
A Amizade que Sustenta a Alma
Por Glauce de Oliveira Barros
Minha proposta de emenda constitucional conhecida como PEC dos Recursos ataca frontalmente dois dos mais graves, se não os dois mais graves problemas do sistema judicial brasileiro: a lentidão dos processos e a impunidade. Para tanto, altera a Constituição para acabar com a chamada “indústria dos recursos”, em que manobras protelatórias retardam o andamento dos processos e impedem a execução das sentenças judiciais.
Em termos simples, o projeto estabelece o final do processo após duas decisões judiciais. O Brasil é o único país do mundo em que um processo pode percorrer quatro graus de jurisdição: juiz, tribunal local ou regional, tribunal superior e Supremo Tribunal Federal (STF). O sistema atual produz intoleráveis problemas, como a “eternização” dos processos, a sobrecarga do Judiciário e a morosidade da Justiça.
Pela PEC dos Recursos, os processos terminarão depois do julgamento do juiz de primeiro grau e do tribunal competente. Recursos às cortes superiores não impedirão a execução imediata das decisões dos tribunais estaduais e regionais. Tais decisões, aliás, em geral são mantidas pelas cortes superiores. Em 2010, por exemplo, o STF modificou as decisões dos tribunais inferiores em apenas 5% dos recursos que apreciou.
Os recursos continuarão existindo como hoje, e, em especial, o habeas corpus, remédio tradicional contra processos e prisões ilegais. Quem tiver certeza de seu direito continuará a recorrer aos tribunais superiores. Os recursos, no entanto, já não poderão ser usados para travar o bom andamento das ações judiciais. Aqueles que lucram com a lentidão da Justiça perderão um importante instrumento que agora atua em favor da impunidade e contra o bom funcionamento do sistema judicial.
A imprensa tem realçado o caso de um assassino confesso que, mediante uso de uma série infindável de recursos (mais de 20), retardou sua prisão por onze anos. Se a PEC dos Recursos já estivesse em vigor, esse réu estaria cumprindo sua pena há mais de cinco anos.
O projeto não interfere em nenhum dos direitos garantidos pela Constituição, como as liberdades individuais, o devido processo legal, a ampla defesa, o tratamento digno do réu. O que se veda é apenas a possibilidade da utilização dos recursos para perpetuar processos e evitar o cumprimento das decisões.
Com a PEC dos Recursos, as ações serão mais rápidas, e o sistema judiciário terá uma carga muito menor de processos. Além de combater a morosidade dos processos da minoria da população que busca o Judiciário para a solução de conflitos, a medida contribuirá também para ampliar o acesso à Justiça por parte da grande maioria da população, que hoje não recorre ao sistema judiciário porque sabe que a causa pode arrastar-se por anos.
Uma Justiça rápida e eficiente é do interesse de toda a sociedade. O Direito deve ser um instrumento eficaz de pacificação dos conflitos. Processos excessivamente longos criam insegurança jurídica. Por acelerar os feitos judiciais, a PEC dos Recursos aumenta a segurança jurídica e fortalece a Justiça, um dos mais essenciais dos serviços públicos.
A proposta atende também aos interesses dos profissionais do Direito. A medida reforça a responsabilidade dos juízes e dos tribunais locais e regionais, que terão seu desempenho avaliado mais de perto pela sociedade. Também interessa à grande maioria dos advogados, que vive da solução de litígios e não se vale de manobras protelatórias junto a tribunais superiores.
A Constituição brasileira assegura a todos a razoável duração e a celeridade da tramitação dos processos. A morosidade corrói a credibilidade da Justiça, favorece a impunidade e alimenta o descrédito no Estado de direito e na democracia. É disso que trata o debate sobre a PEC dos Recursos. A quem pode interessar a lentidão do sistema judicial?
Fonte: STF
abortion real life stories can taking birth control terminate a pregnancy abortion clinics rochester nyabortion real life stories can taking birth control terminate a pregnancy abortion clinics rochester nywill my girlfriend cheat site cheat on my girlfriendwife cheated on me now what i want to cheat on my wife wife wants to cheatwife wants to cheat go why do i want my wife to cheat on me
✨Mais uma vitória judicial da ANAJUSTRA Federal!✨
A Segunda Turma do Supremo reconheceu a validade da sentença obtida pela entidade sobre os Quintos/Décimos, afastando entendimento do TCU sobre a absorção da rubrica e garantindo aos associados o direito de mantê-la na aposentadoria.
Consequentemente, a decisão também restabelecerá o recebimento da parcela absorvida no último reajuste da categoria. 💪⚖️
Uma vitória coletiva que reafirma a força da categoria e o compromisso da ANAJUSTRA Federal em defender cada conquista dos servidores do Judiciário da União. 👏
#ANAJUSTRAFederal #Quintos #DecisãoHistórica #VitóriaDosServidores #STF #JudiciárioFederal #DireitosGarantidos
O Mês das Crianças chegou com descontos especiais no Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal!
Tem ofertas em moda, presentes, beleza, esportes e muito mais, para você aproveitar e presentear com economia. 👕🎁💄
🧾 São mais de mil convênios com benefícios exclusivos para associados.
Acesse o site e confira todas as oportunidades!
#anajustrafederal #clubedevantagens #diadascrianças #benefícios #descontosespeciais #vantagens
🚨 O maior Show de Prêmios da história da ANAJUSTRA Federal está chegando e você que é associado adimplente já tem um número da sorte garantido!
Mas quer saber como aumentar suas chances? 👇
✨ Responda à pesquisa na área restrita → +1 número
✨ Indique um colega para se associar → +3 números (se a filiação for confirmada até 22/10)
📲 É rápido, simples e pode te aproximar ainda mais de prêmios incríveis como:
🏍️ Moto Elétrica
📱 iPhone 16
📺 Smart TV Samsung
📖 Kindle
E muito mais!
📅 Anote aí: sorteio dia 23/10, às 19h, durante a Live Sarau 🎶
👉 Corre na área restrita e garanta seus números extras!
#anajustrafederal #pju #clubedevantagens
A ANAJUSTRA Federal marcou presença na Semana da Servidora e do Servidor 2025 do TRT3, em Minas Gerais, nos dias 1º e 3/10.
Durante o evento, promovemos plantões tira-dúvidas sobre ações judiciais e planos da SulAmérica, além de momentos de integração, como a cabine fotográfica.
Uma iniciativa para estar ainda mais perto dos associados, levando informações e benefícios diretamente ao local de trabalho.
#anajustrafederal #trt3 #semanadoservidoredaservidora #beneficios #planodesaude #associacao
🚨 Está no ar a lista oficial do Show de Prêmios 2025!
Neste Mês do Servidor, a ANAJUSTRA Federal preparou o maior sorteio da história 🎉
🏍️ 1 Moto Elétrica Bee Type 2
📱 1 iPhone 16
🎧 2 Fones de Ouvido Sem Fio JBL
📱 1 Tablet Samsung Galaxy
📺 1 Smart TV Samsung 50” UHD 4K
📖 1 Kindle
☕ 1 Cafeteira Nespresso
🎁 20 Vales-presente Renner no valor de R$200
💳 2 Gift Cards Zift no valor de R$100
🍫 2 Kits de chocolates Luckau
📖 1 kit Blue Marine + Agenda Total da Volare Paper
🎁 10 Vouchers da Clinic Farm – Pague Menos, para bioimpedância
📅 O sorteio será dia 23/10, às 19h, na Live Sarau da ANAJUSTRA Federal.
✅ Todos os associados em dia já estão participando.
✨ E você ainda pode garantir números da sorte extras:
👉 Respondendo a pesquisa na área restrita (+1 número)
👉 Indicando um colega para se associar (+3 números, se a filiação for confirmada até 22/10)
📲 Acesse a área restrita e participe!
CALENDÁRIO 2025 | ANAJUSTRA FEDERAL
Em outubro, Lúcia Roberta de Albuquerque Luna, do TRT6, contou sobre a implementação do 5S em seu tribunal.
Ela está no calendário 2025 da ANAJUSTRA Federal.
→ Arrasta pro lado e confira.
#anajustrafederal #pju #outubro #servidorpublico