Peluso aumenta controle de processos e abre crise no CNJ

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Criado sob críticas de juízes e como remédio contra o corporativismo da magistratura, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dá sinais de estar sofrendo da mesma doença. Comandado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, crítico de primeira hora do CNJ, o órgão, como acusam alguns conselheiros, padece de um processo de esvaziamento.

Os sinais dessa crise são muitos, reforçados, conforme conselheiros, diariamente e desde que Peluso assumiu a presidência do órgão. No início do mês, por exemplo, Peluso propôs que o conselho passasse a julgar em sessões secretas os processos administrativos e disciplinares abertos contra magistrados. Hoje, os julgamentos são públicos, como determina a Constituição.

Peluso queria que o processo contra Paulo Medina, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acusado de envolvimento num esquema de venda de sentença, fosse sigiloso. Os demais conselheiros reagiram e o julgamento acabou sendo aberto. Medina foi condenado à pena máxima: aposentadoria compulsória.

Para exercer esse comando sobre o CNJ, Peluso passou a presidir todas as sessões. A questão é que, para conciliar a agenda com o STF, ele reduziu a quantidade de sessões. Antes, os conselheiros se reuniam quinzenalmente, às terças e, se necessário, também às quartas-feiras. O então presidente, Gilmar Mendes, presidia a sessão do STF e deixava o plenário do CNJ julgando. Na atual gestão, as sessões são quinzenais e apenas às terças-feiras.

Conselheiros pediram a Peluso que o plenário se reunisse também às quartas para que os processos não se acumulem. Nesses dias, o ministro Gilson Dipp, corregedor Nacional de Justiça, presidiria as sessões. Peluso não aceitou. Conselheiros sugeriram então que as sessões não fossem quinzenais, mas semanais. Peluso poderia presidir todas as sessões e a pauta não travaria. A proposta também foi rejeitada.

No mesmo sentido, o presidente quis aumentar o controle sobre os processos que seriam incluídos na pauta das sessões. Ao chegar ao Conselho, imaginou que teria o mesmo poder que tem no STF. No tribunal, a pauta é feita por ele. No CNJ, os conselheiros poderiam livremente levar os casos para a sessão e colocá-los em julgamento.

Conselheiros reclamam ainda que Peluso quer prestigiar as corregedorias dos tribunais de justiça estaduais e evitar a concentração de casos julgados pela Corregedoria Nacional de Justiça. O ministro argumenta que o CNJ deve atuar como subsidiário das corregedorias, não como o único censor a desvios praticados pelos magistrados.

O problema é que nos últimos dois anos as inspeções feitas pelo CNJ mostraram que as corregedorias locais, em sua maioria, não funcionavam. Via de regra, o corporativismo predominava e impedia que juízes fossem punidos pelos seus atos. O próprio Peluso já admitiu isso.

Fonte: Estadão

abortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuumhow to cheat on my husband read cheaterswife cheated on me now what i want to cheat on my wife wife wants to cheatwhen your wife cheats i love my wife but i want to cheat how to know your wife cheated

Acessos: 15

Para a Maria, servidora inativa do TRT9, o apoio é essencial e faz toda a diferença. 

Com a JUSaúde, você tem o suporte e o cuidado que merece em cada momento.

💙✨ #ANAJUSTRAFederal #JUSaúde #CuidadoEmCadaDetalhe #PlanosDeSaúde"
Como fica o Congresso durante as campanhas municipais?

🔍 Com 65 parlamentares disputando as eleições municipais de 2024, como ficará o funcionamento do Congresso Nacional?

Enquanto senadores e deputados focam em suas campanhas locais, a Câmara e o Senado enfrentam o desafio de manter suas atividades. Sessões semipresenciais e pautas acordadas são as soluções previstas, mas será suficiente? 🤔

Este é o tema da coluna De Olho em Brasília, que você pode ler na íntegra no nosso site

E você acha que as eleições municipais podem prejudicar o andamento dos trabalhos em Brasília? Deixe sua opinião nos comentários! 👇

#Eleições2024 #PolíticaBrasileira #CongressoNacional #CâmaraDosDeputados #SenadoFederal #EleiçõesMunicipais #Brasil #Democracia #Legislativo @‌anajustrafederal
O que é saúde para você⁉️

Saúde é mais do que apenas estar bem fisicamente. É estar bem em todos os aspectos da vida. É ter o suporte necessário para viver plenamente. Isso começa com você!

Conte com a gente nisso! 🩺🏥

Conheça a JuSaúde, gestora de serviços de saúde de qualidade por meio de parcerias com operadoras sólidas, atendendo nossos associados em todo o Brasil.

#anajustrafederal #anajustracorretora #jusaude #planosdesaude #gestãodeplanosdesaúde
💛 Setembro é o mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, um tema que merece atenção e cuidado. Aqui estão algumas dicas para manter sua saúde mental em dia:

1 - Converse sobre seus sentimentos: Falar com amigos, familiares ou um profissional pode ajudar a aliviar o peso de suas preocupações.

2 - Pratique o autocuidado: Reserve momentos para você, seja lendo, meditando ou fazendo uma atividade que te traga alegria.

3 - Mantenha uma rotina saudável: Alimentação balanceada, exercícios físicos e sono de qualidade são fundamentais para o bem-estar.

4 - Busque apoio quando necessário: Não hesite em procurar ajuda profissional. Terapia é uma ferramenta poderosa para o autoconhecimento e superação.

5 - Apoie quem está ao seu redor: Esteja atento aos sinais em pessoas próximas. Tenha empatia e ofereça uma escuta ativa.

🌟 Você não está sozinho! A prevenção começa com pequenas atitudes. Vamos juntos nessa luta!

#SetembroAmarelo #SaúdeMental #VocêNãoEstáSozinho #JUSaúde #ANAJUSTRAfederal