10 museus gratuitos no Rio de Janeiro e Niterói

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Quem reside no Rio de Janeiro ou tem data marcada para visitar a “cidade maravilhosa” pode aproveitar a entrada gratuita oferecida por museus e centros culturais em diversos dias da semana. O Museus de Arte do Rio de Janeiro (MAR) e o Museu do Amanhã, por exemplo, são os mais novos e estão localizados próximos à Praça Mauá, área portuária revitalizada.

No MAR, a entrada gratuita é toda terça-feira ou último domingo do mês. Já no Museu do Amanhã, a gratuidade é oferecida apenas às terças-feiras. Caso a visita não seja viável nesse dia, é possível adquirir um passaporte para visitar o MAR e o Museu do Amanhã por R$ 32. Cada ingresso custa R$ 20 (inteira). Acesse os sites do MAR e do Museu do Amanhã para conferir as exposições permanentes e temporárias.

Arte popular

Com um acervo que ultrapassa 8 mil peças de autoria de 200 artistas brasileiros, o Museu Casa do Pontal é considerado o maior e mais significativo quando se fala em arte popular brasileira. Localizado no Recreio dos Bandeirantes, além da exposição permanente nas galerias, o museu conta com a instalação “O bunker”, de autoria dos artistas OSGEMEOS.

A entrada para a Casa do Pontal é gratuita toda terça-feira. Confira mais informações no site.

Quarta-feira gratuita

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM)

Localizado no Parque do Flamengo, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) tem visitação gratuita toda quarta-feira, a partir das 12h. Além do conjunto arquitetônico com vista para a Baía de Guanabara, o acervo também chama a atenção dos visitantes: artistas como Jackson Pollock e Victor Vasarely doaram telas para o MAM. Acesse o site.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Se arquitetura também é um interesse, a visita ao MAC, em Niterói, é altamente indicada. O projeto de autoria de Oscar Niemeyer é um dos cartões postais da cidade, e o MAC oferece gratuidade toda quarta-feira ou todos os dias para quem chegar ao local de bicicleta. Confira na página do MAC mais detalhes.

Palácio do Catete

Sede do poder executivo brasileiro quando o Rio de Janeiro ainda era capital do país, o Palácio do Catete abriga o Museu da República e transpira história e política. Finalizado em 1867, o prédio e o jardim do Palácio destoam do cenário urbano da vizinhaça. A visitação sem custo pode ser feita às quartas e domingos. Consulte o site.

Catraca livre aos domingos

Para quem adora combater a monotonia do domingo, dois museus localizados na região central oferecem visitação gratuita: o Museu de Belas Artes, renomado pela acervo de arte brasileira do século XIX, e o Museu Histórico Nacional, que detém a maior coleção de cédulas, moedas e medalhas no país.

Na página dos museus de Belas Artes e Histórico é possível conferir os horários de visitação, as exposições e saber a origem arquitetônica de cada um.

Gratuitos todos os dias

Ainda na região central da cidade, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e a Caixa Cultural podem ser visitadas gratuitamente todos os dias. Nos dois locais serão cobradas as entradas apenas para shows, sessões de cinema e espetáculos teatrais. Confira no site do CCBB-RJ e da Caixa Cultural a programação atualizada.

Acessos: 3

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
12 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
26 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
119 11
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
41 0