Gerais

Aposentadoria: o começo para uma nova vida

23/07/2021 15:44 | Fonte: Da assessoria

Conheça a história de associados que aproveitam essa nova fase para fazer o que mais gostam.

Servidores aposentados viajam pelo Brasil e o mundo em busca dos seus sonhos. | Foto: Arquivo pessoal/ANAJUSTRA Federal
A+ A-

Depois de 37 anos dedicados ao serviço público, o servidor Ocino Batista, do TRT da 13ª Região, pôde finalmente se aposentar e aproveitar o momento de descanso para fazer tudo que não tinha oportunidade e tempo. No primeiro momento, fez um tour pelo sertão do Ceará. Depois, com a chegada da pandemia, alguns projetos foram adiados e outros ganharam vida, como a produção da sua primeira obra, “A Chegada da prima Vera”, um romance ambientado no sertão do Ceará.

Mesmo com a pandemia e todas as limitações impostas pela crise sanitária, Ocino segue firme com outros projetos e, inclusive, investiu em aulas de inglês para futuramente viajar pelo exterior junto com sua esposa, companheira há mais de 30 anos.

Planos são o que não faltam também para a publicitária aposentada do TRT da 3ª Região, Patricia Melin, que procurou até uma terapeuta ocupacional para aproveitar o tempo da melhor maneira. Patrícia também aproveitou essa nova etapa para realizar um sonho de adolescência que julgava ser impossível: fazer um intercâmbio nos Estados Unidos e se hospedar numa casa de família. “Muitos me perguntavam por que não alugar um flat, mas eu queria viver essa experiência por completo”, explica.

A viagem e o intercâmbio aconteceram antes da pandemia. Depois de retornar e lidar com vários meses de limitações, a aposentada decidiu procurar na terapia ocupacional maneiras de extrair o melhor dessa nova fase e viver experiências similares às do intercâmbio. “Dentre tantos sentimentos, se destacou um vazio que já vinha de mais tempo, mas eu não percebia claramente. O isolamento me obrigou a enxergar isso e vi que precisava de ajuda”, recorda. Recentemente, Patricia participou de uma live junto com sua terapeuta ocupacional, Cecília Xavier, e compartilhou várias experiências sobre sua busca.

A publicitária também tem se dedicado à leitura e até entrou para um clube. Esse interesse pelos livros e as sessões com a terapeuta também a incentivou a escrever. “Sempre gostei muito de escrever, mas nunca pensei em compartilhar e hoje, mergulhando nesse universo, vi que tenho muito o que dizer”, conta. Hoje, Patricia terminou de escrever o seu primeiro livro e já tem outros projetos em mente. “Vou investir cada vez mais meu tempo e energia na escrita.”

Não tenho todas as respostas, mas tenho o que considero o mais importante: muitas perguntas, que me instigam e me motivam a ir em frente. E a principal delas tem sido: por que não?

Patricia Melin, TRT3

Marisa Arósio também é outro exemplo de inspiração para quem se aposentou ou vai se aposentar em breve. Com mais tempo livre, a servidora do TRT da 9ª Região passou a participar de oficinas de escrita criativa, praticar esportes e meditação, além de conhecer lugares novos. A mistura de várias dessas atividades a inspirou para criar um e-book criativo, com temas que vão desde o cotidiano a viagens a lugares pelo Brasil, como a Amazônia e a Serra da Mantiqueira.

Os planos de Marisa para o momento atual é viver cada momento do dia com serenidade e cuidar da saúde física e mental. “A curto prazo, pretendo retomar a convivência com familiares e amigos/as que moram distantes e curtir a natureza o máximo possível.”

Outro projeto é mudar-se da residência atual para uma casa, onde seja possível colocar os pés no chão, ter maior contato com a natureza e “olhar o céu com mais frequência.”

Após me aposentar me tornei tão ativo, que não admitia ser chamado de inativo

Ocino Batista, TRT13

Se engana quem imagina que a aposentadoria é o fim, ou o início de uma vida sem afazeres ou monótona. Além das viagens, Ocino pretende voltar a dar aulas, outra paixão, e continuar atuando como colunista no Diário do Poder, de Cláudio Humberto Rosa e Silva, em Brasília.

Outro feito de Ocino foi solicitar ao presidente do TRT13 que alterasse a nomenclatura da seção responsável pelos aposentados, chamada de “Seção de Inativos” para “Seção de Aposentados e Pensionistas". 

Metas e sonhos são o que não faltam para eles, que depois de tanto contribuírem, se encontram mais ativos e determinados para realizar tudo aquilo que a rotina do dia a dia e os compromissos com o serviço público tornava inviável. Vida longa e feliz aos servidores!