Ação visando obstar a retirada da parcela denominada opção (Art. 193)

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A ANAJUSTRA Federal abre nesta quinta-feira, 23/4, novo grupo da ação que visa a não retirada de parcela “opção”, do Art. 193 da Lei 8.112, e convoca aposentados a ingressarem.

Os órgãos da administração e/ou o Tribunal de Contas da União (TCU) têm intimado os servidores públicos federais aposentados sobre a retirada de parcela remuneratória de seus proventos de aposentadoria, denominada “opção” e prevista pelo então vigente Art. 193 da Lei 8.112/1990.

A medida decorre de decisão do TCU, definida  no Acórdão nº 1.599/2019 Plenário/TCU que, mudando entendimento até então vigente, decidiu ser  “vedado o pagamento das vantagens oriundas do art. 193 da Lei 8.112/1990, inclusive o pagamento parcial da remuneração do cargo em comissão (‘opção’), aos servidores que implementaram os requisitos de aposentadoria após 16/12/1998, data de publicação da Emenda Constitucional 20, que limitou o valor dos proventos à remuneração do cargo efetivo no qual se deu a aposentadoria”.

Associe-se e participe da ação

Em defesa dos seus  associados, a ANAJUSTRA Federal ajuizará um segundo grupo da ação, objetivando a declaração de nulidade do referido Acórdão do TCU. Os associados que, até a data de 18 de janeiro de 1995, tenham satisfeito os pressupostos estabelecidos no art. 193 da Lei 8.112/90 – exercício de função de direção, chefia, assessoramento, assistência ou cargo em comissão por período de cinco anos consecutivos ou dez interpolados, devem ingressar na ação, assinando a autorização individual que está disponível para assinatura na área restrita do site. 

O prazo para adesão se esgota no dia 15 de maio.

Quem pode participar? 

Servidores aposentados que não tiveram a aposentadoria homologada pelo TCU, especialmente aqueles que já foram notificados pelo órgão sobre a retirada da referida vantagem denominada “opção” dos seus proventos.

Como assinar? 

Faça login no site da entidade usando seu CPF nos campos login e senha. Logado, vá até a área restrita e no menu “ações que não participo” escolha a que você quer fazer parte. Clique no ícone “assinar”. 

Depois de visualizar a autorização e confirmar seus dados, clique em “iniciar o processo de assinatura eletrônica”. Logo após, você receberá um e-mail. Nele, clique no botão “acessar documento” e depois, na janela que será aberta, clique em “assinar”. Preencha os dados solicitados no formulário e crie uma senha na plataforma Autentique.

Após criar a senha, assine o documento usando mouse, touchpad, tela sensível ou confirme a assinatura com a rubrica sugerida pela plataforma e dê “ok”.

Por fim, você receberá um terceiro e-mail, com o link para baixar a autorização assinada. A ANAJUSTRA receberá também, por isso, não é preciso encaminhar o documento para a entidade.

Não se preocupe em deixar a assinatura idêntica à original. O que vale nesse processo são os dados que foram registrados e autenticados pela ferramenta.

Acessos: 18

Nossa segunda Live com a @funprespjud foi extremamente esclarecedora. 

🎥 Assista e entenda tudo sobre:
as novas regras da previdência e benefícios financeiros da Funpresp-Jud, com o diretor-presidente da fundação, Amarildo Vieira de Oliveira. 

💻 Se preferir, assista na íntegra no YouTube. 

#anajustrafederal #previdencia #regrasdaprevidencia #funprespjud #pju
32 4
Chegou o grande dia! 

Nesta terça, 10/6, na segunda live da parceria entre a ANAJUSTRA Federal e a Funpresp-Jud, vamos tirar suas dúvidas sobre regras de transição, cálculo do benefício, alíquotas de contribuição, pensão e vantagens financeiras de aderir à Fundação.

Amarildo Vieira de Oliveira é o nosso convidado! A transmissão acontece ao vivo, às 19h, pelo Instagram e Youtube da associação.

Não perca a oportunidade de entender de uma vez por todas as mudanças no cenário previdenciário e de saber como aproveitar as vantagens oferecidas pela Fundação.

#anajustrafederal #funprespjud #previdencia #aposentadoria
10 0
IDIOMAS | CLUBE DE VANTAGENS

Já pensou em estudar inglês com qualidade e com desconto especial?
Fomos conhecer de perto a Cel.Lep, parceira da ANAJUSTRA Federal, e mostramos tudo no vídeo!

📚 Associados, seus filhos e cônjuges também têm acesso ao benefício.
É uma oportunidade incrível para investir no aprendizado de toda a família!

🔗 Saiba mais em anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #parceriasquevalemapena #descontosparavocê #inglêscomdesconto #cellep #benefícioexclusivo
35 4
Já anotou na agenda? A segunda live da parceria entre a ANAJUSTRA Federal e a Funpresp-Jud acontece na próxima terça-feira, 10/6, ao vivo, às 19h, pelo Instagram e Youtube da associação.

Na transmissão, o diretor-presidente da Fundação, Amarildo Vieira de Oliveira, vai falar do cenário previdenciário para servidores e como aproveitar as vantagens oferecidas pela Funpresp-Jud.

É a ANAJUSTRA Federal e a Funpresp-Jud unindo forças para levar informação de qualidade aos servidores do Judiciário Federal!!!

#previdencia  #servidores #funprespjud
20 0