Deixar de lado a declaração do IR pode trazer prejuízos, afirma consultor

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2015 ao Fisco termina no dia 30/4 e, como em anos anteriores, não deve ser prorrogado.  Embora ainda restem cerca de 20 dias para o encerramento, o consultor de finanças da ANAJUSTRA, José Carlos Dorte, aponta que deixar para realizar os trâmites na última hora pode trazer prejuízos ao contribuinte.

Além de serem os últimos a receber a restituição, já que, conforme declarado pela Receita Federal aqueles que enviassem o documento no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também receberiam mais cedo as restituições, o principal prejuízo para quem deixa para última hora é não monitorar a declaração pelo site da Receita Federal.  “É através dele que é possível saber se há as pendências existentes e caso exista algum erro, corrigi-lo”, disse. Outra observação é que reunir os comprovantes exigidos por lei também demanda tempo.

Quem entregar depois do prazo, ou não declarar, pode amargar outras situações ainda mais desagradáveis, de acordo com Dorte. “Deixar de declarar imposto de Renda, omitir rendimentos ou faltar com informações consideradas importantes para Receita Federal, leva a declaração à malha fina. Caso atrase a entrega ou deixe de pagar a parcela do imposto, o contribuinte irá arcar com multa de 0,33% por dia de atraso, limitado a 20% do Imposto de Renda devido, além dos juros pela Selic acumulada do período”, disse. Atualmente, a Selic está em 11% ao ano. Para calcular os acréscimos, o contribuinte deve usar o “Programa para cálculo e emissão do DARF das cotas do IRPF”.

Ademais, o contribuinte que deixar de pagar o IR deliberadamente, pagar IR em atraso sem juros e multa, ou entregar uma declaração com inconsistências que resultem em mais imposto a pagar, poderá ter a punição bem maior. “Se cair na malha fina, o contribuinte poderá checar no site da Receita os motivos que levaram à retenção e, se tiver cometido um equívoco, retificar a declaração. Caso não faça a retificação espontânea, o contribuinte pode ser convocado a prestar esclarecimentos em uma das unidades de atendimento da Receita”, pontuou.

abortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuumwhen your wife cheats read how to know your wife cheated

Acessos: 0

RETROSPECTIVA 2025 | AÇÕES

Foram 12 meses de trabalho intenso, decisões importantes e resultados concretos que fizeram a diferença na vida dos servidores do Judiciário Federal.

✔️ Mais de R$ 12 milhões pagos
✔️ 5 ações coletivas julgadas
✔️ Novas frentes de defesa abertas
✔️ Atuação contínua no CNJ, CJF e tribunais
✔️ E R$ 15 milhões previstos para 2026

Cada conquista reforça nosso compromisso com valorização, segurança jurídica e defesa permanente dos seus direitos.

Seguimos juntos — sempre.
#ANAJUSTRAFederal #Retrospectiva2025 #ServidorPúblico #JudiciárioFederal #DireitosDoServidor
18 0
A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.

No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.

💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.

🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br

Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.

#anajustrafederal #financas #blackfriday
7 1
Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
804 44