Servidores do TRT13 são treinados para preservar os processos em papel e eletrônicos

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Servidores do Fórum Irenêo Joffily, de Campina Grande e de algumas Varas do interior participaram do Curso de Aperfeiçoamento na Preservação de Autos Findos e Processos Eletrônicos. O treinamento foi ministrado pelo servidor Raimundo Normando Madeiro, secretário da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do TRT, na sala de informática do Fórum de Campina.

O curso foi uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas, com recomendação da juíza Rosivânia Gomes Cunha, que preside a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos. “Existe a necessidade dos servidores de adquirirem conhecimentos dos procedimentos de avaliação de autos”, disse a magistrada.

A ideia principal foi treinar os servidores ligados a área de arquivo e Varas para identificar os processos de valor relevante. “Os servidores que manuseiam os processos e conferem andamentos dos atos processuais, estão envolvidos, institucional e individualmente, em uma tarefa de medição na comunidade, de construção de cidadania, de defesa da história do seu povo e da Justiça, contada nos processos judiciais”, revelou Normando Madeiro.

Segundo ele, o objetivo principal do curso foi ensinar a cuidar da massa documental do Tribunal, da preservação e eliminação. “A questão documental é uma preocupação da atual gestão e por isso criou, por meio do Provimento 10/2002 a uma Comissão Permanente de Avaliação de Documentos”, disse Raimundo Normando Madeiro.

A Justiça do Trabalho vem promovendo um trabalho de conscientização da preservação desses documentos e a medida tem contribuído para a difusão da cultura de preservação da memória da Justiça no país, partindo da conscientização da comunidade jurídica sobre a importância dos processos judiciais, considerando que estes  informam um contexto jurídico, cultural, social e político.

A Comissão permanente de Avaliação de documentos, juntamente com o NAG e o Memorial, setores ligado ao SDA, participam de encontros em defesa da memória da Justiça do Trabalho com relação a gestão documental, onde são abordados temas ligados a análise e avaliação da massa documental, gerencia de arquivo, preservação e eliminação de documentos.

Todo esse trabalho visa tornar acessível o uso da à pesquisa, a todos aqueles interessados pela área trabalhista e pela história da Justiça do Trabalho na Paraíba, considerando o contexto sócio, econômico e cultural. Normando Madeiro disse que a organização do arquivo melhora a eficiência administrativa, a conservação dos  documentos de guarda permanente e agiliza a  recuperação da informação, resgatando e preservando a memória da Justiça do trabalho. O curso também foi ministrado para os servidores das vars do Trabalho de João Pessoa.

Fonte: TRT13

after an abortion site las vegas abortion clinicswill my girlfriend cheat site cheat on my girlfriendwhen your wife cheats i love my wife but i want to cheat how to know your wife cheated

Acessos: 0

Fim de ano e as contas apertando? ✨

Se você caiu no rotativo, saiba que existem proteções importantes:

✔ juros limitados ao valor da dívida
✔ possibilidade de portabilidade
✔ valores até 40 salários mínimos são impenhoráveis

Antes de assumir um crédito, compare, planeje e entenda seus direitos.

Leia o artigo do consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, e saiba mais.

#anajustrafederal #financas #pju
15 1
🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
77 28
Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
21 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
10 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
17 0