Gestão de pessoas no Judiciário: inscrições abertas até 31/10
O evento promete reunir tribunais e conselhos em um dia de trocas, inovação e…
Golpes através da clonagem do WhatsApp são cada vez mais comuns e geram diferentes transtornos e prejuízos para milhares de pessoas todos os dias. O mais comum entre eles é aquele em que o criminoso, ao ter acesso aos contatos e mensagens do app, começa a enviar apelo aos amigos e parentes da vítima na tentativa de extrair alguma vantagem, como depósitos bancários para terceiros.
Outro golpe comum é anterior à clonagem do aplicativo, como explica o especialista em segurança da informação, Daniel Matos. “O golpista se passa por uma empresa conhecida do usuário, como sites de compra e venda como o ‘OLX’ ou mesmo tenta a ‘sorte’ oferecendo uma proposta atrativa para a vítima. Ele entra em contato com o usuário por meio de ligação ou por mensagem no WhatsApp, afirmando sobre um suposto erro ou oferecendo qualquer vantagem para ludibriar a pessoa”, detalha.
Em seguida, “ele solicita que a vítima envie o código de verificação do WhatsApp, que é enviado por SMS para validar as solicitações e, desta forma, ele passa a ter o controle total sobre o aplicativo de mensagens”.
Matos alerta ainda para os casos de furto de celular. “Em posse das credenciais da vítima, contatos de emergência do aparelho passam a receber mensagens afirmando que o dispositivo foi encontrado e que são necessárias algumas informações a fim de que seja recuperado”.
Professor de cibersegurança, Matos também dá dicas para se proteger desses golpes:
Evitando a clonagem do WhatsApp
A solução, conforme o especialista, é ativar a verificação em duas etapas. Com isso, o fraudador precisará de uma segunda confirmação, por e-mail ou SMS, caso tente acessar o aplicativo de mensagens.
“O golpe só é possível se os bandidos tiverem acesso aos dados pessoais da vítima de alguma forma. Para evitar que isso ocorra, é necessário cuidado na hora de passar qualquer informação online. Não existem garantias totais para a proteção de dispositivos móveis, porém existem muitas maneiras de proteger seu celular”, diz ele.
Matos cita como exemplo: sempre manter o bloqueio por senha ou biometria, utilizar senhas seguras o máximo que puder, ter cuidado com os apps que instalar, preferir aplicativos oficiais, fazer o controle dos dados que os aplicativos instalados podem acessar, manter seu sistema operacional e antivírus sempre atualizados e ainda criar rotina de fazer backups dos seus dados sempre que possível.
Após o roubo de um aparelho celular
Se você tiver seu smartphone roubado, a dica do especialista é fazer um boletim de ocorrência (BO) na Polícia Civil. “Eventualmente, caso ele seja usado de forma ilícita, não está mais sob sua responsabilidade”.
Depois disso, o próximo passo é ligar ou comparecer a uma loja de sua operadora com respectivos números do boletim de ocorrência e IMEI do aparelho para realizar o bloqueio tanto do telefone, quanto do chip.
Não possui a numeração IMEI?
Matos ressalta que não há problema. “De acordo com o artigo 4º, da Resolução nº 632/2014, da Anatel, não existe mais essa necessidade. Só é preciso informar o número do celular. Além disso, quem perdeu o aparelho e, depois de bloqueá-lo, reencontrá-lo, pode fazer o desbloqueio ligando novamente para a prestadora”, explica.
Ainda conforme ele, “nos casos de furto (crime menos grave, pois não há violência) o bloqueio também pode ser feito diretamente pela Polícia Civil no momento do registro da ocorrência”. Verifique na Polícia Civil de seu estado, se os mesmos possuem acesso ao sistema. O bloqueio será imediato.
Atalhos de segurança no iOs e Android
Limitar informações a contatos
Clicar nos três pontos no canto superior direito do app, depois em Configurações ou Ajustes > Conta > privacidade > meus contatos. No sistema iOs, vá direto em “Ajustes”.
Confirmação em duas etapas
Clicar nos três pontos no canto superior direito do app, depois em Configurações ou Ajustes > Conta > confirmação em duas etapas. No sistema iOs, vá direto em “Ajustes”.
Bloqueio por impressão digital
Clicar nos três pontos no canto superior direito do app, depois em Configurações ou Ajustes > Conta > privacidade > bloqueio por impressão digital/facial (ou bloqueio de tela) > ativa. No sistema iOs, vá direto em “Ajustes”.
Desconectar o WhatsApp Web
Clicar nos três pontos no canto superior direito do app, depois em WhatsApp Web > desconectar de todos os aparelhos. No sistema iOs, vá direto em “Ajustes”.
Acessos: 3
Tudo começa com um bom plano. 💡
A Agenda ANAJUSTRA Federal 2026 traz ferramentas para visualizar o ano inteiro, registrar metas e acompanhar hábitos.
Com o apoio da Financeira BRB, cada associado recebe em casa esse instrumento de planejamento e motivação para o novo ano.
#agenda2026 #financeirabrb #planejamento #hábitos #organização #soumaisjustiça
🖤 Black Friday no Clube de Vantagens
Novembro chegou com descontos imperdíveis para quem é associado da ANAJUSTRA Federal! 🎉
Tem 35% OFF na Domino’s, até 75% na Mash, R$80 de desconto na Evino, 50% em uma mensalidade da Localiza Meoo, 20% no kit Seara, vantagens em educação, tecnologia e muito mais. 💳✨
Aproveite para garantir seus presentes, planejar o novo ano e economizar com as ofertas exclusivas disponíveis no Clube de Vantagens.
👉 Acesse o link na bio e confira todas as oportunidades.
#anajustrafederal #clubedevantagens #blackfriday #ofertasexclusivas #beneficios #descontos #associadoanajustra #blacknovember #vantagens
💪🏽 Somos a maior entidade representativa de servidores do Judiciário Federal.
Ao longo dos anos, a ANAJUSTRA Federal cresceu, consolidou-se e se tornou a maior entidade representativa dos servidores do Judiciário Federal. Isso não aconteceu por acaso, mas sim com dedicação, trabalho e benefícios exclusivos que fazem a diferença no seu dia a dia.
ANAJUSTRA Federal
Maior e mais forte, com você!
Ainda não é associado? Filie-se agora e faça parte!
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju #servidorpublico
📍Plantão Tira-dúvidas em Manaus
Associados do TRT11 já estão conferindo de perto os novos planos de saúde da ANAJUSTRA Federal em parceria com a Select. 💙
Confira alguns registros do plantão realizado no Fórum Trabalhista Ministro Mozart Victor Russomano e saiba mais sobre as condições especiais de adesão no site da entidade.
#anajustrafederal #planodesaúde #trt11 #manaus #servidorpúblico #select
Planejar o ano é também cuidar das suas finanças. 💰
Com o empréstimo consignado da Financeira BRB, servidor do Judiciário Federal tem condições diferenciadas e atendimento personalizado.
E é com o apoio da Financeira BRB que a ANAJUSTRA Federal entrega todos os anos a agenda e o calendário, para inspirar organização, tranquilidade e equilíbrio em cada associado. 💚
#financeirabrb #anajustrafederal #planejamento #finanças #empréstimoconsignado #soumaisjustiça
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 4/11, os projetos que tratam do reajuste salarial e da reestruturação do Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. ⚖️
Os textos, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), seguem agora para o Senado.
A aprovação é um avanço importante na valorização dos servidores que fazem a Justiça acontecer todos os dias e a ANAJUSTRA Federal seguirá acompanhando a tramitação das propostas.
#ANAJUSTRAFederal #Valorização #JudiciárioFederal #ServidoresDaJustiça #AQ #Reajuste #CongressoNacional