Ministro Ari Pargendler assume presidência do STJ

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O ministro Ari Pargendler assumiu, ontem, o comando do Superior Tribunal de Justiça (STJ) garantindo trabalhar pela celeridade e pela qualidade das decisões tomadas pelo órgão. No breve discurso de posse, o novo presidente afirmou que os juízes não podem ser responsabilizados pelos casos de impunidade que assombram o país. “Com certeza, a impunidade é um mal, mas o outro extremo é pior. Os meios de defesa, incluídos os recursos, estão previstos em lei, os juízes devem assegurá-los. O preço que a sociedade paga pela demora aí decorrente é a garantia de que os bons cidadãos, diante de uma acusação improcedente, dela se livrarão por meio de um processo justo”, disse sob aplausos dos presentes.

Pargendler lembrou que o trabalho por uma Justiça mais célere é necessário porque o Judiciário recebe o retorno do que vive a sociedade e do que a incomoda. “Há uma massa de consumidores insatisfeitos, a atividade econômica predatória deteriora o meio ambiente, a desigualdade social e a violência urbana crescem e os maus costumes públicos degeneram em corrupção. Tudo isso deságua no Judiciário”, opinou.

O novo presidente do STJ elogiou seu antecessor, o ministro Asfor Rocha, e disse que a digitalização dos processos realizada durante a gestão anterior representa um grande passo para a evolução do Judiciário. O ministro Felix Fischer foi empossado como vice-presidente da Corte.

Currículo

Pargendler será o primeiro magistrado oriundo da Justiça Federal a ocupar o cargo por um biênio completo. Na magistratura há 34 anos, dirigiu o foro da seção judiciária no Rio Grande do Sul, fez parte do pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) e do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Entre 2004 e 2006, foi coordenador-geral da Justiça Federal e, em 2008, assumiu a vice-presidência do STJ. No mesmo ano, como integrante do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esteve à frente da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral e comandou a preparação das eleições municipais de 2008.

Fonte: Correio Braziliense

abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nywhy women cheat cheaters why married men cheat

Acessos: 0

Aprender inglês com qualidade, confiança e vantagens exclusivas já faz parte da nossa rede de parcerias. A HC School é parceira da ANAJUSTRA Federal e segue oferecendo condições especiais para nossos associados.

⏰ ÚLTIMA CHANCE

Garanta seu curso de inglês em 2026 pagando valores de 2025.

Quem fechar matrícula até 15 de janeiro de 2026 estuda o ano inteiro com economia e uma metodologia focada em resultados.

✔️ Material didático físico

✔️ Aulas 100% em inglês

✔️ Ênfase total em conversação e fluência

⚠️ Condição exclusiva para colaboradores, profissionais inscritos e dependentes.

📞 0800 894 2000

🌐 www.hcschool.com.br

Oferta válida até 15/1/26.

#anajustrafederal #parcerias #educação
2 0
Fim de ano e as contas apertando? ✨

Se você caiu no rotativo, saiba que existem proteções importantes:

✔ juros limitados ao valor da dívida
✔ possibilidade de portabilidade
✔ valores até 40 salários mínimos são impenhoráveis

Antes de assumir um crédito, compare, planeje e entenda seus direitos.

Leia o artigo do consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, e saiba mais.

#anajustrafederal #financas #pju
15 1
🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
79 28