Você serviu às Forças Armadas, à Polícia Militar ou aos Bombeiros Militares?
Seu tempo de serviço pode aumentar o valor do Benefício Especial.
Se você acessar agora a área restrita e verificar a página das ações, vai ver que a ANAJUSTRA Federal tem dezenas de títulos judiciais em andamento, alguns deles em execução.
Os processos tratam de diversos temas. Entre eles, estão: Quintos, Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA) de Quintos, incorporação da GAJ e opção do Artigo 193. Lá, também está a ação visando declarar o direito dos servidores oriundos do serviço público militar a permanecer vinculados ao regime próprio de previdência social e a ação que objetiva o recebimento do auxílio moradia, que são destaques deste primeiro “Boletim Jurídico” publicado no site.
Enviado por e-mail a todos os associados desde setembro passado, ele foi criado para que os associados inscritos nos pleitos da entidade, fiquem por dentro daquilo que mais importa sobre os processos e sobre a atuação da assessoria jurídica, mensalmente.
Andamentos judiciais mensais?
Como bem se sabe, o andamento de um processo na Justiça não tem prazo e há diversas medidas que podem prejudicar o julgamento de um tema. O que se pretende com o boletim é mostrar o trabalho da assessoria jurídica, coordenado pela diretoria da associação. Isso envolve a elaboração de petições, contestações, memoriais, recursos, entre outros, em todas as instâncias do Poder Judiciário.
Assim, a ANAJUSTRA Federal quer assegurar que ter uma assessoria jurídica competente garante que, dentro do possível, as ações terão celeridade.
É importante lembrar ainda que o setor de ações é o braço administrativo da área jurídica da associação e também traremos notícias dele no boletim mensal, que agora também será veiculado no site.
Vamos ao resumo do mês?
Fevereiro foi um mês de boas notícias para os associados da ANAJUSTRA Federal no campo jurídico. Em decisão, que confirma tutela antecipada, a juíza federal substituta da 5ª SJ/DF, Diana Wanderlei, julgou procedente a ação que objetiva declarar o direito dos servidores oriundos do serviço militar de permanecer vinculados ao Regime de Previdência própria da União.
Ainda no mês, foi distribuído o processo que visa à concessão e o pagamento retroativo dos últimos cinco anos do auxílio-moradia, para aqueles que preencheram os requisitos previstos nas Resoluções 110/2012 e 167/2016.
Confira
Ação visando o recebimento do auxílio moradia
Processo: 1006431-18.2021.4.01.3400
26/02 – Juntada de procuração atualizada.
11/02 – Decisão determinando a emenda da inicial.
08/02 – Processo distribuído perante a 1ª Vara Federal Cível da SJDF.
Ação visando declarar o direito dos servidores oriundos do serviço público militar a permanecer vinculados ao regime próprio de previdência social
Processo: 0019765-15.2016.4.01.3400
01/03 – Juntada de embargos de declaração.
12/02 – Confirmada a tutela antecipada e julgado procedente o pedido.
Ação da opção pelo Artigo 193 – (1º e 2º grupos)
Processos: 1042394-58.2019.4.01.3400 & 1043379-90.2020.4.01.3400
26/02 – Interposto recursos de agravo de instrumento (AI 1006925-92.2021.4.01.0000 e 1006938-91.2021.4.01.0000) distribuídos na Segunda Turma do TRF1.
25/02 – Proferida decisão não concedendo a antecipação da tutela. Determinada citação da Fazenda Nacional para oferecer contestação.
Ação para manter a VPNI incorporada aos vencimentos cumulativamente com a GAE
Processo: 1066804-49.2020.4.01.3400
03/02 – Juntada de recurso de agravo contra decisão que indeferiu a tutela antecipada (AI 1004151-89.2021.4.01.0000) perante a Primeira Turma do TRF1.
Ação visando receber a parcela denominada VPI quando do pagamento da gratificação natalina (13º salário) e do adicional de 1/3 de férias
Processo: 0025601-71.2013.4.01.3400
23/02 – Remetidos os Autos (em grau de recurso) de 7ª Vara Federal Cível da SJDF para Tribunal.
17/02 – Juntada de contrarrazões ao recurso.
02/11 – Apresentado Recurso de Apelação pela União, contra a sentença que julgou procedente o pedido da ANAJUSTRA Federal.
Na área restrita
Quer conferir o último andamento de algum outro processo? Acesse a área restrita do site e localize o menu “ações”. Na página estão listadas todas as ações da ANAJUSTRA Federal e o progresso delas.
Acessos: 48
Movimento faz bem 🌬️
Para a edição 2027, queremos conhecer os hábitos que ajudam você a cuidar da saúde física e mental.
Vale caminhada, corrida, musculação, dança, yoga, esportes coletivos ou qualquer atividade que faça parte da sua rotina.
Compartilhe esse momento e inspire outros servidores. Em breve, divulgaremos como participar.
Ao longo de 2026, o calendário da ANAJUSTRA Federal celebra histórias de amizade que nasceram no Judiciário Federal e seguiram muito além do ambiente de trabalho.
Neste mês, conhecemos a história de Rory Cordeiro e Silva, do TRE-PR, e de Maria Ângela de Oliveira.
A amizade começou na década de 1990, na Expedição do TRE-PR, entre a rotina de trabalho, conversas, aprendizados e momentos importantes da vida. Anos depois, os caminhos voltaram a se cruzar no Laboratório de Inovação, desta vez com os papéis invertidos: Ângela tornou-se chefe de Rory.
Uma trajetória que mostra como o serviço público também é capaz de construir laços que resistem ao tempo e permanecem para toda a vida.
As férias de julho chegaram! Que tal aproveitar para viajar pagando menos?
Associados da ANAJUSTRA Federal têm condições especiais em mais de 20 hotéis no Brasil e também no exterior.
Entre eles:
📍 Windsor
📍 Blue Tree
📍 Tauá Resorts
📍 Universal Orlando Resorts
📍 Vila Galé Angra
📍 Hot Springs Resorts
Confira todos os parceiros em anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #beneficios #viagem
💊 Remédio mais barato faz diferença no orçamento.
Associados da ANAJUSTRA Federal têm acesso a descontos de até 60% OFF em medicamentos nas farmácias Drogasil e Raia.
Uma vantagem que você usa o ano inteiro e que pode gerar uma economia significativa para você e sua família.
👉 Ainda não é associado? Associe-se e aproveite este e muitos outros benefícios exclusivos.
#ANAJUSTRAFederal #ServidorFederal #JudiciárioFederal
Tem novidade chegando.
O Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 já está tomando forma e, em poucos dias, vamos revelar o tema da próxima edição.
Enquanto isso, fica um pequeno spoiler…
Quem conhece Minas sabe: é difícil escolher só uma opção. 😄
E para os associados da ANAJUSTRA Federal, tem mais um motivo para gostar ainda mais do estado: o Clube de Vantagens reúne convênios com descontos em saúde, educação, lazer, farmácias, compras e muito mais.
Comente a sua resposta e aproveite tudo o que o Clube de Vantagens tem para oferecer!
📍 Em Belo Horizonte, você conta com um ponto de apoio físico para esclarecer dúvidas, buscar orientações e aproveitar, com mais comodidade, todos os benefícios oferecidos pela associação.
Estamos no Edifício Diamond Arch, na Av. Getúlio Vargas, 874, sl 609, Bairro Funcionários, Belo Horizonte / MG.