“Se Renda à Infância”: doações podem ser feitas diretamente na declaração
É possível destinar até 3% do imposto devido, além de optar por fundos…
O cartão de crédito é uma das formas mais populares de pagamento, atualmente no Brasil. A facilidade em comprar, pagar depois e ainda pagar o mínimo da fatura contribui para muitos aderirem ao crédito. No entanto, segundo dados do Banco Central (BC), os juros cobrados pelas instituições financeiras nessa modalidade saltaram em março para 430,5% ao ano, aumento de 13,10% em comparação a fevereiro. Esse é o maior patamar do juro rotativo, como é conhecido, desde agosto de 2017. Os dados são do relatório de Política Monetária do BC, divulgado no último dia 26.
Ainda, conforme os dados do relatório do BC, 48,6% das famílias brasileiras estão endividadas. Para o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, o uso do rotativo do cartão é um dos principais motivos desse endividamento.
“O rotativo do cartão é um dos maiores vilões nesse cenário, é o que tem juros mais caros. Ele ocorre quando o consumidor não paga o valor integral da fatura na data de vencimento. Nesse caso, a instituição financeira oferece a opção de parcelar o valor devido, cobrando juros altos em cima do valor original. Esses juros são calculados diariamente, o que pode levar o consumidor a uma dívida impagável”, alerta.
Luz no fim do túnel
De acordo com Dorte, uma das alternativas para sair do endividamento é o crédito consignado. Essa modalidade é oferecida para pessoas que têm renda fixa, como aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e trabalhadores de empresas conveniadas. O valor das parcelas é descontado diretamente na folha de pagamento, o que reduz os riscos de inadimplência.
“O crédito consignado é uma boa opção para quem está endividado. Os juros são mais baixos do que os do rotativo do cartão, porque ele tem a garantia que interessa para os bancos e instituições financeiras. Outra vantagem é que as parcelas são fixas, o que ajuda na organização das finanças”, explica.
Segundo Dorte, enquanto o juro ao ano do crédito consignado é, em média, de 26%, no cheque especial os juros chegam a 129% pelo mesmo período. “É uma arapuca. Já está escrito em versos e prosas que não tem nada de errado em usar o rotativo ou cheque especial, a não ser a sua tomada de decisão. Para que tomar um crédito tão caro, que só vai aumentar a dívida, se podemos encontrar boas linhas de consignados com juros mais baratos?”, reflete.
A ANAJUSTRA Federal oferta aos associados o benefício de realizar crédito consignado com instituições como a Financeira BRB (Banco de Brasília) e Sicoob Credijustra. A contratação é totalmente on-line e garante taxas competitivas e sem burocracia.
O servidor Marcos Antonio Porfiro já se beneficiou com o serviço e destaca a rapidez em realizar a transação. “Olha, foi em tempo recorde. Nunca foi tão rápido. Nas outras instituições em que normalmente busco este contrato, levam dias e até mesmo semanas para chegar ao fim”, afirma o associado.
Para saber mais sobre o crédito consignado, acesse o Portal de Benefícios.
Planejamento financeiro
Para sair do endividamento, é necessário enfrentar o problema de frente e fazer um planejamento financeiro. Segundo o consultor José Carlos Dorte, é preciso juntar todas as informações para saber o tamanho real da dívida e encontrar uma instituição financeira que caiba dentro da margem para pagamento. No entanto, é importante ter em mente que, até o final do pagamento, é preciso ficar na linha para não cair novamente em uma bola de neve de dívidas.
Dorte destaca quatro fatores que contribuem para o endividamento: a falta de reajuste anual da inflação, a ausência de planejamento financeiro, fatores emocionais e psicológicos e infortúnios. “No caso dos servidores, a falta de reajuste anual da inflação é um problema, já que com o passar do tempo, a falta de aumento começa a impactar significativamente as finanças”.
Para auxiliar com o planejamento, os associados contam com os serviços da consultoria financeira da ANAJUSTRA Federal. “Ajudamos a clarear o cenário real e as possibilidades mais vantajosas para organizar a vida financeira do associado, a estruturar a reserva de emergência para momentos de infortúnios. Em alguns casos, inclusive orientamos a recorrer a Lei 14.181/2021, a lei do superendividamento. Assim, é possível rever o contrato para garantir a sobrevivência, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor”.
Dúvidas sobre questões financeiras podem ser enviadas ao consultor pelo e-mail financas@anajustrafederal.org.br ou entrar em contato pelo telefone 0800 643 6864.
Acessos: 3429
Baixar nosso APP é muito fácil, olha só:
1️⃣ Faça o download na Apple Store ou Google Play
2️⃣ Faça login usando os mesmos dados da área restrita
✨ Pronto!
E não se esqueça de:
📍Permitir que o APP acesse sua localização para que você veja convênios pertinho de você
🔔 Ativar as notificações para não perder novidades e comunicados importantes
Baixe e concorra a prêmios. Já realizamos 5 sorteios e ainda temos outros 5 pela frente.
👉 Comente “APP” e receba o link para baixar!
#appanajustrafederal #clubedevantagens #anajustrafederal
📚✨ Novo talento na literatura entre os associados!
O servidor João da Cruz Ramos Filho lançará seu primeiro livro infantojuvenil, O Brilho da Estrelinha Marrom — uma história que convida crianças e adultos a enxergarem o mundo com mais sensibilidade, imaginação e empatia.
Inspirado em memórias, sonhos e no cotidiano, o autor traz uma mensagem simples e poderosa:
💫 cada pessoa tem seu próprio brilho
A obra aborda temas como inclusão, amor e conscientização social, com um olhar leve e cheio de significado.
📍 O lançamento oficial será no dia 24 de abril, na Biblioteca Pública de Santa Catarina, na Rua Tenente Silveira, 343 – Centro, em Florianópolis.
👉 Prestigie, valorize e compartilhe a produção cultural dos colegas!
#anajustrafederal #florianopolis
Viva a cidade que nasceu do sonho de Dom Bosco e da ousadia de Juscelino Kubitschek. A capital planejada para unir e desenvolver o Brasil, o “avião” de belos parques, das tesourinhas e do aconchego das superquadras.
Viva a capital que respira modernidade. A cidade onde o sol nasce no Lago Paranoá e se põe na Praça do Cruzeiro, lá no final do Eixo Monumental.
Viva o coração do Brasil, a terra que foi esperança e hoje é realidade. Viva a amada Brasília, que hoje comemora 66 anos.
📍 É também aqui que a ANAJUSTRA Federal mantém sua sede, de onde partem o cuidado, o apoio e a presença que chegam a associados de todo o país.
#anajustrafederal #aniversariodebrasilia
O novo AQ pode mudar tudo 💡
Mais do que um benefício financeiro, o Adicional de Qualificação pode transformar a forma como o Judiciário se desenvolve.
Em uma entrevista publicada no nosso site, a reitora do IESLA mostra como a valorização da formação acadêmica pode gerar impacto real dentro dos tribunais — estimulando inovação, pesquisa e soluções mais eficientes.
👉 Entenda um pouco desse movimento nos cards e acesse o site para ler a entrevista completa.
Aproveite e acesse http://anajustrabeneficios.com.br para conferir nosso convênio com o IESLA!
#anajustrafederal #iesla
A ANAJUSTRA Federal esteve presente em ações de saúde e qualidade de vida promovidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).
No dia 27 de março, em comemoração ao Dia das Mulheres, uma aula de dança reuniu participantes em um momento de movimento e integração. Já em 15 de abril, durante a Semana da Saúde, novas atividades reforçaram a importância do cuidado contínuo com o bem-estar.
Nas duas ocasiões, agendas e calendários foram disponibilizados aos participantes, como forma de incentivo à organização e à qualidade de vida no dia a dia.
#anajustrafederal #tremaranhao
O Colégio Cruzeiro @colegiocruzeirooficial, parceiro da ANAJUSTRA Federal, foi eleito pelo segundo ano consecutivo como a escola mais amada do Rio de Janeiro, segundo a Veja Rio.
Um reconhecimento que nasce do dia a dia, da relação com as famílias e da excelência no ensino.
Parabenizamos pela conquista e reforçamos: associados da ANAJUSTRA Federal contam com desconto nas mensalidades.
Saiba mais no Clube de Vantagens.
#anajustrafederal #colegiocruzeiro