Tempo médio para baixa de processos cai pela metade em seis anos
A média passou de 194 dias em 2020 para 92 dias em 2025, uma redução de…
A desembargadora e vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, Joseane Dantas, instalou nesta quinta-feira, 22, no Auditório do Pleno do TRT-RN, o III Encontro sobre Trabalho Infantil e Aprendizagem.
O encontro é o resultado da parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Grupo de Estudos Seguridade Social e Trabalho (GESTO) e Ministério Público do Trabalho, com a Escola Judicial do TRT.
Ao dar as boas vindas aos participantes, que lotaram o auditório, a desembargadora Joseane Dantas destacou a relevância do encontro por tratar de uma questão ainda muito presente na sociedade brasileira, que é a exploração do trabalho infantil. Para ela, “a conscientização da sociedade é um dos caminhos mais importantes para o combate ao trabalho infantil e a criança e o adolescente precisam, na verdade, é de educação para poderem se preparar melhor para a vida”.
O juiz do Trabalho Zéu Palmeira Sobrinho, primeiro gestor regional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Norte, instituída como Juízo Auxiliar da Infância e Juventude no âmbito do TRT da 21ª Região, também participou dos debates. No entendimento de Zéu Palmeira, “todas as pessoas devem ter compromisso com o combate ao trabalho infantil. Combater o trabalho infantil é proteger o futuro dessas crianças, é garantir a dignidade delas enquanto ser humano. Essa é uma luta de toda a sociedade, é uma luta humana que ninguém pode deixar de participar”.
Na palestra de abertura do Encontro, o procurador Rafael Dias Marques, do Ministério Público do Trabalho do Pará e coordenador da Coordenadoria Nacional de Combate è Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) falou sobre “Políticas Públicas para a Erradicação do Trabalho Infantil”. O procurador destacou o papel de vanguarda do TRT potiguar no combate ao trabalho infantil. “Há tempos que este tribunal desenvolve ações nessa área”, destacou. Rafael Marques fez uma radiografia sobre o trabalho infantil no Brasil e apresentou as formas como ele se apresenta para a sociedade.
Para o procurador, “o trabalho infantil se apresenta como um problema numa dimensão muito maior, que envolve aspectos jurídicos, sociais, econômicos, antropológicos e culturais, dentre outros, constituindo-se numa violação dos direitos em si”. Rafael destacou que o trabalho infantil hoje é diferente dos anos 80, “quando acontecia muito dentro de fábricas e nas indústrias, e que agora ocorre mais nas atividades informais, como em feiras livres, na agricultura familiar e, principalmente, nas ruas das grandes cidades”.
Para combater o trabalho infantil, o procurador entende que é necessário um plano que desenvolva ações conjuntas entre os municípios, Estados e a União, através de uma política que garanta, através de recurso público fixado em leis orçamentárias, o atendimento às crianças e suas famílias, à profissionalização do adolescente, à geração de emprego e renda para as famílias, que dê uma educação integral, que invista na saúde, no incentivo à pratica de esporte, que garanta o lazer e o acesso à cultura.
Para o procurador, cabe ao Ministério Público, à Justiça e aos advogados o papel de protagonista no combate ao trabalho infantil. “Todos devem ser protagonistas nessa questão”, concluiu.
Logo em seguida, a socióloga Vânia Gico e o juiz do trabalho Cacio Oliveira Manoel, coordenador pedagógico da Escola Judicial do TRT-RN discutiram “A Invisibilidade do Trabalho Infantil: Percepções e Estratégias de Combate”. O painel foi coordenado pela juíza do TRT 21ª Região, Aline Fabiana Campos Pereira.
As discussões prosseguiram com um painel sobre “Inovações Interpretativas em Matéria de Combate ao Trabalho Infantil”, coordenado pela juíza Simone Medeiros Jalil, diretora da Escola Judicial do TRT da 21ª Região, que reuniu o juiz do Trabalho José Roberto Oliva, do TRT da 15ª Região (Campinas) e procurador do Trabalho e Professor da UFRN, Xisto Thiago de Medeiros Neto.
A conferência de encerramento do III Encontro sobre Trabalho Infantil e Aprendizagem abordou “A Aprendizagem e a Formação Profissional de Adolescentes” e foi proferida pela auditora fiscal do trabalho e coordenadora do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho da Criança e de Proteção ao Adolescente Trabalhador (FOCA-RN) Marinalva Cardoso Dantas.
Para o juiz Zéu Palmeira Sobrinho, professor da UFRN e vice-diretor da Escola Judicial do TRT da 21ª Região, “o nível de participação e da qualidade dos conteúdos ministrados pelos palestrantes foi excelente”.
why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheatabortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuumhow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomahow to cheat on my husband read cheatersmy boyfriend thinks i cheated my boyfriend cheated on me but i still love him i cheated on my boyfriend with a black guywhy did my boyfriend cheat i found out my boyfriend cheated on me i had a dream that i cheated on my boyfriend
Acessos: 56
📅 QUEM VAI ESTAR NO CALENDÁRIO 2027?
Chegou a hora de conhecer as primeiras 12 das 34 participações que estão concorrendo a uma vaga no Calendário ANAJUSTRA Federal 2027. 💙
Cada participação tem uma história. Cada servidor, um jeito de mostrar que servidor público também está em movimento.
A escolha está nas suas mãos! 🫵
👉 Deslize para conhecer as participações.
🗳️ Depois, acesse o hotsite e vote na sua favorita até 28/8.
#CalendárioANAJUSTRA #Calendário2027 #ServidoresEmMovimento #ANAJUSTRAFederal
Entregaram tudo. E mais um pouco. 💙
Informação, saúde, atendimento, brindes, acolhimento e muita disposição para fazer acontecer.
Nosso agradecimento à equipe da ANAJUSTRA Federal que esteve no TRT1, no Rio de Janeiro, e cuidou de cada detalhe desses dois dias. 💙
E já tem próxima parada! ✈️
No dia 26/8, estaremos no TRE-SE, em Sergipe, com mais uma manhã de informação, saúde e cuidado.
TRE-SE, esperamos você! @tresergipe
#anajustrafederal #trt1 #tresergipe
🏥 Tem novidade em saúde chegando ao TRE-SE! @tresergipe
A ANAJUSTRA Federal, por meio da JUSaúde, traz os planos SulAmérica Saúde para servidores e magistrados do Tribunal.
E o lançamento será especial! No dia 26/8, das 8h às 13h, estaremos no TRE-SE com atendimento para apresentar os planos, esclarecer dúvidas e orientar sobre a adesão.
Além disso, preparamos uma manhã de cuidados com aferição de pressão, glicose e bioimpedância, em parceria com Drogasil e Extrafarma, além de sucos, saladas de frutas e brindes. 🍹🎁
📍 Esperamos você no hall de entrada do Espaço Sociocultural, em frente ao plenário.
Passe por lá e conheça essa nova opção de saúde!
📢 Novos anúncios no Mural de Permuta e Redistribuição!
Se você deseja mudar de lotação por meio de permuta ou redistribuição, vale a pena conferir quem passou por lá nos últimos dias.
Se você é associado, você pode se cadastrar e receber alertar de perfis compatíveis. Se ainda não se associou, publique o seu anúncio gratuitamente!
#Permuta #Redistribuição #JudiciárioFederal #ANAJUSTRAFederal
🚨 A GAACTA chegou à Justiça Eleitoral.
O TSE publicou resolução que institui a GAACTA de 15% para servidores que ocupam cargos em comissão CJ-1 a CJ-4 em toda a Justiça Eleitoral.
A medida acontece depois do pedido apresentado pela ANAJUSTRA Federal em junho, que também protocolou pedido junto ao CSJT para garantir a mesma gratificação aos servidores dos 24 TRTs e Varas.
Ou seja: uma frente avançou. A outra continua em movimento. 💪
Enquanto STJ, TST, Justiça Federal e agora a Justiça Eleitoral já contam com a gratificação, os servidores dos TRTs ainda aguardam o mesmo reconhecimento.
E a ANAJUSTRA Federal vai intensificar os trabalhos junto ao CSJT para garantir esse direito!
Mesma responsabilidade. Mesma complexidade. Mesmo Judiciário. Por que tratamento diferente?
A luta pela isonomia continua e não para na GAACTA.
➡️ O próximo passo também será buscar o reconhecimento para as Funções Comissionadas (FCs), além de melhorias para toda a categoria em todos os seus ramos.
Porque isonomia não se faz pela metade.
Acesse o site e fique por dentro de tudo sobre o tema!
🏥 Saúde em foco no @trtrjoficial!
Nos dias 17 e 18/8, a ANAJUSTRA Federal esteve no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no Rio de Janeiro, levando informação e cuidado aos servidores.
Durante a ação, os participantes puderam aproveitar serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia e bioimpedância, além de contar com um plantão tira-dúvidas sobre as opções de planos de saúde oferecidas pela entidade.
E, nesta quarta-feira (19), o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, acompanhado dos consultores Nelson Dantas e Wallace Calazans e do gerente João Lemos, esteve com o presidente do TRT1, desembargador Roque Lucarelli Dattoli, para apresentar as alternativas de planos de saúde disponíveis para os servidores.
Também participaram do encontro o assessor da Presidência, Sérgio Lobo, e o vice-presidente do Tribunal, desembargador Leonardo da Silveira Pacheco.
🤝 A ANAJUSTRA Federal agradece ao TRT1 pelo espaço, pela receptividade e pela oportunidade de estar mais perto dos servidores, levando informação, prevenção e opções para cuidar da saúde de toda a família.
#anajustrafederal #trtrio #saude