POSSE

Fachin destaca compromisso com os direitos humanos

Ele é ministro do STF desde junho de 2015. 

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Cerimônia de posse do ministro Edson Fachin na Presidência do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça – Foto: Rosinei Coutinho/STF

O Poder Judiciário deve manter sua missão de ser acessível, íntegro, ágil e efetivo para a garantia do Estado Democrático de Direito. Para isso, valores como direitos humanos e fundamentais, segurança jurídica, transparência, sustentabilidade, ética e a valorização das pessoas serão o mote da nova gestão 2025-2027. Essas são as diretrizes definidas pelo ministro Edson Fachin, que assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta segunda-feira (29/9). 

Em seu discurso de posse, Fachin destacou um plano de ação para o Poder Judiciário, que inclui o enfrentamento a diversos desafios, como a judicialização crescente de demandas sociais; as dificuldades em se garantir acesso à justiça aos mais vulneráveis; as alterações climáticas; os impactos trazidos pelas novas tecnologias; e o combate ao crime organizado. 

O ministro ressaltou ainda que sua gestão vai seguir o estabelecido na Constituição Federal quanto à proteção dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça, “numa sociedade fraterna, plural e sem preconceitos”. 

No CNJ, a gestão 2025-2027 deve focar em temas voltados à infância e à juventude, à proteção dos idosos e da mulher, combatendo todas as formas de violência. “Enfrentar o feminicídio deve significar que estaremos pelas famílias e pelas mulheres, em toda parte e por todas elas”, destacou Fachin. 

Além disso, deve ser articulada a proteção de direitos humanos com o sistema interamericano, os direitos sociais, o trabalho decente e a vida digna. O ministro enfatizou ainda que vai ampliar a atenção à segurança pública e direitos fundamentais, dando continuidade ao trabalho referente à justiça criminal.  

Para tanto, deve ser criada uma rede nacional de juízes criminais com competência sobre organizações criminosas. Nesse quesito, serão propostas a análise de ações imediatas, com a criação de um mapa nacional do crime organizado, um manual de gestão das unidades especializadas e um pacto interinstitucional para o enfrentamento da criminalidade. O foco também será voltado aos crimes dolosos contra a vida e aos delitos digitais. 

Leia a íntegra do discurso

Para aprofundar o enfrentamento da hiper litigiosidade e da morosidade processual, Fachin defendeu a indução ao maior uso de precedentes e o estímulo de soluções não judiciais de controvérsias, além de dar continuidade à política de redução na gestão das execuções fiscais. 

Para garantir a transparência, o ministro Fachin vai criar um Observatório de Integridade e Transparência, que irá “reunir, analisar e agir com presteza em favor da legitimidade do Poder Judiciário brasileiro”. 

Entre os objetivos estratégicos, também deverão ser realçados, o perfil de controle administrativo do CNJ e seu propósito de “promover políticas pública judiciárias à luz de sua atividade-fim”, com atuação de forma transparente e ativa na interação com os diversos ramos do setor público e privado. 

Trajetória 

Advogado e acadêmico, Edson Fachin foi professor de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde se graduou em 1980. Tem mestrado e doutorado em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorado no Canadá. É ministro do STF desde junho de 2015. 

Com a decisão final do STF no MS 39881, não há mais discussão sobre a absorção dos Quintos e esse desconto não deve mais ocorrer. É isso que a advogada Isadora Menezes explica neste trecho da entrevista que publicamos na íntegra no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed.
‌
Se você ainda não assistiu ao vídeo, escolha seu canal favorito e fique por dentro da maior conquista judicial da ANAJUSTRA Federal nos últimos tempos!

#anajustrafederal #pju #quintos #servidorpublicofederal
57 7
Do estudo à pausa para o café, o Clube de Vantagens acompanha cada conquista. 📚☕💻

São descontos em tecnologia, moda, cursos e muito mais para você crescer sempre!

Descubra nossos parceiros.

#anajustrafederal #clubedevantagens #estudo #descontos
15 0
Como a decisão no MS 39881 se aplica aos aposentados?

Assista ao vídeo e fique por dentro dos seus direitos! 

Aproveita e compartilha com os colegas que tiveram as aposentadorias negadas pelo TCU.

#anajustrafederal #pju #quintos
74 8
Faltam 2 dias para a Live Sarau 2025!

Prepare-se para uma noite de arte, música, emoção, e muitos prêmios incríveis!

No dia 23/10, às 19h, a ANAJUSTRA Federal celebra o Mês do Servidor Público com uma transmissão ao vivo especial e sorteio exclusivo para quem estiver assistindo.

🎶 Apresentações:
Flávia Côrtes • Valdeck Almeida de Jesus • Marco Tulio Urach da Rosa • Marcos André • Adriana Silvia Ferraz

💝 Prêmios da live:
Gift card Zift, kit de chocolates Luckau e kit ANAJUSTRA Federal — além de concorrer também a moto elétrica, iPhone 16, smart TV, Kindle e muito mais no Show de Prêmios 2025!

📅 23/10 • 19h • ao vivo
👉 Anote aí e venha celebrar com a gente!

#liveanajustrafederal #sarauanajustra #mesdoservidor #anajustrafederal #servidorpúblico #showdeprêmios #sorteioanajustra #sarau2025
15 3
Sou associado da Justiça Federal. Tenho direito?

Assista ao vídeo e descubra como essa decisão alcança todos os associados da ANAJUSTRA Federal! 🙌 

#anajustrafederal #pju #anajustra #quintos
113 30
O Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal está presente até nos momentos mais especiais. 💐🍷✨

De flores a vinhos, de moda a hospedagem, aproveite os convênios que valorizam sua vida.

Confira os parceiros e se surpreenda!

#anajustrafederal #clubedevantagens #jantar #beneficios
16 1