Servidores do TRT13 são treinados para preservar os processos em papel e eletrônicos

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Servidores do Fórum Irenêo Joffily, de Campina Grande e de algumas Varas do interior participaram do Curso de Aperfeiçoamento na Preservação de Autos Findos e Processos Eletrônicos. O treinamento foi ministrado pelo servidor Raimundo Normando Madeiro, secretário da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do TRT, na sala de informática do Fórum de Campina.

O curso foi uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas, com recomendação da juíza Rosivânia Gomes Cunha, que preside a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos. “Existe a necessidade dos servidores de adquirirem conhecimentos dos procedimentos de avaliação de autos”, disse a magistrada.

A ideia principal foi treinar os servidores ligados a área de arquivo e Varas para identificar os processos de valor relevante. “Os servidores que manuseiam os processos e conferem andamentos dos atos processuais, estão envolvidos, institucional e individualmente, em uma tarefa de medição na comunidade, de construção de cidadania, de defesa da história do seu povo e da Justiça, contada nos processos judiciais”, revelou Normando Madeiro.

Segundo ele, o objetivo principal do curso foi ensinar a cuidar da massa documental do Tribunal, da preservação e eliminação. “A questão documental é uma preocupação da atual gestão e por isso criou, por meio do Provimento 10/2002 a uma Comissão Permanente de Avaliação de Documentos”, disse Raimundo Normando Madeiro.

A Justiça do Trabalho vem promovendo um trabalho de conscientização da preservação desses documentos e a medida tem contribuído para a difusão da cultura de preservação da memória da Justiça no país, partindo da conscientização da comunidade jurídica sobre a importância dos processos judiciais, considerando que estes  informam um contexto jurídico, cultural, social e político.

A Comissão permanente de Avaliação de documentos, juntamente com o NAG e o Memorial, setores ligado ao SDA, participam de encontros em defesa da memória da Justiça do Trabalho com relação a gestão documental, onde são abordados temas ligados a análise e avaliação da massa documental, gerencia de arquivo, preservação e eliminação de documentos.

Todo esse trabalho visa tornar acessível o uso da à pesquisa, a todos aqueles interessados pela área trabalhista e pela história da Justiça do Trabalho na Paraíba, considerando o contexto sócio, econômico e cultural. Normando Madeiro disse que a organização do arquivo melhora a eficiência administrativa, a conservação dos  documentos de guarda permanente e agiliza a  recuperação da informação, resgatando e preservando a memória da Justiça do trabalho. O curso também foi ministrado para os servidores das vars do Trabalho de João Pessoa.

Fonte: TRT13

after an abortion site las vegas abortion clinicswill my girlfriend cheat site cheat on my girlfriendwhen your wife cheats i love my wife but i want to cheat how to know your wife cheated

Acessos: 0

CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.

Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!

#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
7 2
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.

📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!

📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.

#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
9 0
Temos orgulho em compartilhar que o @retirohumboldtoficial, parceiro da ANAJUSTRA Federal no Clube de Vantagens, recebeu o Selo DignIDADE, concedido pela Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Esse reconhecimento reforça a seriedade e a sensibilidade da instituição no cuidado com seus residentes, com atenção às necessidades, à dignidade e à qualidade de vida na maturidade.

Mais do que um selo, é a confirmação de um trabalho feito com responsabilidade e humanidade.

👉 Quer conhecer de perto esse cuidado?
Entre em contato com o Retiro Humboldt e agende uma visita.

#anajustrafederal #clubedevantagens #parcerias
7 0