Ministro Humberto Martins abre 3º Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Começou nesta quarta-feira (27) no Superior Tribunal de Justiça (STJ) o 3º Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário. Até sexta (29), mais de 400 congressistas – entre magistrados, servidores do Judiciário e do Senado Federal e acadêmicos – vão discutir ideias e contribuições que ajudem a efetivar boas práticas de gestão e de difusão dos documentos que compõem os mais variados arquivos da Justiça brasileira.

O ministro Humberto Martins, diretor da Ouvidoria do STJ, fez a abertura do evento com a palestra “O acesso à informação, gestão de documentos, gestão do conhecimento e preservação da memória”.

Martins fez uma defesa veemente da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11) “Precisamos valorizar e fortalecer a LAI como instrumento de consolidação da democracia participativa”, afirmou.

O ministro defende a participação da sociedade na gestão pública por meio da fiscalização, o que só poder ser feito com acesso amplo a informações oficiais. Atender a essa demanda, segundo ele, é um dos papéis da ouvidoria. Para prestar um serviço eficiente, rápido, preciso e verdadeiro, é fundamental a boa gestão documental nos órgãos públicos, que é o que se busca aprimorar cada vez mais nesses congressos.

Histórico

A primeira edição do congresso foi realizada em 2001, sob a responsabilidade do Supremo Tribunal Federal (STF). A preocupação na época era a melhoria dos procedimentos de guarda e conservação dos documentos ante a inexistência de instrumentos básicos de gestão de documentos arquivísticos – plano de classificação e tabela de temporalidade.

A segunda edição foi realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2012. O foco das discussões foi a qualificação e a integração dos gestores da informação frente ao surgimento de novas tecnologias, que impactam diretamente nos procedimentos de gestão e preservação dos documentos, bem como a construção e difusão da memória institucional.

A terceira edição, organizada pelo STJ com apoio das demais cortes superiores, do STF, do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho da Justiça Federal, tratará do acesso à informação e da memória institucional como garantias do exercício da cidadania.

Avanços

Desde a realização do primeiro congresso, evidenciam-se muitas conquistas que beneficiam os arquivos do Judiciário: criação de cargos de arquivista, implantação de planos de classificação e tabelas de temporalidade, criação e estruturação física de unidades de guarda e conservação de documentos, implantação de sistemas modernos de gestão de documentos arquivísticos, normatizações e outras.

As discussões e ações também têm contribuído para que os responsáveis pela gestão documental, nas diversas instâncias do Poder Judiciário, atuem com o objetivo de garantir que as unidades arquivísticas cumpram sua finalidade: servir à administração produtora do acervo e, com o passar do tempo, tornar-se um efetivo instrumento de consolidação da cidadania e de conhecimento da história.

abortion clinics in greensboro nc during pregnancy abortion vacuumabortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuum

Acessos: 0

Associados da ANAJUSTRA Federal em Mato Grosso e Santa Catarina têm 25% de desconto na RenovaEco Cooperativa de Energia Renovável, integrante da EDC, uma central de cooperativas que conecta quem produz energia a quem consome créditos de energia.

👉 O melhor? O desconto é extensivo aos dependentes e garante economia mensal na conta de luz, sem necessidade de investimento.

🌿 A parceria vai além da energia solar: quem contratar o serviço pode contar também com seguros com condições exclusivas, por meio da ANAJUSTRA Corretora.
📞 Informações: (61) 3322-6864

✨ Invista em energia limpa, reduza custos e aproveite benefícios que só quem é associado tem!

Saiba mais e confira exemplos reais de economia em
🔗 anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #energiasolar #energiarenovavel #economiasustentavel #renovaeco #edc #associadosanajustra #beneficiosanajustra #sustentabilidade #energialimpa
11 0
Cuidar de você também é aproveitar benefícios! 💅💆‍♀️🌸

No Clube de Vantagens, há descontos em cosméticos, acessórios, eletros e muito mais.

Transforme seu autocuidado em momentos únicos.

#anajustrafederal #clubedevantagens #autocuidado #descontos
12 0