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A padronização dos procedimentos administrativos e dos lançamentos de dados de magistrados e servidores em sistema nacional foi um dos temas debatidos nesta semana por representantes de 22 Tribunais do Trabalho brasileiros, reunidos em Curitiba para o V Simpósio Nacional de Gestão de Pessoas, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
No encontro, realizado no edifício administrativo do TRT do Paraná, os gestores avaliaram as funcionalidades do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas da Justiça do Trabalho (SIGEP), instituído pelo CSJT como ferramenta administrativa nacional.
Os gestores de pessoal Ana Beatriz Braga Pereira, do TRT da 18ª Região (GO), e Paulo Ricardo Barreto Ferreira, TRT da 4ª Região (RS) falaram sobre as experiências destes regionais no processo de implantação do SIGEP. Na avaliação de Ana Beatriz, a migração para uma plataforma superior de gestão tem possibilitado a revisão de todos os dados e a adoção de melhores métodos operacionais.
Paulo Ricardo afirmou que o TRT da 4ª Região (RS) está começando a testar o SIGEP e a realizar a migração dos dados de acordo com cada módulo do sistema, com previsão de utilização a partir de janeiro de 2018, de forma paralela ao sistema nativo. “Mas a padronização é um caminho sem volta”, afirmou. A implantação do SIGEP tem exigido grande engajamento das equipes, “porque é um modo totalmente diferente de lançar os dados”, disse Paulo Ricardo.
Consultoria interna
O simpósio também teve palestra da secretária de gestão de pessoas do TRT da 10ª Região, Rosemary Wargas, que relatou como funciona o trabalho da Consultoria Interna do regional. “Vamos para a unidade e debatemos com as equipes as estratégias de trabalho. Na maioria das vezes, não se resolvem problemas somente a partir de um ponto de vista. Temos que sair das paredes das nossas salas e olhar diretamente para as pessoas. O bom desempenho é resultado de múltiplas variáveis, em especial, do estilo de gestão, da qualidade das relações socioprofissionais e das oportunidades de desenvolvimento e crescimento”.
No último dia do Simpósio, Francisco Cabral, gestor da Coordenadoria de Processo Eletrônico do TST, fez uma exposição sobre a operacionalização do teletrabalho. No TST, o procedimento tem a participação da área de gestão de pessoas, responsável por entrevistar o servidor interessado no teletrabalho e o gestor da unidade. Nessa fase, afere-se, inclusive, se o servidor tem perfil para realizar atividades à distância.
A área de saúde também é acionada para dar orientações acerca da ergonomia do local do trabalho e horários de descanso. O servidor assina um termo de responsabilidade afirmando que seguirá as orientações e se submeterá a avaliações periódicas. Outra unidade envolvida é a de Tecnologia da Informação, que oferece, dentro do possível, o suporte técnico.
Francisco Cabral destacou, entre outros tópicos, que a Coordenadoria de Processo Eletrônico mensura e controla o serviço à distância diariamente e os relatórios são encaminhados semanalmente à Secretaria Judiciária do TST, unidade hierarquicamente superior àquela. De acordo com o normativo do TST, similar à Resolução CSJT nº 151, a produtividade dos servidores em teletrabalho deve ser 15% maior em relação ao volume de trabalho presencial.
Segundo o palestrante, o monitoramento da coordenadoria indica que, com a implantação do teletrabalho, que conta atualmente com 19 servidores, houve acréscimo semanal de aproximadamente 200 processos, em comparação ao período em que só havia servidores trabalhando de modo presencial.
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O calendário 2025 da ANAJUSTRA Federal, “Memórias do Judiciário”, foi inspirado nas muitas iniciativas da justiça brasileira para eternizar sua história institucional.
Dezembro, nosso último mês, apresenta Frederico Martins Brito, do TRT7, com sua memória sobre o trabalho infantil.
→ Arrasta pro lado e confira.
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A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.
No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.
💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.
🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br
Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.
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Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!
O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.
Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.
Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨
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🚨 APROVADOS NA CCJ!
Os servidores do Poder Judiciário deram mais um passo rumo à valorização da carreira.
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje:
🔹 PL 4750/2025 – Reajuste salarial em 3 parcelas
🔹 PL 3084/2025 – Novas regras do Adicional de Qualificação (AQ)
Ambos receberam parecer favorável e agora seguem para votação em Plenário.
A ANAJUSTRA Federal acompanha cada movimento das matérias — e segue na defesa de um Judiciário mais forte e valorizado.
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📊 A expectativa é que o reajuste e o novo AQ avancem no Senado nesta quarta, 26/11 — e agora você pode calcular exatamente como sua remuneração vai ficar.
A ANAJUSTRA Federal lançou um simulador exclusivo, simples e completo, para você visualizar o impacto das três parcelas do reajuste e das novas regras do Adicional de Qualificação.
Descubra, em segundos:
✔ Quanto você passa a receber em 2026
✔ Quanto recebe com duas parcelas (2027)
✔ Quanto recebe com as três parcelas (2028)
✔ Quanto o novo AQ acrescenta ao vencimento
💬 “O servidor merece clareza sobre o que está em jogo. O simulador coloca isso na palma da mão.” — Aureo Pedroso, vice-presidente da ANAJUSTRA Federal.
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✉️💳📮Tem um novo e-mail e quer receber nossos comunicados nele? Precisa do cartão do associado para fazer uma compra em uma loja conveniada ou da declaração de associado para se matricular em algum curso? Mudou de endereço?
Você precisa alterar a forma de pagamento da mensalidade associativa? Quer ingressar em uma demanda judicial?
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