
ANAJUSTRA Federal alerta para novas tentativas de golpe
O acesso a crédito judiciais não está condicionando a nenhum pagamento.
O Plenário do Senado poderá votar, no próximo semestre, proposta de emenda à Constituição do então senador José Maranhão (PMDB-PB) que altera da Constituição Federal para estabelecer a gratuidade das ações de mandado de segurança e de mandado de injunção.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 84/07) altera o inciso LXXVII do art. 5º da Constituição, de acordo com José Maranhão, tem o objetivo de assegurar ao cidadão o direito de impetrar mandado de segurança ou de injunção com total gratuidade, salvo má-fé, uma vez que tais ações visam coibir abusos praticados pelo Estado.
O mandado de segurança protege direito líquido e certo afrontado por autoridade pública através de ato ilegal, abusivo ou arbitrário. Já o mandado de injunção tem por objetivo garantir os direitos dos cidadãos previstos na Constituição federal, sobretudo direitos fundamentais e sociais, na ausência de normas que os regulamentem.
Na justificativa da PEC, José Maranhão diz que o tratamento desigual conferido pela Constituição ao mandado de segurança e ao de injunção, em relação ao habeas corpus e ao habeas data – que são gratuitos – ocorreu “somente por descuido do legislador constitucional originário”.
“É injusto que o Estado cometa uma ilegalidade e, logo em seguida, cobre caro do cidadão que pretenda se proteger dessa afronta a seus direitos”, diz José Maranhão.
A PEC 84/2007 tramita em conjunto com a PEC 74/2007, que legitima o Ministério Público para a impetração do mandado de segurança coletivo. O relator das propostas na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), apresentou parecer favorável, incorporando o teor da PEC 84/07 à 74/07, bem como acolhendo emenda da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) que estende à Defensoria Pública a legitimidade para a impetração de mandado de segurança coletivo. A CCJ aprovou o parecer de Inácio Arruda em julho do ano passado.
Fonte: Agência Senado
how to terminate a pregnancy naturally cost of abortion pill abortion clinics in oklahomawife cheated on me now what dabbeltinsurance.com wife wants to cheatwhy did my boyfriend cheat link i had a dream that i cheated on my boyfriend
Acessos: 0
Explore o incrível mundo da vida marinha e terrestre com desconto!
Associados da ANAJUSTRA Federal têm 10% OFF nos ingressos para o Aquário de São Paulo, um dos maiores da América Latina! 🐻❄️🐠
Mergulhe nessa experiência única e aproveite esse benefício exclusivo!
🔗 Saiba mais no Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal.
#anajustrafederal #clubedevantagens #aquáriodesãopaulo
ESPAÇO CULTURAL | Lançamento de livro
Após mais de três décadas atuando na Gestão de Pessoas, José Chagas Júnior, do TRT16, reuniu seu conhecimento e experiência no livro "Guia Prático da Previdência Social do Servidor Público". A obra esclarece dúvidas sobre os direitos previdenciários dos servidores diante das constantes mudanças na legislação.
📍 Lançamento presencial
28 de março, às 18h, no auditório da OAB/MA
📚 A partir de 29 de março, o livro estará disponível para compra on-line
#anajustrafederal #previdenciasocial #servidorpublico #justiçadotrabalho #lancamentodelivro
Março Mulher 💐 o mês dedicado a elas continua. No dia 10/3 estivemos no evento comemorativo do TRT20.
A todas as mulheres, parabéns!
#anajustrafederal #mesdamulher #marcomulher #diadamulher
Não sabe qual canal de atendimento escolher para tirar sua dúvida sobre o IR?
Tem uma pergunta pontual e está sem muita pressa para enviar a declaração? Ela pode ser respondida por e-mail.
Está com a declaração aberta e surgiu uma dúvida na hora? Entre em contato pelo chat, disponível no rodapé do nosso site ou pelo WhatsApp.
Mas, se você tiver muitas perguntas, o ideal é marcar uma ligação e tirá-las ao telefone com o consultor. Você pode, inclusive, aproveitar e ir preenchendo a declaração durante o atendimento
Lembre-se: nosso plantão vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 14h (horário de Brasília), via e-mail (financas@anajustrafederal.org.br), chat, WhatsApp e ligação.
O link para marcar o atendimento está disponível na área restrita para associados e no site do Clube de Vantagens para os dependentes.
#anajustra #anajustrafederal #impostos #impostoderenda #impostoderenda2025
As mulheres, em sua maioria, usam qualquer tempo livre para suas múltiplas tarefas, e se esquecem de reservar momentos de autocuidado e de compromisso consigo mesmas. É possível ter oásis de prazer e bem-estar, mesmo em meio a uma rotina corrida.
Confira essas oito dicas, comece a cuidar de si mesma e, por um tempinho, esqueça todo o resto!
🌻 O autocuidado é a habilidade de indivíduos, famílias e comunidades em promover saúde, prevenir doenças, manter a saúde e em lidar com a doença ou a incapacidade, com ou sem o suporte de um profissional de saúde. (Organização Mundial da Saúde/World Health Organization, 2021)
Comente nesse post “autocuidado” e receba as 10 ferramentas de autocuidado que preparamos para você.
Acompanhe as próximas dicas no nosso perfil.
#anajustrafederal #saúde #diadamulher
A declaração do Imposto de Renda terá poucas mudanças em relação ao ano passado. As principais são as situações em que o contribuinte está obrigado a entregar o documento, por causa do reajuste da faixa de isenção no ano passado. Há novidade para prioridade de restituição também.
Confira nos cards!
Chame a consultoria financeira se tiver alguma dúvida. O serviço está disponível via -mail, chat, WhatsApp e telefone, com link na área restrita para marcar o melhor dia e horário da ligação!
#impostoderenda #anajustra #anajustafederal #impostoderenda2025