Congresso promulga emenda que inclui TST entre órgãos do Judiciário

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 92/2016, em sessão solene realizada nesta terça-feira, 12/7. O texto altera a Constituição (arts. 92 e 111-A) para explicitar o Tribunal Superior do Trabalho (TST) como órgão do Poder Judiciário e também estende os requisitos de notável saber jurídico e reputação ilibada — hoje exigidos dos indicados a ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) — entre as condições de nomeação para o cargo de ministro do TST.

Após abertura da sessão pelo presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), a deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), que foi a relatora da matéria, fez a leitura do texto da emenda na íntegra. Posteriormente, o presidente da casa assinou junto aos demais membros da mesa a promulgação.

Confira o texto da emenda

Parte da mesa principal, o presidente do TST, ministro Ives Gandra Martins da Silva Filho, agradeceu a todos os envolvidos que se empenharam na promulgação da emenda constitucional e destacou ainda as iniciativas do ministro Milton Moura França e do ex-presidente ministro Antonio José de Barros Levenhagen.

O ministro aproveitou ainda para agradecer a recente aprovação do reajuste dos servidores do Judiciário e registrou ainda a esperança de que nesta semana seja aprovada a medida provisória que concede crédito extraordinário para a Justiça do Trabalho.

“Esperamos chegar até o final do ano com nossos tribunais abertos. Os cortes orçamentários recebidos foram de tal ordem, que hoje alguns dos nossos tribunais estão em situação difícil. O TCU reconheceu que esse seria um caso excepcionalíssimo. Essa é nossa esperança, que ainda essa semana tenhamos essa medida provisória”, reforçou.

Em seu discurso, o ministro do TST fez ainda um pedido ao senador Renan Calheiros. Ele ressaltou que está na ordem do dia desta terça-feira (item 5 da pauta) a apreciação pelo Plenário do Senado ao PLC 100, que dispõe sobre a criação de cargos de provimento efetivo e de cargos em comissão no quadro do TST. “Se STJ e TST estão no mesmo patamar, então o número de servidores deles deve ter o mesmo equilíbrio. Hoje temos que pagar horas extras aos servidores para dar conta dessa quantidade imensa de processos [300 mil por ano]”.

Ao finalizar a sessão, Renan Calheiros ressaltou que irá considerar a manifestação para apreciar os pedidos de Ives Gandra.  “O Senado tem feito sua parte e apreciado praticamente todas as matérias que chegaram a sua mesa. Sentimo-nos felizes e satisfeitos por aprovar um pleito do TST”, disse.

 

Acessos: 0

A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.

No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.

💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.

🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br

Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.

#anajustrafederal #financas #blackfriday
7 1
Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
801 43
🚨 APROVADOS NA CCJ!
Os servidores do Poder Judiciário deram mais um passo rumo à valorização da carreira.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje:

🔹 PL 4750/2025 – Reajuste salarial em 3 parcelas
🔹 PL 3084/2025 – Novas regras do Adicional de Qualificação (AQ)

Ambos receberam parecer favorável e agora seguem para votação em Plenário.

A ANAJUSTRA Federal acompanha cada movimento das matérias — e segue na defesa de um Judiciário mais forte e valorizado.

#ServidorPúblico #JudiciárioFederal #Valorização #Reajuste #AQ #ANAJUSTRAFederal #CCJ #Senado #CarreiraPJU
541 26