Orçamento doméstico pode ser gerenciado em aplicativo criado por servidor do TST
“Antes de começar a reduzir gastos é preciso saber onde se está gastando além da conta”. Esse foi o ponto inicial para o servidor da Justiça Trabalhista, Luciano Neves de Souza, atualmente lotado no TST, determinar o que seria cortado do orçamento mensal da família para balancear a renda com os gastos.
Da reeducação financeira e da experiência profissional na área de Sistema de Informação surgiu o programa “Orçamento Doméstico”, elaborado nos momentos de folga do trabalho e nos finais de semana. “O que me motivou a fazer o programa foi a necessidade de saber para onde estava indo o meu dinheiro. Quando chegava o fim do mês eu ficava me perguntando onde havia gasto o salário. Por quê eu estava no cheque especial? Onde estou gastando mais? Quanto estou gastando com combustível? Quanto estou gastando com cerveja?”, explica.
O aplicativo foi criado com a linguagem de programa “Object Pascal” e funciona de maneira simples, já que o usuário precisa registrar os gastos e rendas, individual ou de todos os membros da família. “Depois de alimentado o banco de dados com esses registros, é possível fazer inúmeras consultas, como, por exemplo, saber quanto está sendo gasto todo mês com combustível, restaurante, escola, aluguel, prestação de apartamento, supermercado, bem como para aferir a média diária e mensal de determinado item. O programa também possibilita a geração de vários relatórios gerenciais, gráficos interessantes, onde pode-se acompanhar a evolução das rendas e gastos”, afirma Luciano.
A utilização do aplicativo pelo servidor forneceu informações sobre sua rotina que eram desconsideradas anteriormente. “Vou dar um exemplo prático: todos os dias eu almoçava no restaurante do TST. No início eu não sentia o impacto desse gasto, mas quando fui olhar o programa no final do mês percebi que estava gastando quase R$ 350,00 mensalmente só com o restaurante. Ação: passei a trazer marmita de casa e esse gasto não faz mais parte de minha vida.”
O programa pode ser adquirido por qualquer pessoa que pagará R$30 para realizar o download. O contato deve ser feito através do e-mail do servidor: neveluciano@gmail.com.
Confira abaixo o tutorial apresentado por Luciano explicando como o aplicativo “Orçamento Doméstico” funciona.
Acessos: 16