10 perguntas e respostas sobre o Novo AQ
Tire suas dúvidas sobre o valor de cada título, o que pode ou não ser…
Após o diagnóstico de autismo de seu filho Pedro Leopoldo, aos seis anos, a servidora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª região, Marli Gazzoni, se deparou com a realidade do tratamento deste transtorno e, depois de quase um ano, criou o Instituto Círculo TEAmo, que atende pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na cidade de Nova Prata-RS.
Desde a confirmação de que Pedro tinha o transtorno, a associada percebeu que toda a assistência que seu filho recebia só estava disponível na rede particular. “Na rede pública os recursos são mais escassos e não há atendimento específico para o indivíduo com autismo que, a partir de uma avaliação individual, passa a ter um programa montado para si.”
O Instituto Círculo TEAmo foi fundado em agosto de 2020, embora a ideia tenha nascido no início de 2019. Além de atender pessoas com algum grau do TEA, o Círculo também se estende às famílias e a escola. “Um dos principais objetivos é fazer funcionar a tríade família-terapia-escola, porque o tratamento somente funciona se continuado em todos os ambientes frequentados pelo indivíduo com TEA”, explica Marli.
“A esses Anjos Azuis [referência às crianças com autismo] é que agradecemos por nos ensinar um caminho diferente de tudo o que a vida mostra no cotidiano dos lares; é um renascer todos os dias, um impulso além do querer.”
Projetos
Apesar de poucos meses de existência, o Instituto já tem algumas conquistas, como campanhas junto às escolas em prol da conscientização do autismo; convênios com comércio, serviços e indústrias para aderirem a campanha “Amigo do Autista”, que visa dar prioridade ao acesso aos mais diversos ambientes; além de levar informações sobre os direitos das pessoas com TEA.
O Instituto também conta com profissionais de várias áreas que dão assistência às crianças e familiares, em tratamentos multidisciplinares. “Enquanto as terapias ‘avulsas’ alcançam um resultado de 2% no tratamento, em um programa de 20 a 30 horas de terapia, a eficácia pode alcançar até 80%. São dados científicos que nos incentivam a colocar o projeto em prática”, observa.
Outros projetos do Instituto, como a parceria com o Poder Público Municipal para um espaço multidisciplinar para atendimentos em Nova Prata, e um Jardim Sensorial que deverá ficar pronto em abril desse ano, são o que coloca o Círculo no caminho certo, para atender cada vez mais pessoas.
No entanto, a instituição se mantém através de voluntários, brechós beneficentes, eventos e doações. Atualmente, Marli lançou uma rifa no valor de cinco reais para angariar recursos financeiros, ao todo serão 11 prêmios sorteados no dia 12 de fevereiro.
Outro canal de doações que o Círculo mantém é uma vakinha online, a fim de arrecadar fundos para a construção de um centro especializado. Você pode ajudar o Instituto acessando aqui.
Quer conhecer mais sobre o trabalho do Círculo TEAmo? O Instituto possui um blog além das páginas no Facebook e Instagram.
Acessos: 54
💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?
Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.
E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.
São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.
👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.
#anajustrafederal #convenios #beneficios
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.
Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.
Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.
Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.
Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.
Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎
#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”?
Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?
Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔
Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.
Neste primeiro episódio, ele explica:
✔️ O que faz sentido pagar à vista
✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha
✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela
📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!
#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.
O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.
→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.
#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.
Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.
Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!
📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br
#anajustra #viajar #seguroviagem
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.
Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.
Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.
A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.
Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)
📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial