Aprimoramento dos gastos públicos marca abertura do Fórum Nacional de Contratações da JT

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O aprimoramento das contratações do setor público de modo a utilizar os recursos de forma eficiente foi o tema que marcou as discussões do primeiro dia do Fórum Nacional de Contratações da Justiça do Trabalho (TRT/MT), realizado nesta segunda e terça-feira, 23 e 24, no Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT). O evento reúne especialistas, gestores e técnicos que atuam na área de contratações realizadas pelos órgãos governamentais.

O evento foi aberto pela presidente do TRT, desembargadora Beatriz Theodoro que destacou a importância de discutir o assunto no cenário atual. “Não é um tema fácil, mas de muita importância, já que diz respeito não só a todos os órgãos públicos, mas também ao bolso de cada cidadão. Me enche de esperança ver homens e mulheres cujo único propósito é servir melhor a sociedade”, afirmou.

A palestra inaugural foi ministrada pela secretária-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Márcia Sott. Ela tratou, dentre outros assuntos, sobre a emenda constitucional 95/2016 que limita por 20 anos os gastos públicos. Conforme a especialista, mesmo diante deste cenário de crise e corte de gastos é possível gastar bem o dinheiro público de forma a manter a prestação jurisdicional ao cidadão.

Segundo ela, a Justiça do trabalho, mais do que qualquer outro órgão, já vem experimento essa realidade e possui muitos casos de sucesso no que diz respeito a otimização dos recursos nas contratações. Sempre adotando novas formas com sistemas mais transparentes e acompanhamento próximo para obter melhores resultados.

A secretária-geral explica ainda que a Justiça do Trabalho vai se deparar com um déficit nos próximos anos, o que demandará medidas para controle dos recursos existentes. “Nos próximos anos não contaremos mais com a compensação de 0,25% que hoje nos é ofertada pelo Executivo. Nessa linha, a Justiça do Trabalho vem se preparando para enfrentar esse momento. Temos feito isso nas contratações nacionais, tirando a regionalização de modo a conseguir melhores valores no mercado. Além de dinamizar a própria rede interna de trabalho com um cuidado cada vez maior nas contratações”, explicou

Segundo o diretor geral do TRT, Amadeu Rodrigues, durantes os dois dias de evento serão discutidos o aprimoramento de contratações públicas, que são realizados com impostos de todos os brasileiros. “A adesão extraordinária que estamos tendo neste evento demonstra o quanto este tema é importante. É uma grande satisfação para todos nós ver este auditório lotado de gestores públicos, todos imbuídos de um único propósito: entender, discutir e trocar experiências visando sempre a melhor aplicação dos recursos públicos”, afirmou.

Programação

A programação contempla temas atuais a serem abordados por palestrantes do Tribunal de Contas da União (TCU), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, da Polícia Federal, do Banco Central do Brasil e dos organizadores do evento, o TRT/MT e CSJT.

Dentre os assuntos a serem discutidos estão a Emenda Constitucional 95/2016 e seus reflexos na gestão da Justiça do Trabalho; tendências e perspectivas na área de contratações; a Instrução Normativa 05/2017 e a nova lei de licitações (projeto em andamento no Congresso Nacional); eficiência e combate à corrupção e gestão de riscos.

A programação inclui também temas como plano anual de aquisições; elaboração de estudos técnicos preliminares; compras compartilhadas e a atuação dos órgãos de controle: o desafio de agregar valor.

Confira a programação

Acessos: 0

🏥 Seu plano cobre o Mater Dei?

A Carolina é uma personagem fictícia, mas pode ser que você se identifique com essa história. Está pensando em complementar sua assistência com o plano hospitalar com obstetrícia SulAmérica, via JUSaúde da ANAJUSTRA Federal?

✅ Atendimento no Hospital Mater Dei
✅ Internação com conforto
✅ Cirurgia com cobertura completa
✅ Coparticipação justa e transparente

Você pode ter acesso a esse benefício. Fale com a gente no WhatsApp (6133226864) e saiba mais!

#anajustrafederal #jusáude #trt3 #sulamerica #planodesaúde #materdei #benefício #qualidadedevida #servidorpúblico
6 0
Você conhece a Telemedicina?
Ela é prática, segura e pode evitar deslocamentos desnecessários, inclusive em situações simples.
📲 Dores leves, dúvidas sobre medicamentos e resultados de exames podem ser resolvidos pelo atendimento remoto.
Além disso, a Telemedicina ajuda a evitar a superlotação de prontos atendimentos.

▶️ Acesse o app ou o site da operadora e confira como utilizar.
#anajustrafederal  #telemedicina
8 0
📸 Teve cuidado, teve bem-estar e teve novidade boa na Semana Bem-Viver no TRT3! @trt_mg_oficial

Durante o evento promovido pela ANAJUSTRA Federal em parceria com a SulAmérica, os servidores aproveitaram serviços gratuitos como aferição de pressão, teste de glicose e massagem — com o apoio da @paguemenos — além de conhecer de perto o novo plano de saúde com cobertura nacional.

🏥 Quer um plano que atende no Mater Dei? A ANAJUSTRA Federal tem essa opção, com condições exclusivas para associados.

▶️ Confira o que disse quem passou por lá!

#anajustrafederal #materdei #hospitalmaterdei #sulamerica
20 0
JUSAÚDE | EXAMES MÉDICOS

Repetir exames já realizados recentemente pode gerar custos desnecessários para o plano (e para você).
Sempre que for a uma nova consulta, leve consigo os resultados mais recentes. Essa atitude facilita o diagnóstico, otimiza o tempo do médico e evita exames desnecessários.
🔎 Consultas mais completas, diagnósticos mais precisos e economia para todos.

📁 Organize seus exames e colabore com a sustentabilidade do plano.

A JUSaúde, gestora de saúde da ANAJUSTRA Federal, reforça a importância do uso consciente para preservar o equilíbrio técnico-financeiro do contrato e manter condições justas para todos os associados.

#anajustrafederal #jusaúde #examesmedicos #planodesaude
18 0