Institucional

Dezenas de associados contam descobertas prazerosas da aposentadoria

19/08/2022 09:21 | Fonte: Da assessoria

Campanha do calendário 2023 da ANAJUSTRA Federal recebe participações até 15/9.

Na foto estão destacadas as participações enviadas por Raquel Inocência Saad Reigada, TRT 15, Vera Lúcia Roma, TRT15, e Nonita Aparecida Leite, TST. | Foto: ANAJUSTRA Federal
A+ A-

Lançada na última sexta, 12/8, a campanha do calendário 2023 da ANAJUSTRA Federal já conta com dezenas de participações. Com o tema "Vivaz Idade", ele é voltado para servidores aposentados, que devem compartilhar com os colegas as descobertas prazerosas deste tempo.

Novas profissões, artesanato, prática de esportes e viagens pelo mundo são algumas delas. São histórias inusitadas e emocionantes, todas inspiradoras. Uma delas é de Raquel Inocência Saad Reigada, aposentada do TRT de Campinas (15ª Região).

"Em 28/12/2017, minha primogênita faleceu apenas dois meses após ser diagnosticada com câncer de estômago metastático. Meu mundo ruiu, mas prometi a mim e a Ela que encontraria um novo propósito de vida, pois é impossível passar por uma dor dessa dimensão e continuar sendo a mesma pessoa. Em novembro de 2018, aposentei-me e criei o Projeto Pitouquinha (@pitouquinha), que faz touquinhas temáticas para aquecer cabecinhas e corações de crianças e adolescentes em tratamento oncológico. Além disso, em 2020 ,decidi cursar Psicologia e me especializar no atendimento e acolhimento de pais enlutados!"

Do mesmo tribunal que Raquel, Vera Lúcia Roma contou: "Aos 63 anos descobri que ainda dava tempo de praticar alguma atividade física que poderia me fazer bem ao corpo e à mente. Achei no hipismo clássico tudo aquilo que sentia faltar em mim: o respeito e o amor, recíprocos, para com esses seres especiais, os cavalos. Até hoje, aos 76 anos, continuo vivendo essa felicidade!".

Assim como ela, muitos outros servidores passaram a se exercitar. Há quem faça yoga, corrida, remo. Há também quem agora trabalhe como ator, psicólogo, administrador e há quem vive a aposentadoria viajando, como Nonita Aparecida Leite, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que construiu um motorhome artesanalmente.

"Para isso aprendi marcenaria, aprendi a soldar e várias outras coisas que nunca tinha feito. Viajo o Brasil todo no meu motorhome e sou muito feliz", relatou.

Confira todas as participações

Vivaz Idade

A 12ª edição do calendário da ANAJUSTRA Federal vai mostrar, em foto e texto, as atividades novas e prazerosas, descobertas por servidores na aposentadoria. Com o tema "Vivaz Idade", o impresso celebra o saber viver, em um brinde à "vivaz idade", à maturidade, à condição de plenitude expressa em artes, saberes ou habilidades adquiridas. É um viva a quem deixou os afazeres profissionais nos tribunais para viver novos ou antigos hobbies por prazer ou negócio. Uma nova faculdade. Um esporte que entrou na lista de atividades diárias ou uma língua estrangeira aprendida no tempo livre.

Vale tudo aquilo que ganhou espaço marcante na vida após a aposentadoria e que vale a pena compartilhar e inspirar os colegas. O objetivo é renovar os olhares sobre o "envelhecer" e sobre o "realizar-se". É apontar novos caminhos para viver bem a aposentadoria na contemporaneidade.

Como participar

É servidor aposentado? O calendário 2023 é exclusivo para você!

Acesse o hotsite e, no formulário de participação, informe seus dados pessoais. Depois, conte, em texto e imagem, uma nova atividade, que você descobriu ou pôde se dedicar mais após a aposentadoria, uma que te traz alegria e prazer. Você deve escrever um texto de até 600 caracteres e anexar uma foto de seu arquivo pessoal de boa resolução.

Sua participação será analisada pela assessoria de comunicação e, se preenchidos todos os requisitos descritos no regulamento, ela será ativada. A campanha ficará aberta até o dia 15/9 e todas as histórias enviadas e ativadas serão parte da votação que elegerá as 12 que estamparão o calendário 2023 da entidade.

Leia o regulamento

Resumo das regras

- A campanha calendário ANAJUSTRA Federal 2023 é aberta a todos os associados aposentados e consiste no envio de uma imagem relacionada à atividade desenvolvida na aposentadoria do servidor participante acompanhada de texto, de até 600 caracteres, respondendo ao tema: "Qual atividade prazerosa você descobriu ou pôde se dedicar mais após a aposentadoria?”.

- Cada participante poderá enviar uma participação. A imagem deve vir acompanhada do crédito de autoria e estar em boa resolução, a fim de garantir qualidade de impressão.

- No período compreendido entre 19/9 a 6/10, todas as participações que atenderem aos critérios serão disponibilizadas para votação (aberta ao público em geral) no hotsite oficial da campanha.

- Cada pessoa (e-mail válido) poderá votar em três participações (foto e texto) para compor o calendário 2023.

- Serão escolhidas para compor o calendário 2023 as 12 participações mais votadas até as 15h (horário de Brasília) do dia 6/10/2022.

- O resultado final será divulgado no dia 6/10, a partir das 16h.