Prossegue na Enamat o 1º Curso para Administradores de TRTs

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Gestão de pessoas no Poder Judiciário, papel e atuação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Lei de Responsabilidade Fiscal foram os temas das palestras que deram prosseguimento ao 1º Curso de Formação Continuada em Administração de Tribunais Regionais do Trabalho, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho para 51 desembargadores que integram a direção de TRTs. O curso, que deve passar a integrar a grade regular da Enamat, vai até quinta-feira, e tem por objetivo permitir a troca de experiência dos magistrados administradores com especialistas de diversas áreas.

A secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal Superior Eleitoral, Ana Cláudia Braga Mendonça, expôs na tarde de anteontem (17) aos participantes aspectos atuais como a mudança nas formas do trabalho, o envelhecimento do quadro de servidores (com o aumento da expectativa de vida), que leva à necessidade de aprimorar a qualidade de vida e de saúde no trabalho, o surgimento de novas carreiras e a gestão por competência. “Minha intenção é mostrar como as pessoas que fazem parte da instituição são aliadas na gestão do líder estratégico”, explicou a especialista. Ana Cláudia enfatizou a importância da gestão e da disseminação do conhecimento e da valorização das competências. “As pessoas não toleram ser chefiadas por pessoas incompetentes, então a competência tem de ser valorizada, em detrimento das indicações e dos critérios pessoais.”

A especialista achou da maior importância a iniciativa da Enamat de promover um curso para magistrados administradores que abordasse esses temas. “Há algum tempo, seria impensável ver o magistrado tendo contato mais próximo com matérias não afetas do Direito. Hoje, é imprescindível conhecer sobre gestão pública e, especificamente, sobre gestão de pessoas para administrar bem”, afirmou.

O CSJT e a integração orçamentária da JT

O secretário-executivo do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Adlei Cristian Carvalho Pereira falou na manhã de ontem (18) aos presidentes, vice-presidentes e corregedores de TRTs sobre o papel de órgão de supervisão do sistema que integra o Tribunal Superior do Trabalho, os 24 TRTs e as 1.372 Varas do Trabalho do País. “A Justiça do Trabalho tem um conselho que unifica suas ações, seu pensamento, que discute problemas de um Regional e de todos”, lembrou. “Isso faz com que caminhemos mais rápido”. Adlei lembrou que o CSJT, com apenas seis anos de atuação, vem consolidando seu papel integrador e superando as resistências iniciais que viam nele um órgão que inibiria a autonomia administrativa dos Regionais.

Nos aspectos práticos, o secretário-executivo tratou de aspectos específicos da gestão do orçamento da Justiça do Trabalho, e observou que, durante o mandato de dois anos, os presidentes de Regionais lidam com três orçamentos: o elaborado pela gestão anterior, que lhes cabe executar; aquele definido na sua própria gestão, com suas prioridades; e aquele que passará à gestão seguinte. Essa particularidade enfatiza a necessidade do planejamento de longo prazo, a fim de garantir a continuidade de programas e iniciativas.

Responsabilidade fiscal

No período da tarde, a programação trouxe a coordenadora-geral substituta de Normas de Contabilidade Aplicada à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional, Selene Nunes, para tratar dos limites, relatórios e principais obrigações relativas à Lei de Responsabilidade Fiscal. Selene concentrou sua exposição em dois aspectos mais relevantes para o Poder Judiciário: despesas com pessoal e restos a pagar.

Fonte: TST

will my girlfriend cheat site cheat on my girlfriend

Acessos: 0

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
12 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
25 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
118 11
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
40 0