Servidor do TRT2 doa documentos históricos raros ao TST

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Desde o dia 28 de março, o acervo do Tribunal Superior do Trabalho (TST) conta com três objetos raros, doados pelo servidor do TRT2, Hermelindo Lopes Filho, que compareceu nessa data, em Brasília, para fazer a doação pessoalmente, ao ministro Augusto César Leite de Carvalho, coordenador do Comitê Gestor do Programa de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho e presidente da Comissão de Documentação do TST.

Acompanhado ainda do coordenador de Gestão Documental do TST, Luiz Fernando de Almeida, Hermelindo afirmou ao ministro e ao coordenador que sentia-se “honrado e feliz por estar aqui hoje no TST e poder contribuir com o resgate histórico da Justiça do Trabalho, justiça essa especializada  que vai ao encontro dos anseios da população.”

Na ocasião, foram doados os seguintes documentos:

Medalha – Lado A 


Rara medalha comemorativa da Instalação da Justiça do Trabalho do 30º aniversário, datada de 1941/1971, e da Instalação do Tribunal Superior do Trabalho em Brasília. Fabricada em bronze dourado, na Casa da
Moeda do Brasil.

Medalha – Lado B 


Rara medalha comemorativa da Instalação da Justiça do Trabalho do 30º aniversário, datada de 1941/1971, e da Instalação do Tribunal Superior do Trabalho em Brasília. Fabricada em bronze dourado, na Casa da
Moeda do Brasil.

Livro “Manual de Audiência”

Raríssimo livro “Manual de Audiência” da Justiça do Trabalho datado do ano de 1941, portanto documento histórico com 76 anos. Publicado pelo Dr. Adílio Tostes Malta, foi juiz do Trabalho ou seu equivalente, à época,
nos anos 1940, chegando ao TRT em 1946 e ao TST em 1964 e também da Academia Brasileira do Direito do Trabalho.

Livro “Constituintes Brasileiros de 1934”

Raríssimo livro do ano de 1934: “Constituintes Brasileiros de 1934″. Foi a constituinte de 1934 que previu a criação da Justiça do Trabalho por meio  do capítulo IV, art. para  dirimir questões entre empregadores  e  empregados,  regidas  pela   legislação social” de Wanor Godinho e Oswaldo S. Andrade, ano 1934, com 304 páginas, encadernado. A obra apresenta fotografia e biografia de cada constituinte.

O servidor também foi convidado a visitar o Laboratório de Restauração Documental que “tem o objetivo de executar um trabalho de qualidade da documentação histórica do Conselho Nacional do Trabalho (CNT) e
do Tribunal Superior do Trabalho (TST)”, afirmou.

Hermelindo Lopes, além de servidor do TRT2, possui um acervo particular sobre história brasileira, é professor e especialista em defesa, aviação e história.

Acessos: 0

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
3 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
21 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
113 10
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
37 0