Prazo de adesão está suspenso

Funpresp

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A data limite para aderir ao Regime de Previdência Complementar (RPC) está suspensa. O prazo encerrava-se no último fim de semana, mas um juiz da 2ª Vara Federal de Florianópolis concedeu liminar que sustou o período de adesão. Na decisão, o juiz determina que, após o exame do mérito da ação, todo o funcionalismo tenha 60 dias para optar por migrar para o RPC ou continuar no atual regime.

Ilegalidades no cálculo do benefício especial, assim como pontos vagos na regulamentação dele e uma importante dúvida sobre natureza da adesão ao regime – se ela está configurada como ato jurídico perfeito ou se pode, posteriormente, ser alterada por nova lei – deram suporte à sentença.

Ainda sobre o cálculo do benefício especial, o juiz lembrou que dados conflitantes foram divulgados e que a falha só foi corrigida para os servidores do Poder Judiciário e Ministério Público da União, excetuando da retificação aqueles lotados no Legislativo e no Executivo. Tudo isso configura, segundo as conclusões do magistrado, caso grave de insegurança jurídica – conclusão semelhante àquela apontada pela ANAJUSTRA em ação movida em favor dos associados.

Veja a sentença na íntegra                        

Tire suas dúvidas

A natureza jurídica do benefício especial foi objeto de análise de artigo publicado no site da associação por Odasir Piacini, especialista em direito previdenciário e advogado no escritório Ibaneis Advocacia e Consultoria. Ele, que também é parte da assessoria jurídica da ANAJUSTRA, respondeu, em vídeo, algumas dúvidas enviadas pelos servidores sobre aspectos legais da migração de regime.

Sobre dúvidas mais gerais, referente à gestão da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário (Funpresp-Jud) e outros temas, o programa ANAJUSTRA no Ar entrevistou Amarildo Vieira de Oliveira, diretor-presidente da Funpresp-Jud.

Acessos: 0

A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.

No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.

💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.

🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br

Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.

#anajustrafederal #financas #blackfriday
6 1
Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
796 43
🚨 APROVADOS NA CCJ!
Os servidores do Poder Judiciário deram mais um passo rumo à valorização da carreira.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje:

🔹 PL 4750/2025 – Reajuste salarial em 3 parcelas
🔹 PL 3084/2025 – Novas regras do Adicional de Qualificação (AQ)

Ambos receberam parecer favorável e agora seguem para votação em Plenário.

A ANAJUSTRA Federal acompanha cada movimento das matérias — e segue na defesa de um Judiciário mais forte e valorizado.

#ServidorPúblico #JudiciárioFederal #Valorização #Reajuste #AQ #ANAJUSTRAFederal #CCJ #Senado #CarreiraPJU
535 26