CNJ abre edital para cadastro de servidores de demais órgãos do Judiciário
Para realizar a inscrição, o interessado deverá preencher…
Um evento representativo e significante seria um bom resumo do Ato de Assinatura do Protocolo de Cooperação Técnica de Combate ao Trabalho Escravo no Âmbito do Estado de São Paulo, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 24, no Salão Nobre do Ed. Sede do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo-SP.
Representativo porque as instituições signatárias representam algumas das principais instâncias jurídicas relativas ao trabalho no estado. Estavam na mesa do evento os desembargadores Maria Doralice Novaes e Fernando da Silva Borges – respectivamente, presidente do TRT-2 e vice-presidente administrativo do TRT-15; os procuradores Claudia Regina Lovato Franco, José Fernando Ruiz Maturana e Tércio Issami Tokano – respectivamente, procuradora-chefe do MPT da 2ª Região, procurador-chefe em exercício da 15ª Região e procurador regional da União da 3ª Região; e Luiz Antonio de Medeiros Neto, superintendente regional do trabalho e emprego em São Paulo.
Também estavam presentes outras autoridades, como as desembargadoras Ivani Contini Bramante e Silvana Abramo, e a juíza Patrícia Therezinha de Toledo, da Comissão de Erradicação e Combate ao Trabalho Escravo; Eloisa de Sousa Arruda, secretária de estado da justiça e defesa da cidadania, representando o governador Geraldo Alckmin; Oscar Alves de Azevedo, representando a OAB-SP; Natanael Vitoriano do Prado e José Marcelo Alves Gondim, da Comissão de Direitos Humanos da Polícia Rodoviária Federal; Marina Novaes, representando setor da Prefeitura Municipal de São Paulo, além de representantes de sindicatos, advogados e imprensa.
E significante porque a iniciativa, louvada por todos os presentes, representa, nas palavras da presidente do TRT-2, “uma ação concreta de garantia de direitos humanos nas relações de trabalho”.
Senzalas modernas
A pertinência do ato foi ressaltada em todos os pronunciamentos dos integrantes da mesa, bem como sua urgência. O desembargador Fernando da Silva Borges citou alguns tratados da OIT – Organização Internacional do Trabalho, e alguns dados, como o fato de cerca de 60% dos trabalhadores resgatados de trabalho análogos à escravidão acabarem retornando à mesma condição. Nas palavras de Fernando, o combate ao trabalho escravo só é possível “mediante a articulação das instituições (responsáveis)”, justamente o que estava sendo feito.
Luiz Antonio de Medeiros Neto ressaltou a representatividade do evento, e cobrou que a iniciativa se estenda a nível nacional. Ele lembrou que o sindicalismo forte é peça importante para coibir e erradicar o trabalho escravo. Já o procurador Tércio Issami Tokano disse estar entusiasmado com a proposta, e que esperava que outras instituições se juntassem à iniciativa. A procuradora Claudia Regina Lovato Franco ressaltou a importância do combate à escravidão, e disse que, agora, “temos concretamente uma resposta contra este mal que assola o país”, e lembrou ainda que é necessário “aprimorar nossos trabalhos, para cumprir o que nos cabe”.
O procurador José Francisco Ruiz Maturana, por sua vez, endossou tudo o que havia sido dito até então, e discorreu sobre algumas das causas de ainda haver trabalho análogo à escravidão. Os “bolsões de pobreza” impelem trabalhadores a abandonarem seus estados de origem e até seus países, para virem aos grandes centros, como São Paulo, em busca de emprego, e, mesmo trabalhando em situações precárias e degradantes, eles entendem-nas melhores do que sua situação original. Segundo José Francisco, o trabalho escravo surge por uma “descida de degraus” em rumo ao descumprimento das normas trabalhistas, e, em sua opinião, faltaria o “abismo penal: ampliar a competência da Justiça mais eficiente do país – a Justiça do Trabalho – no aspecto penal”, ainda que ele mesmo tenha ressaltado que a mera criminalização não é por si eficiente, mas deve vir acompanhada de fiscalização e de ações.
Fechando os pronunciamentos, a desembargadora Maria Doralice Novaes chamou a atenção para a gravidade do assunto em pauta – conforme disse, o trabalho análogo à escravidão “é absolutamente inaceitável”. Ela ilustrou de maneira certeira o que significa haver trabalho análogo à escravidão nos dias de hoje: “É preciso ter consciência que as senzalas persistem (em pleno) século XXI”, e convocou: “É premente que o combate ao trabalho escravo constitua prioridade não só do governo, mas de todos os setores da sociedade”.
A presidente encerrou o ato, não sem antes conclamar a todos que “querem buscar um ponto final para a vergonhosa exploração do trabalho humano”, que se juntassem aos já signatários, pois se buscava “um caminho, (onde) todos temos que tentar. Nós estamos tentando”.
abortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuumafter an abortion website-knowledge.com las vegas abortion clinics
Acessos: 0
📣 Apoie uma pauta de toda a categoria
Uma associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia (TRT3), é autora de uma ideia legislativa no Senado que propõe a regulamentação da data base dos servidores do PJU e do MPU, garantindo a revisão salarial anual prevista na Constituição.
A proposta já alcançou 16 mil apoios, mas precisa chegar a 20 mil até 29 de janeiro de 2026 para ser debatida no Congresso.
👉 Apoie você também
Comente "data-base" e receba o link para votar!
É rápido
Clique em “Apoiar”
Faça login com sua conta GOV.BR
Confirme seu voto
🗳️ O apoio é único e seguro.
Vamos juntos fortalecer essa pauta e dar voz à categoria 💪
#anajustrafederal #database #servidorespublicos
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?
Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.
Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.
Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙
#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
🩺✨ Nova parceria ANAJUSTRA Federal
Os associados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco e Rio Grande do Sul e do Distrito Federal agora contam com a MedSênior, operadora especializada no público 44+, com planos:
✔️ sem coparticipação
✔️ com carência zero*
✔️ rede própria e estrutura completa
✔️ foco em prevenção e qualidade de vida
Tudo isso com condições especiais de adesão e atendimento personalizado pela JUSaúde.
Comente JUSaúde e receba o link pra simular agora mesmo seu plano!
📲 Fale com um especialista da sua região pelo WhatsApp e conheça seu plano ideal.
*Preço referente à faixa etária de 44 a 48 anos do produto MedSênior Adesão Municipal ES – Enfermaria.
** Exceto para doenças e lesões pré-existentes. Promoção válida por tempo determinado. Adesões realizadas até 20/02/2026 possuem vigência para 01/03/2026.
#ANAJUSTRAFederal #JUSaúde #MedSênior
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, um dos calendários mais favoráveis dos últimos anos para quem deseja planejar grandes folgas e viagens.
Sete datas comemorativas ocorrerão em segundas ou sextas-feiras, o que facilita a formação de feriados prolongados sem a necessidade de folgas adicionais.
Use sua agenda e seu calendário ANAJUSTRA Federal 2026 e programe dias de descanso e até mesmo viagens para essas datas!
#anajustrafederal #feriados2026 #pju
Checklist 2026 ✔
Confira o que a ANAJUSTRA Federal vai entregar para você em 2026.
Atuação jurídica intensa, novas ações estratégicas, mais de R$ 15 milhões em pagamentos de RRA, expansão de convênios, modernização de serviços e ampliação de benefícios.
Compromisso permanente com resultados concretos para os servidores do Judiciário Federal.
#anajustrafederal #pju #servidorpublicofederal
Aprender inglês com mais segurança e confiança pode ser o próximo passo da sua trajetória. 👏
A ANAJUSTRA Federal tem parceria com a HC School e preparou um benefício especial para associados e seus dependentes.
Ao se matricular em qualquer curso da HC School, você ganha um curso de fonética 100% gratuito, com foco em pronúncia, sons e fluidez ao falar inglês.
É a oportunidade ideal para começar do jeito certo e desenvolver uma comunicação mais segura no idioma. 😉
⚠️ Benefício válido para associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes
⏳ Oferta válida por prazo determinado
Acesse a página do convênio em anajustrabeneficios.com.br e saiba mais.
#anajustrafederal #beneficiosdoassociado #parcerias