10 perguntas e respostas sobre o Novo AQ
Tire suas dúvidas sobre o valor de cada título, o que pode ou não ser…
Dia do Oficial de Justiça é comemorado neste sábado, 25/3.

A vida dos oficiais de justiça é cheia de situações perigosas e inusitadas. Contamos duas delas para celebrar o dia destes profissionais. – ANAJUSTRA Federal
Citações, prisões, penhoras, arrestos e diligências fazem parte do dia a dia de um oficial de justiça, e as histórias por trás destas funções revelam o quão perigosa e inusitada é a profissão.
“Já passei por uma diligência de imissão de posse que resultou na morte do executado após o mesmo desferir tiros na arrematante. Na tentativa de contê-lo, o executado foi atingido na perna, mas veio a falecer. Essa diligência foi muito marcante e até hoje me traz consequências. O medo, a sensação de perigo aparecem a cada nova diligência”, conta Priscila Silva Rios Cavalcante, oficial de justiça do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas (TRT15).
No cargo há 20 anos, ela diz que o trabalho não é fácil. “Muitas vezes desanimamos porque falta reconhecimento acerca da nossa difícil tarefa, árdua, perigosa.”
Priscila tem ainda desafios pessoais que precisa conciliar com a função. “Sou mãe de três filhos, duas meninas e um menino. Minha filha mais velha é autista não verbal, e a mais nova tem epilepsia e foi diagnosticada com autismo também, mas é verbal.” Para cuidar delas, a servidora teve sua jornada reduzida.
Já aposentado, Armando Damit, do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5), lembra com saudades dos tempos que levava o Judiciário às ruas. “O maior de todos os desafios foi me aposentar e me afastar deste trabalho que considero muito nobre. Foram 24 anos de muito trabalho e muita dedicação”, afirma.
Nos anos de trabalho, ele passou por situações inusitadas. Duas lhe marcaram mais. “Na minha primeira diligência, me dirigi ao citado e ia proceder a penhora, mas ele reagiu e disse que eu não podia fazer aquilo e que ele jamais iria à Justiça do Trabalho para tratar do assunto… Não disse nada. Me dirigi ao único banco da cidade e fiz uma penhora em dinheiro na conta do réu. Voltei e dei ciência a ele. Saí morrendo de medo de que eu tivesse fazendo algo errado. No dia seguinte, ao entrar na Vara, o réu estava lá acompanhado do seu advogado para saldar a dívida. Isso foi muito impactante para todos os advogados que souberam da situação e passaram a pedir que eu fizesse as diligências sempre em dinheiro.”
A segunda ocasião também foi uma penhora em dinheiro no mesmo banco, na conta da Prefeitura. “Dei ciência ao prefeito e pronto… Mandado cumprido. Ocorre que eu era professor em uma das escolas municipais e quando cheguei a noite para cumprir o meu horário em sala de aula, vi um cartaz que dizia: ‘Os salários deste mês serão pagos atrasados porque um Oficial de Justiça penhorou o salário de todos os servidores.’ Resumindo eu era muito conhecido e todos sabiam que o Oficial era eu. Daí para frente pedi ao Chefe do Setor para mudar de área e não cumprir mandados na cidade onde eu morava.”
Damit atuou na cidade de Camaçari, onde chegou a chefiar seus colegas. Foi responsável por informatizar o setor, o que permitiu um controle mais eficaz da execução dos mandados entregues aos oficiais. Depois, foi convidado a chefiar o Depósito de Bens em Salvador, onde organizou-o e implementou a realização de leilões que até hoje acontecem. Também passou pela biblioteca e pela Central de Mandados do órgão em Salvador, aposentando-se em 2009. Hoje, ele cria vídeos para o YouTube. “Resolvi não ficar parado e me dediquei a ser Youtuber, criando o Canal do Conhecimento que trata de História, Misticismo, Curiosidades e Tecnologia. O acesso pode ser feito pelo meu nome ‘Armando Damit’.”
Inclusive, o servidor tem um vídeo de homenagem aos colegas oficiais de justiça, intitulado “A Arte de Ser Oficial de Justiça“, tema da monografia de pós-graduação do aposentado.
Dia Nacional
Neste sábado, 25/3, comemora-se o Dia do Oficial de Justiça. Instituída pela Lei nº 13.157/2015, a data foi escolhida por, em 25/3/1824, ter sido promulgada a primeira constituição brasileira com menção ao cargo. Conhecido também como “longa manus” do magistrado, expressão que designa o executor de ordens, ou “pernas legis” (“pernas da lei), o oficial de justiça é o Judiciário nas ruas.
Acessos: 3724
💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?
Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.
E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.
São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.
👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.
#anajustrafederal #convenios #beneficios
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.
Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.
Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.
Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.
Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.
Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎
#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”?
Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?
Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔
Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.
Neste primeiro episódio, ele explica:
✔️ O que faz sentido pagar à vista
✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha
✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela
📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!
#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.
O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.
→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.
#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.
Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.
Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!
📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br
#anajustra #viajar #seguroviagem
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.
Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.
Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.
A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.
Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)
📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial