
Quer receber calendário e agenda?
Participe se você nunca respondeu à consulta, se mudou de endereço ou de…
Apresentado na semana passada, o texto da PEC 287/16, da reforma da previdência, está sendo analisado pela diretoria e pela assessoria jurídica da ANAJUSTRA. “Vamos fazer um estudo minucioso do tema, mas de antemão, destacamos que somos contra qualquer proposta que retire direitos já adquiridos pelos servidores”, ressalta o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.
Pelo texto, a nova regra geral para a aposentadoria passará a exigir idade mínima de 65 anos e 25 anos de contribuição, sendo aplicada a homens e mulheres que, na data de promulgação da nova emenda à Constituição, tiverem, respectivamente, menos de 50 anos e menos 45 anos. Isso tanto para trabalhadores do setor privado quanto do público.
Se promulgada a emenda constitucional, todos terão como piso dos benefícios, o salário mínimo, atualmente R$ 880,00. O teto, para ambos, será equivalente ao valor máximo pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), hoje de R$ 5.189,82. Essa regra atingirá os servidores federais que tomaram posse após a criação do Funpresp, em 2013, ou aderiram ao fundo previdenciário voluntariamente.
“Ainda que um servidor não seja atingido pelo teto, se estiver dentro da regra de transição, ele terá que trabalhar mais para se aposentar. Entendemos que qualquer mudança no sistema atual é extremamente prejudicial aos servidores que já estão na ativa. Essas pessoas ingressaram no serviço público contando com esses benefícios, além de já contribuírem com base no salário integral”, afirma Parente.
O presidente da entidade lembra ainda que, no caso daqueles que já se aposentaram, cogita-se que a contribuição passará de 11 para 14%. “É uma proposta que lesa a toda a categoria de uma forma ou de outra”.
O texto também prevê mudança no pagamento de pensões por morte, que poderão ter valores inferiores ao mínimo. Conforme a PEC, no caso da pensão por morte, o valor será equivalente a 50% do benefício, a título de cota familiar, e mais 10% por dependente (até somar 100%). Um cônjuge sem filhos receberá, por exemplo, 60%. Quando o dependente atingir a maioridade, a cota de 10% não será revertida para o cônjuge. A PEC proíbe ainda acumular a pensão com outra aposentadoria, devendo o beneficiário optar por uma delas.
Atuação política e jurídica
Para impedir a aprovação das mudanças, ou até mesmo alterar o texto da PEC para que ele não prejudique os servidores em atividade e os já aposentados, a ANAJUSTRA atuará no Congresso Nacional, por meio da assessoria parlamentar.
“O trabalho se dará de forma intensificada, com a presença dos diretores da associação. Também vamos mobilizar toda a categoria”, revela o diretor de relações institucionais, Áureo Pedroso. Ainda segundo ele, caso a PEC seja aprovada, a associação ingressará com as medidas judiciais cabíveis.
Acessos: 0
Sem tempo para navegar no site (ou nosso feed) e conferir todas as novidades?
Fazemos questão de entregar direto pra você!
Onde? No nosso canal no WhatsApp. Aproveita o convite e entra agora.
É rápido, seguro e feito pra quem é associado.
📲 O link está na bio!
#anajustrafederal #judiciariofederal #beneficios #servidorpublico #comunicacaodireta #canalwhatsapp
🎉 ARRAIÁ NO TRT-23 | PARCERIA & ENERGIA BOA
Na última sexta, 27/6, a ANAJUSTRA Federal marcou presença como uma das patrocinadoras do Arraiá do TRT da 23ª Região. Foi uma noite de celebração, encontros e muita animação!
Nosso parceiro RenovaEco, especialista em energia solar, também esteve presente e sorteou quilowatts de energia limpa entre os associados.
💛 Que alegria fazer parte de momentos assim!
#anajustrafederal #arraiátrt23 #energiaquetransforma #renovaeco #trabalhoejustiça #associadofeliz
✈️ Julho é mês de férias para muitas famílias. Que tal aproveitar esse momento para planejar a sua próxima viagem?
Associados da ANAJUSTRA Federal têm 15% de desconto em produtos selecionados da Azul Viagens.
Uma oportunidade para curtir destinos nacionais e internacionais com mais economia e comodidade.
O desconto é válido para:
✔️ Aéreo + hotel
✔️ Apenas hotel
✔️ Aluguel de carro
✔️ Translado
📅 Período de viagem até 8 de julho de 2025.
❗Desconto não cumulativo e não se aplica a taxas e encargos.
Consulte condições e aproveite!
👉 Acesse o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal para saber mais.
#feriasplanejadas #azulviagens #clubedevantagens #anajustrafederal #associadoanajustra #descontoexclusivo
🤝 A campanha 2026 do nosso calendário institucional já está chegando!
Neste ano, vamos celebrar as amizades que começaram no trabalho e se tornaram parte da vida.
Você tem um best no trabalho e uma boa história para compartilhar? 💙
👥 Marque o @ dele aqui nos comentários e prepare-se para contar essa história na campanha mais afetiva do ano!
🗓️ Em breve, abriremos o envio de participações + fotos. Vamos juntos eternizar esse laço no nosso calendário 2026?
Vai ser especial.
#anajustrafederal #calendario2026
Ariédne Amélia Davi, do TRT18, está no calendário 2025 da ANAJUSTRA Federal no mês de julho.
O calendário 2025 da ANAJUSTRA Federal, “Memórias do Judiciário”, foi inspirado nas muitas iniciativas da justiça brasileira para eternizar sua história institucional.
Além de uma data dedicada a ela, o Dia da Memória do Poder Judiciário, comemorado em 10 de maio, há ainda museus, arquivos físicos, plataformas interativas, exposições virtuais e alguns projetos que registram as recordações daqueles que atuam diariamente como os construtores do sistema judicial do país.
Arraste para o lado e conheça a memória de Ariédne Amélia Davi, do TRT18.
#anajustrafederal #memoriasdojudiciario #pju #calendario2025 #calendarioanajustrafederal
MURAL | PERMUTA E REDISTRIBUIÇÃO
Quinzenalmente vamos trazer aqui para você alguns dos servidores cadastrados em nosso mural de permutas e redistribuição.
Está interessado em mudar de estado e/ou o ramo do Judiciário Federal? Arrasta para o lado e confira algumas novidades da última quinzena.
👉 Os servidores podem se cadastrar para “permuta” ou “redistribuição” ou até mesmo as duas “modalidades”. Podem se inscrever associados ou não, mas apenas os primeiros recebem alertas de perfis compatíveis.
#anajustrafederal #anajustra #servidores