
CNJ apoia campanha da OAB para evitar golpes
Pelo site ConfirmADV, o cidadão poderá verificar a identidade de um advogado…
A proposta de criação do Tribunal Regional do Trabalho no Estado de Roraima foi rejeitada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho por ilegitimidade de parte, no caso, o deputado Osmar Serraglio, do PMDB do Paraná, que encaminhou a indicação de autoria da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. O CSJT entendeu, por maioria, que não é da competência do Legislativo propor criação ou extinção de Tribunais Regionais do Trabalho. A decisão segue o mesmo entendimento aplicado ao pedido de criação do TRT no Estado do Amapá.
Inicialmente, o relator do requerimento administrativo, conselheiro José Antonio Parente da Silva, conhecia da matéria e indeferia o pedido, com base em pareceres técnicos e dados estatísticos que, segundo o relator, tornavam evidente não haver demanda processual suficiente para a criação de um novo Tribunal na região. O conselheiro afirmou que o TRT da 11ª Região, sediado no Estado do Amazonas, tem atendido satisfatoriamente à demanda.
Estatísticas
Para fundamentar seu entendimento, o relator baseou-se em dados de 2008, apresentados no estudo realizado pela Coordenadoria de Estatística do TST, que indicam que o Estado de Roraima possui uma população de 412.783 habitantes, com um PIB de R$ 4,4 bilhões. Quanto à demanda judicial, as Varas do Trabalho já instaladas na região contabilizam apenas 1.902 ações ajuizadas em 2008, com um elevado custo por habitante do Estado, no total de R$91,66, informou o conselheiro Parente da Silva.
Além disso, o TRT do Amazonas, com jurisdição no Estado de Roraima, explica o relator, “ocupa a 13ª posição em número de processos recebidos (1,4%) ao passo que, com a criação de um Tribunal em Roraima, este seria responsável por módico 0,2% do total de processos recebidos na segunda instância trabalhista”. Para a negativa em relação à criação do novo TRT, o conselheiro baseava-se também no impacto econômico que a medida acarretaria. Porém, para assegurar o pleno acesso dos residentes no Estado de Roraima à Justiça em todas as fases do processo, o relator sugeria, ao Tribunal Regional da 11ª Região (AM/RR), examinar a possibilidade de instalação de uma Câmara Regional na cidade de Boa Vista, em Roraima.
Jurisprudência
Após a apresentação da proposta do relator, o conselheiro João Oreste Dalazen manifestou sua divergência, considerando que seria o caso não de conhecer e indeferir o pedido, mas sim de não conhecimento da postulação. Ressaltou a inexistência de previsão regimental em relação às matérias oriundas de parlamentares serem apreciadas pelo CSJT, e lembrou a situação análoga apreciada anteriormente quanto à criação do TRT do Amapá, de iniciativa também de um parlamentar, em que o relator, conselheiro Luis Carlos Candido Martins Sotero, recomendou o não conhecimento da matéria.
Diante da jurisprudência, o relator – conselheiro Parente da Silva – alterou seu entendimento para não conhecer da matéria, devido à ilegitimidade de parte. Ficou vencida a conselheira Maria Cesarineide de Souza Lima, que conhecia do apelo.
Fonte: CSJT
when your wife cheats i love my wife but i want to cheat how to know your wife cheated
Acessos: 3
CLUBE DE VANTAGENS | MÃE BRINCALHONA
Para a mãe que transforma qualquer momento em pura alegria! 🎉
Com os convênios da ANAJUSTRA Federal, a diversão é garantida.
Economize com os nossos convênios.
Descubra todos os benefícios em http:anajustrabeneficios.com.br
#anajustrabeneficios #anajustrafederal #diadasmaes #pju
Você escolhe como quer se manter informado!
Na ANAJUSTRA Federal, a comunicação é do seu jeito: WhatsApp, e-mail ou SMS. 📱📧📩
Na área restrita do nosso site, você pode selecionar os canais pelos quais deseja receber nossas mensagens e os temas do seu interesse, como:
🔹Ações jurídicas
🔹ANAJUSTRA Corretora
🔹Convênios e serviços
🔹Saúde e bem-estar
Assim, garantimos que você receba apenas conteúdos relevantes para o seu dia a dia. 💡
Acesse a área restrita, vá em “Minha conta” e depois em “Preferências de comunicação” para personalizar suas escolhas.
#anajustrafederal #comunicacao #pju #preferenciasdeemail #associados
CLUBE DE VANTAGENS | MÃE AVENTUREIRA
Para a mãe que transforma cada dia em uma nova aventura! 🌍 Com os parceiros da ANAJUSTRA Federal, ela desbrava o mundo com benefícios exclusivos.
Economize com os nossos convênios. Descubra todos os benefícios em http://anajustrabeneficios.com.br
#anajustrabeneficios #anajustrafederal #diadasmaes #pju
🎧 Vem aí | PODSER
O episódio 17 do PodSer está chegando e o tema é super importante: IRPF 2025!
Se você é servidor e quer ficar por dentro de tudo sobre a declaração de Imposto de Renda, não pode perder. Fique ligado no PodSer, seu podcast do servidor da ANAJUSTRA Federal! 🎙️
#podser #anajustrafederal #irpf2025 #consultoriafiscal #servidorfederal #impostoderenda
CLUBE DE VANTAGENS | MÃE FITNESS
💪 Para a mãe que não perde um treino, mesmo com a agenda cheia, os convênios da ANAJUSTRA Federal ajudam a manter uma rotina mais saudável e ainda a economizar.
Economize com os nossos convênios. Descubra todos os benefícios em anajustrabeneficios.com.br
#anajustrabeneficios #anajustrafederal #diadasmaes #pju
CLUBE DE VANTAGENS | COLÉGIO LA SALLE
📍 Estamos de novo em Brasília! E com novidade boa pra quem é associado da ANAJUSTRA Federal!
Se você mora no DF e tem filhos em idade escolar, essa dica é pra você: o Colégio La Salle é conveniado ao nosso Clube de Vantagens! 🎓✨
Parte de uma rede educacional presente em 80 países, o La Salle oferece estrutura completa e ensino de qualidade — da creche ao ensino médio.
💰 Associados da ANAJUSTRA Federal têm 10% de desconto a partir da segunda mensalidade!
🏫 Ginásio de esportes, biblioteca, laboratórios, sala de dança, capela e muito mais fazem parte da experiência La Salle.
Quer saber mais?
👉 Acesse o Clube de Vantagens, agende uma visita e aproveite o benefício!
#anajustrafederal #brasília #educaçãocomdesconto #colégiolasalle #servidorfederal #clubedevantagens