Prossegue na Enamat o 1º Curso para Administradores de TRTs

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Gestão de pessoas no Poder Judiciário, papel e atuação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Lei de Responsabilidade Fiscal foram os temas das palestras que deram prosseguimento ao 1º Curso de Formação Continuada em Administração de Tribunais Regionais do Trabalho, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho para 51 desembargadores que integram a direção de TRTs. O curso, que deve passar a integrar a grade regular da Enamat, vai até quinta-feira, e tem por objetivo permitir a troca de experiência dos magistrados administradores com especialistas de diversas áreas.

A secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal Superior Eleitoral, Ana Cláudia Braga Mendonça, expôs na tarde de anteontem (17) aos participantes aspectos atuais como a mudança nas formas do trabalho, o envelhecimento do quadro de servidores (com o aumento da expectativa de vida), que leva à necessidade de aprimorar a qualidade de vida e de saúde no trabalho, o surgimento de novas carreiras e a gestão por competência. “Minha intenção é mostrar como as pessoas que fazem parte da instituição são aliadas na gestão do líder estratégico”, explicou a especialista. Ana Cláudia enfatizou a importância da gestão e da disseminação do conhecimento e da valorização das competências. “As pessoas não toleram ser chefiadas por pessoas incompetentes, então a competência tem de ser valorizada, em detrimento das indicações e dos critérios pessoais.”

A especialista achou da maior importância a iniciativa da Enamat de promover um curso para magistrados administradores que abordasse esses temas. “Há algum tempo, seria impensável ver o magistrado tendo contato mais próximo com matérias não afetas do Direito. Hoje, é imprescindível conhecer sobre gestão pública e, especificamente, sobre gestão de pessoas para administrar bem”, afirmou.

O CSJT e a integração orçamentária da JT

O secretário-executivo do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Adlei Cristian Carvalho Pereira falou na manhã de ontem (18) aos presidentes, vice-presidentes e corregedores de TRTs sobre o papel de órgão de supervisão do sistema que integra o Tribunal Superior do Trabalho, os 24 TRTs e as 1.372 Varas do Trabalho do País. “A Justiça do Trabalho tem um conselho que unifica suas ações, seu pensamento, que discute problemas de um Regional e de todos”, lembrou. “Isso faz com que caminhemos mais rápido”. Adlei lembrou que o CSJT, com apenas seis anos de atuação, vem consolidando seu papel integrador e superando as resistências iniciais que viam nele um órgão que inibiria a autonomia administrativa dos Regionais.

Nos aspectos práticos, o secretário-executivo tratou de aspectos específicos da gestão do orçamento da Justiça do Trabalho, e observou que, durante o mandato de dois anos, os presidentes de Regionais lidam com três orçamentos: o elaborado pela gestão anterior, que lhes cabe executar; aquele definido na sua própria gestão, com suas prioridades; e aquele que passará à gestão seguinte. Essa particularidade enfatiza a necessidade do planejamento de longo prazo, a fim de garantir a continuidade de programas e iniciativas.

Responsabilidade fiscal

No período da tarde, a programação trouxe a coordenadora-geral substituta de Normas de Contabilidade Aplicada à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional, Selene Nunes, para tratar dos limites, relatórios e principais obrigações relativas à Lei de Responsabilidade Fiscal. Selene concentrou sua exposição em dois aspectos mais relevantes para o Poder Judiciário: despesas com pessoal e restos a pagar.

Fonte: TST

will my girlfriend cheat site cheat on my girlfriend

Acessos: 9

Associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes de Alagoas têm 91 formas de economizar.

Restaurantes, aluguel de veículos, concessionárias, farmácias, escolas, academia, salão de beleza e muito mais.
Acesse anajustrabeneficios.com.br, faça login, filtre o seu estado e clique em “uso presencial”. Depois, aproveite os descontos e condições.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o setor pelo e-mail beneficios@anajustrafederal.org.br ou por WhatsApp 6133226864.

🔷 Em Alagoas, a @anajustra representa os associados do
@trtalagoas 
@tre.alagoas 
7ª CJM
@trf5_oficial 

#anajustrafederal #alagoas #podejudiciário #justiçadotrabalho #justicaeleitoral #justicamilitardauniao #justiçafederal
📣A gente sempre guarda na memória uma experiência marcante ou alguma realização especial que vivenciamos no nosso trabalho.

Se você tem algum registro de um acontecimento marcante no Judiciário que participou ou testemunhou, divida com a gente e eternize esse momento no calendário ANAJUSTRA Federal 2025!

Acesse o hotsite em anajustrafederal.org.br 

#anajustrafederal #memoriasdojudiciário #calendario2025
A partir desta quinta-feira, 18/7, o Congresso Nacional entra em recesso parlamentar, que se estenderá até o final do mês. Durante este período, as atividades legislativas ficam suspensas, incluindo a tramitação de projetos importantes para os servidores públicos.

O recesso parlamentar é um período previsto na Constituição Federal, destinado ao descanso dos parlamentares, mas representa um momento de pausa nas discussões e votações de matérias que impactam diretamente a vida dos servidores públicos e da população em geral. Seguimos atentos e comprometidos com a defesa dos direitos dos servidores.

Qual projeto você está ansioso para ver a tramitação concluída? Conte nos comentários.

#RecessoParlamentar #CongressoNacional #ServidoresPúblicos #AnajustraFederal
Saúde é a coisa mais importante da vida! Nós acreditamos nisso.

E o conceito de estar saudável vai além da ausência de doenças. Trata-se de um estado de pleno equilíbrio, em que o ser humano apresenta bem-estar físico, mental e social.

Qualidade de vida é saúde!

#saúde #JUSaúde #anajustrafederal #planodesaude #confiança #qualidadedevida