas corpus, entre outros exemplos. As demandas mais frequentes são exatamente os HCs e os pedidos de progressão de regime, encaminhadas pela população carcerária.

“Há pedidos de informações e providências solicitadas por pessoas que não têm a mínima noção de como funciona o sistema Judiciário. É um avanço no relacionamento do Supremo com o cidadão”, frisou o presidente.

Assim que chegam, as cartas são digitalizadas e passam por uma triagem, com o objetivo de verificar, se for o caso, os pressupostos essenciais das ações (informações suficientes para serem ajuizadas). Algumas demandas são repassadas também aos gabinetes dos ministros. Se o assunto não for de competência do Supremo, o pedido é encaminhado a outros órgãos e, nas hipóteses de progressão de regime, para varas de execuções penais.

Segundo a secretária responsável pela Central do Cidadão e Atendimento, Marisa Alonso, nenhuma solicitação fica sem resposta: mesmo aquelas que não podem ser atendidas pelo STF são respondidas, para auxiliar o cidadão a buscar as vias corretas. “A Central é um canal de redirecionamento. No início recebíamos 20 cartas por mês, atualmente são 120 por dia.” Marisa conta que não chegam somente correspondências com pedidos de providências. “Recebemos também agradecimentos de pessoas que tiveram seus problemas resolvidos, o que comove a todos nós.”

A equipe da Central é formada por 17 pessoas e atua no térreo do anexo II do Supremo. Em breve também farão parte da sua estrutura os serviços de atendimento criminal originário – como Extradição, Ação Penal e Inquérito –, e de recursos, que atualmente funcionam na Secretaria Judiciária.

Números

Entre abril e agosto de 2010, a Central recebeu 7.715 relatos (manifestações, consultas, reclamações, entre outros) e produziu 8.266 respostas. De todos os recebimentos, a maioria (4.533) chegou em forma de cartas. Os estados do sul e do sudeste lideram em número de acessos à Central, ao passo que os do norte se mantêm em menor número. Só o estado de São Paulo é responsável por 41,7% de todos os relatos recebidos e 52% dos solicitantes são presidiários.

Fonte: STF

why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheatabortion clinics in greensboro nc during pregnancy abortion vacuumabortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuumhow to cheat on husband reasons why wives cheat on their husbands catching a cheater

Acessos: 0

JUSAÚDE | EXAMES MÉDICOS

Repetir exames já realizados recentemente pode gerar custos desnecessários para o plano (e para você).
Sempre que for a uma nova consulta, leve consigo os resultados mais recentes. Essa atitude facilita o diagnóstico, otimiza o tempo do médico e evita exames desnecessários.
🔎 Consultas mais completas, diagnósticos mais precisos e economia para todos.

📁 Organize seus exames e colabore com a sustentabilidade do plano.

A JUSaúde, gestora de saúde da ANAJUSTRA Federal, reforça a importância do uso consciente para preservar o equilíbrio técnico-financeiro do contrato e manter condições justas para todos os associados.

#anajustrafederal #jusaúde #examesmedicos #planodesaude
15 0
Aquele momento em que um “oi” no corredor do fórum virou almoço junto, confidência, apoio em dia difícil e parceria pra vida. 

Quem nunca fez uma amizade do nada?
👯‍♀️

Se você fez um amigo assim no Judiciário, se liga, que a campanha do calendário 2026 da ANAJUSTRA Federal já começou!

Participe acessando nosso hotsite e enviando a história desse laço que transcendeu o ambiente profissional e faz parte do seu dia a dia. 

👉 Comente “amizade” e receba o link para enviar sua participação!  #AmizadeVerdadeira
#LaçosQueFicam
#AmizadeNoTrabalho #anajustrafederal
15 2
NOVIDADE NO TRT3: PLANO SULAMÉRICA COM A QUALIDADE QUE VOCÊ MERECE

Servidores do TRT3 em Minas Gerais agora têm acesso a um dos melhores planos de saúde do país. A ANAJUSTRA Federal, por meio da JUSaúde, firmou parceria com a SulAmérica e trouxe para você mais uma alternativa de qualidade, confiança e cobertura nacional.

💡 Quem pode aderir?
Associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes!

🌟 Benefícios do plano
✔️ Mensalidades a partir de R$216,58*
✔️ Cobertura nacional com foco hospitalar + obstetrícia
✔️ Coparticipação fixa por evento
✔️ SulAmérica Odonto gratuito
✔️ Suporte exclusivo em BH com atendimento presencial e por WhatsApp

🏥 Diferenciais da rede
Tenha acesso aos hospitais:

Mater Dei (BH e Betim)

Albert Einstein e Sírio-Libanês (SP)

Madre Teresa

Felício Rocho

Lifecenter

Neocenter

Hospital BH

Com mais de 120 anos de história, a SulAmérica une tradição e excelência clínica. E com a JUSaúde, você conta com um atendimento próximo, personalizado e confiável.

📍 Atendimento exclusivo na unidade administrativa do TRT3, em Belo Horizonte.

Fale com a gente pelo WhatsApp e faça sua adesão!

*Consulte condições e valores conforme faixa etária.
#sulamerica #trt3 #anajustrafederal #planoesaude #jusSaude #qualidadedevida #minasgerais #materdei #einstein #sirio #beneficios
11 0