Mesa Nacional de Negociação com servidores públicos é reaberta

Dweck destacou a importância da reabertura da mesa como um compromisso com a democracia brasileira e com o respeito aos servidores públicos.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O governo federal reabriu a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com entidades representativas dos servidores públicos. A mesa, que foi instalada em 2003, havia sido fechada durante o governo Michel Temer em 2016. A retomada, que ocorreu no último dia 7, é uma promessa de retornar a liderar a construção de canais participativos para tratar conflitos e demandas decorrentes das relações de trabalho no setor público federal.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck,destacou que a iniciativa busca soluções negociadas entre as partes, melhorar a qualidade dos serviços prestados e debater questões de democracia e cidadania. “A reabertura, este ano, é um compromisso com a democracia brasileira e com o respeito a quem presta o serviço público”, afirmou. Durante o ato, a ministra assinou a minuta de um decreto que permite a inclusão de dirigentes sindicais na folha salarial.

Participaram da solenidade os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, da Previdência Social, Carlos Lupi, da Educação, Camilo Santana e dirigentes de entidades representativas de servidores públicos federais.

A Mesa

A Mesa Nacional de Negociação Permanente foi criada em 2003 durante o mandato do Presidente Lula como uma forma de melhorar as relações de trabalho e democratizar o Estado. 20 anos depois, o Governo Federal retomou a proposta com o objetivo de construir canais participativos para solucionar conflitos e demandas relacionadas ao trabalho na administração pública federal, autárquica e fundacional.

A mesa é formada por duas bancadas: uma governamental, composta por ministérios como Planejamento, Fazenda, Casa Civil, Trabalho, Previdência, Educação e Saúde, e outra sindical, formada pelas entidades representativas dos servidores públicos federais. O objetivo é encontrar soluções negociadas por meio do diálogo e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, além de discutir questões relacionadas à democratização do Estado e à cidadania.

A iniciativa envolve o funcionamento da Mesa Central e de Mesas Setoriais, ambas com caráter deliberativo. A Mesa Central conta com as entidades assinantes do Protocolo da MNNP e os ministérios da Bancada Ministerial. Já nas Mesas Setoriais participam o ministério ou órgão específico e as entidades sindicais específicas, de âmbito nacional.

 

Acessos: 1339

Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
18 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
7 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
13 0
RETROSPECTIVA 2025 | INSTITUCIONAL

💼 Presença que faz diferença.

Em 2025, a ANAJUSTRA Federal percorreu o país para estar onde o servidor está, em 12 estados, mais de 20 órgãos e mais de 50 eventos.

Foram encontros, escutas, homenagens e ações que aproximam, fortalecem e ampliam nossa atuação.

De norte a sul, seguimos lado a lado com quem constrói a Justiça todos os dias.

E em 2026, seguimos juntos, porque vem muito mais por aí.

#anajustrafederal #pju #servidorpublicofederal
15 0