Inscrições para o prêmio estão abertas até 11/12
Podem ser inscritos projetos que contribuem para a preservação, a…
Em um ano centrado na corrida eleitoral, como nos anteriores, temas de interesse dos servidores públicos não foram prioridade de votação no Congresso Nacional em 2022. O pouco que andou foi em meados do segundo semestre, nas sessões conhecidas como “esforço concentrado”, que antecederam os pleitos eleitorais.
Uma dessas pautas analisadas foi o projeto de lei de conversão da MP 1.119/2022. Assim, foi reaberto o prazo de migração do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para o Regime de Previdência Complementar da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal, no caso dos servidores do Judiciário, a Funpresp-Jud.
Após aprovação do Senado, em 4/10, a Lei nº 14.463/2022 foi sancionada pela Presidência da República em 26/10. Com isso, os servidores tiveram até 30/11 para optar pela migração do regime previdenciário.
A Lei também alterou a natureza jurídica das fundações de previdência complementar. Elas passam a ser estruturadas com personalidade jurídica de direito privado. Em vez da Lei de Licitações e Contratos, passam a seguir as regras das sociedades de economia mista.
Margem para consignado
Outro projeto que teve andamento em 2022 foi o da Medida Provisória 1132/22, que elevou a margem do crédito consignado para servidores públicos federais de 35% para 45%. O empréstimo consignado é descontado na folha de pagamento. Aprovado no Senado no último dia 29, o projeto aguarda sanção presidencial.
Desse total, 5% são limitados para amortizar, exclusivamente, despesas ou saques de cartão de crédito e outros 5% para o cartão consignado. Pela MP, não há permissão para novo contrato de empréstimo consignado quando a soma dos descontos e das consignações atingir ou ultrapassar o limite de 70% da base do consignado.
Se não houver leis ou regulamentos específicos com percentual maior, o limite máximo de 45% será adotado aos empréstimos realizados por empregados públicos federais da administração direta, autárquica e fundacional, servidores públicos federais inativos, militares das Forças Armadas, militares do Distrito Federal e dos ex-territórios federais, pensionistas de servidores e de militares das Forças Armadas, do Distrito Federal e dos ex-territórios e militares da inatividade remunerada.
Reforma Administrativa
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, apresentada em setembro de 2020 pelo Poder Executivo, propõe iniciar uma extensa reforma administrativa com efeito no futuro da administração pública. Houve alguns rumores que seria votada neste ano, após as eleições. Entretanto, a PEC 32/2020 continua aguardando para entrar na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados e não deve ser mais apreciada em 2022.
A proposta altera 27 trechos da Constituição e inclui 87 novos, destes, quatro são artigos inteiros. Além de alterar dispositivos, muda a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Entre as mudanças está a restrição da estabilidade apenas às carreiras típicas de Estados, os demais profissionais serão contratados por tempo determinado ou indeterminado. A matéria também propõe a vedação de diversos benefícios como férias anuais acima de 30 dias, licença-prêmio, adicional por tempo de serviço, aumento retroativo e outros.
Na Câmara, a PEC já foi analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e, na sequência, uma Comissão Especial aprovou o mérito.
Assessoria parlamentar
“Em ano eleitoral, tudo o que o parlamentar não quer é ter desgaste com eleitores e prejudicar a conquista de votos. Por isso, era esperado que as tramitações das pautas voltadas aos interesses dos servidores não fosse uma prioridade no ano”, analisa o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.
Responsável por acompanhar no Congresso Nacional a tramitação dos projetos que interferem na vida dos servidores do Judiciário, Bucar avalia que o próximo ano deve ser mais favorável “tendo em vista que será um novo governo, haverá uma mudança radical porque é um governo que tende a ter mais atenção para proteção e bem-estar do servidor público”, avalia.
Envie dúvida ou sugestão de projeto para o e-mail parlamentar@anajustrafederal.org.br.
Confira alguns projetos acompanhados pela ANAJUSTRA Federal no Congresso Federal:
Acessos: 3854
A Justiça não se move sozinha. Ela se move por você. ⚖️
Em cada processo que avança. Em cada direito que se concretiza. Em cada desafio superado, há alguém que faz a diferença.
Há o seu conhecimento, o seu compromisso e o seu trabalho. Há você, movendo a Justiça todos os dias.
Neste 28 de outubro, a ANAJUSTRA Federal celebra e reconhece o valor de quem dedica tanto de si ao serviço público. E reafirma seu compromisso de seguir em movimento por você, com mais benefícios, oportunidades e cuidado para você e sua família.
Feliz Dia do Servidor Público!
💙 Você move a Justiça. A ANAJUSTRA Federal se move por você.
💙 Gente que faz a diferença!
Os servidores do @trt15campinas sabem: o Alessandro Ferreira é patrimônio da ANAJUSTRA Federal e na segunda, no primeiro dia da Semana do Servidor, recebeu cada um deles com atenção, disposição e muita parceria 👏
Agradecemos a ele e também às equipes da Raia e da TotalPass, que marcaram presença e ajudaram a levar serviços, vantagens e informações dos nossos convênios aos servidores! 💊💙
Obrigada por fazerem parte desse dia e ajudarem a aproximar a ANAJUSTRA Federal de quem faz a Justiça acontecer todos os dias! 🤝
Nesta quarta, 28, ele está no encerramento do evento. É mais uma oportunidade para você conhecer tudo o que a gente oferece em serviços e benefícios!
#ANAJUSTRAFederal #TRT15 #DiaDoServidor #Raia #TotalPass
Até 60% OFF. Mas você sabe qual desconto corresponde a cada categoria? 👀
Teste seus conhecimentos no carrossel e salve o gabarito para consultar antes da próxima compra.
Com a ANAJUSTRA Federal, conhecer seus benefícios também pode fazer diferença no bolso. 💙
💚 Brasília também teve uma tarde especial de cuidado, bem-estar e conexão! 😍
A ANAJUSTRA Federal esteve no TRT-10, levando aos servidores a oportunidade de conhecer melhor os benefícios da associação, esclarecer dúvidas e ficar por dentro de todas as vantagens de fazer parte da nossa entidade!
E não faltou cuidado com a saúde! 💊 A @raiaoficial marcou presença com serviços de bioimpedância e aferição de pressão e glicemia. E, para completar essa tarde de cuidados, tivemos exames de acuidade visual com a Via Oftalmocenter, além de limpeza de pele oferecida por nossos parceiros! ✨
🏋️ A @totalpass também marcou presença, apresentando um universo de possibilidades para quem quer incluir mais atividade física, saúde e qualidade de vida na rotina!
Foi uma tarde de boas conversas, troca de experiências e muita informação!
E tem mais! 😍 Na sexta-feira, das 14h às 17h, estaremos novamente na sede do TRT-10! Mais uma oportunidade para aproveitar essa programação especial!
Nosso carinho e agradecimento a todos os servidores que passaram por lá! 💚 Esperamos vocês novamente!
#ANAJUSTRAFederal #TRT10 #SemanaDoServidor #MaisDireitosMaisVantagens
Temos um encontro marcado com você! 💙
Dia 28 de outubro, às 19h, a ANAJUSTRA Federal realiza a live “Servidores em movimento”, com histórias que inspiram, dicas práticas para o dia a dia e sorteio de 50 prêmios.
Reserve esse horário e venha celebrar com a gente no nosso canal do YouTube!
#anajustrafederal #diadoservidor #servidoresemmovimento
💚 Teve encontro, cuidado com a saúde, novidades e muita troca no TRT de Campinas! 😍
Muita gente passou por lá para conversar com nossa equipe, conhecer os benefícios da associação e aproveitar os serviços oferecidos pela @raiaoficial. 💊
E teve novidade para quem quer colocar mais movimento na rotina! 🏋️ Os participantes também puderam conhecer melhor a @totalpass, nosso convênio que amplia as possibilidades de cuidar da saúde e do bem-estar com muitas vantagens e descontos!
Foi muito bom encontrar vocês!
Obrigado a cada servidor que fez parte desse dia especial. Que venham mais dois dias! 💚
#ANAJUSTRAFederal #TRT15 #SemanaDoServidor #MaisDireitosMaisVantagens