Mulheres são maioria e atuam em todas as áreas na Justiça do Trabalho

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Cheias de saltos e saias. Assim estão as salas dos tribunais e varas do trabalho do país, que viram o número de servidoras mulheres saltar nos últimos anos. Conforme dados do Censo do Judiciário, produzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e publicado no ano passado, elas já são 52,3% do quadro nacional.

No Tribunal Superior do Trabalho (TST), que foi o primeiro tribunal superior brasileiro a ter uma mulher entre os ministros da corte, elas somam 53,6%  do total de 2.391 servidores.

O número de mulheres também supera o de homens nos Tribunais do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. O primeiro possui 2.404 servidoras enquanto o total de funcionários é de 4.374. No segundo, dos 3.774 servidores, 2.629 são mulheres. Os números totais de servidores são do último relatório Justiça em Números, do CNJ.  Já a quantidade de servidoras foi informada pelas assessorias de comunicação dos Regionais.

Essa não é a realidade em todos os TRTs, mas é cada vez mais crescente o ingresso de mulheres no Judiciário. E elas atuam em todas as áreas.  De acordo com a Secretaria de Administração de Pessoal do TRT1, das servidoras do Regional, 1.253  trabalham na primeira instância. Na segunda instância estão 608 delas e na área administrativa 543.

No TRT da 16ª Região, no Maranhão, elas se distribuem homogeneamente na grande maioria das unidades, menos nas Coordenadorias de Tecnologia da Informação e Comunicação, Material e Logística, Serviços Gerais e do Setor de Portaria e Segurança, onde predomina o público masculino, informou a Seção de Comunicação Social. O equilíbrio no Regional também está no número de servidores, são 324 mulheres e 323 homens. No TRT de Mato Grosso (23ª Região), as mulheres são minoria, mas também se encontram em todas as áreas de trabalho.

Em Sergipe

Na 20ª Região, em atenção ao público feminino, a administração desenvolve desde 1998 um programa de acompanhamento de magistradas, servidoras e esposas de servidores  gestantes (PROGEST), que tem como principal objetivo assistir à gestante servidora ou cônjuge de servidor do Tribunal, garantindo-lhes apoio para uma gestação tranquila.

Além disso, no TRT de Sergipe as servidoras realizam exames médicos periódicos  e podem participar de aulas de dança, atividade que foi incorporada à rotina do TRT no ano passado. No Tribunal trabalham 226 mulheres e o número total de servidores é  de 513.

Corrida e caminhada

Na 6ª Região, esse será o terceiro ano da Corrida e Caminhada em homenagem ao Dia da Mulher. Com o apoio da ANAJUSTRA, o evento ocorrerá no dia 28/03. Os participantes poderão optar pela caminhada  de 3,5 km ou pela corrida de 10km e as inscrições já estão abertas. Faça a sua
 

 

how to cheat on my husband why men have affairs cheatersi want to cheat on my wife wives who want to cheat cheat on your spouse

Acessos: 0

RETROSPECTIVA 2025 | SAÚDE 

2025 foi um ano de mais saúde na ANAJUSTRA Federal.
‌
A JUSaúde, que completa 24 anos de atuação, ampliou a presença nos tribunais e reforçou seu compromisso em oferecer planos de qualidade com o melhor custo possível para os associados.
‌
Neste ano, lançamos o plano SulAmérica no TRT3, com acesso exclusivo à rede Mater Dei, e a Select no TRT11, no Amazonas. O resultado desse trabalho integrado: mais de 23 mil simulações e 15 mil atendimentos, em um serviço cada vez mais personalizado — quase um concierge em saúde.
‌
Seguimos ao lado de operadoras sólidas para garantir segurança, qualidade e atendimento em todo o país.
‌
E 2026 já começa com novas entregas e mais saúde para você.
‌
#anafederal #jusaude #planodesaude #retrospectiva2025 #judiciariofederal
6 1
RETROSPECTIVA 2025 | AÇÕES

Foram 12 meses de trabalho intenso, decisões importantes e resultados concretos que fizeram a diferença na vida dos servidores do Judiciário Federal.

✔️ Mais de R$ 12 milhões pagos
✔️ 5 ações coletivas julgadas
✔️ Novas frentes de defesa abertas
✔️ Atuação contínua no CNJ, CJF e tribunais
✔️ E R$ 15 milhões previstos para 2026

Cada conquista reforça nosso compromisso com valorização, segurança jurídica e defesa permanente dos seus direitos.

Seguimos juntos — sempre.
#ANAJUSTRAFederal #Retrospectiva2025 #ServidorPúblico #JudiciárioFederal #DireitosDoServidor
20 0