Com três discos autorais, servidor do TRT3 prioriza liberdade de criação

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Aos 12 anos, o servidor do TRT3, Marcelo Camargo dos Santos, iniciou o aprendizado musical no violão popular e não parou mais. “Depois veio o estudo por dois anos de Teoria Musical na Fundação Clóvis Salgado/Escola Cantorum e viola de orquestra. Aos 20 anos, dois anos de estudo de Canto Popular com a professora e cantora lírica Mary Armendani. Violão Erudito na OMB e dois anos de piano com o professor Vander Soares.”

Atualmente, com três discos autorais e independentes gravados, Marcelo que também é compositor, afirma que optou pelo caminho mais difícil, quando se fala em atividade profissional no ramo musical. “O espaço para se estabelecer depende da pretensão e expectativas do compositor. Hoje, se almeja sucesso, tem que abrir mão da construção de melodias e harmonias mais elaboradas, bem como do lirismo das letras. Não abro mão da minha liberdade de criação. É preciso também investir em instrumentos de qualidade reconhecida e equipamentos profissionais.”
 
Inspirado pelos conterrâneos de Minas Gerais, Marcelo enumera os artistas e bandas nacionais e internacionais que estão presentes em seu cotidiano, seja como ouvinte ou durante o trabalho musical: “Clube da Esquina: Milton Nascimento, Toninho Horta, Lô Borges, Flávio Venturini, Beto Guedes… No cenário nacional, O Terço, Chico Buarque, Djavan, Jobim, Gil, Caetano, Paulinho Nogueira, Paulinho da Viola, Lenine… No cenário internacional, Yes, Genesis, Beatles, Neil Young, Steve Wonder, Eric Clapton…”, disse.
 
Com 53 anos de idade, ele também explica que houve uma mudança na maneira como compõe suas canções: “Antigamente era movido a sofrimento. A melancolia, a atmosfera noturna e a contestação política eram gatilhos da inspiração. Atualmente não preciso de nada disso. Basta sentar com o violão, uma folha de papel, um lápis ou caneta, e um pacto interno de criar que as melodias fluem imediatamente com a harmonia, às vezes com a letra simultaneamente.”
 
Para Marcelo, a atuação musical é um contraponto produtivo, em relação à atividade judicial que demanda atuação interna, externa e também domiciliar. “A arte liberta a criatividade, reduz a adrenalina da função de agente do Estado e faz a conexão com outros sentimentos que passam longe dos conflitos que caracterizam a atividade judicial”, afirma.
 
Confira abaixo o clipe da música “Dom de ser feliz”. Para entrar em contato com o cantor e compositor e conhecer outras músicas de autoria de Marcelo Camargo, envie e-mail para marcelokamargo@uol.com.br.

Acessos: 3

💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
32 4
💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?

Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.

E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.

São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.

👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.

#anajustrafederal #convenios #beneficios
37 3
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
21 2
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
41 10
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
17 1