TST encerra o ano judiciário com redução de 6,5% do acervo de processos

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Barros Levenhagen, apresentou nesta sexta-feira, na sessão do Órgão Especial que encerrou o ano judiciário, um resumo da movimentação processual da Corte em 2015. Os números revelam que o acervo de processos existente no Tribunal decresceu em 6,5%, resultado do aumento do número de processos julgados e da redução do número de casos recebidos.

O Tribunal recebeu, ao longo do ano, 286.156 processos, e julgou 304.465, 7% a mais que em 2014. “O compromisso firmado por ocasião da posse na Presidência desta Corte, no sentido de dar ênfase à atividade fim do Tribunal, continuou, neste exercício, a ser buscado”, afirmou Levenhagen. Só a Presidência julgou 18.489 agravos de instrumento, número 24,3% superior em relação ao ano passado.

Outra medida que contribuiu para o bom desempenho foi a parceria firmada com 16 Tribunais Regionais do Trabalho, com a convocação de 16 desembargadores para atuar nas Turmas do TST. A iniciativa diminuiu o número de agravos de instrumento (o tipo de recurso mais frequente no TST) distribuídos aos ministros, que puderam se dedicar aos recursos de revista, casos mais complexos.

“Somados o esforço da Presidência, o trabalho dedicado dos ministros e os processos distribuídos aos desembargadores convocados, tivemos um incremento no número de processos julgados em comparação ao ano anterior, o que representa efetivo aumento em termos de produtividade”, afirmou o presidente do TST. “Com isso, o Tribunal alcançou a meta, de acordo com a projeção feita ao final do primeiro semestre de 2015, de diminuição do acervo processual ao final deste exercício”.

Projetos

O ministro João Oreste Dalazen ressaltou o espírito público do presidente ao dar continuidade a projetos institucionais de grande importância para a Justiça do Trabalho, como a implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), que deve estar instalado em todas as unidades do país até fevereiro de 2016, sem se desviar da prioridade à atividade fim do Tribunal. O ministro Levenhagen destacou, entre esses projetos, o Programa Trabalho Seguro, que, em 2015, ganhou o prêmio Colunistas pela campanha publicitária veiculada em rede nacional em 2014. “A campanha foi um pouco impactante, para que a sociedade tomasse conhecimento da gravidade do problema”, afirmou, lembrando que está em andamento uma campanha nos mesmos moldes voltadas para o combate ao trabalho infantil, com a veiculação de vídeos em TVs abertas e salas de cinema da rede Cinemark.

Cooperação

O procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, destacou a cooperação entre o TST e o Ministério Público do Trabalho, ressaltando o acordo de cooperação técnica assinado em setembro para integrar o PJe-JT ao MPT Digital por meio do Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI).  Fleury elogiou também o papel do presidente do TST na articulação junto ao Congresso Nacional na elaboração do orçamento para 2015

Protagonismo

Em nome da advocacia, o advogado presente à sessão assinalou que o TST, em 2015, “foi protagonista de novos horizontes e novas formas de julgar”, com a efetiva aplicação da Lei 13.015/2014, que introduziu mudanças no processamento de recursos. O advogado acredita que, em 2016, com o desafio da adoção da sistemática de recursos repetitivos, o TST poderá se dedicar com mais intensidade a sua função precípua – formação de teses e uniformização da jurisprudência.

“Estamos de olho no TST e muito felizes com o que vem sendo feito”, afirmou. “Os debates diários são muito interessantes e demonstram o elevado saber de todos, e a vocação de cada um”.

Acessos: 0

A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.

No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.

💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.

🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br

Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.

#anajustrafederal #financas #blackfriday
6 1
Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
798 43
🚨 APROVADOS NA CCJ!
Os servidores do Poder Judiciário deram mais um passo rumo à valorização da carreira.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje:

🔹 PL 4750/2025 – Reajuste salarial em 3 parcelas
🔹 PL 3084/2025 – Novas regras do Adicional de Qualificação (AQ)

Ambos receberam parecer favorável e agora seguem para votação em Plenário.

A ANAJUSTRA Federal acompanha cada movimento das matérias — e segue na defesa de um Judiciário mais forte e valorizado.

#ServidorPúblico #JudiciárioFederal #Valorização #Reajuste #AQ #ANAJUSTRAFederal #CCJ #Senado #CarreiraPJU
537 26