Justiça do Trabalho se destaca no cumprimento das metas 6 e 7 de 2015

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A Justiça do Trabalho se destacou no cumprimento da Meta 6, que têm o objetivo de priorizar o julgamento de ações coletivas, e da Meta 7, cujo alvo são os processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, conforme o levantamento parcial feito pelo Departamento de Gestão Estratégica (DGE) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de cumprimento das metas de 2015 referente ao período de janeiro a setembro. Os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) cumpriram, no 1º grau, 93,63% da Meta 6 e 87,85% no 2º grau, julgando 12.031 ações coletivas nas duas instâncias. Já em relação a Meta 7, o cumprimento pela Justiça Trabalhista foi de 99,94%, com o julgamento de 193.019 processos.

A Meta 6 foi adotada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal e pela Justiça do Trabalho, e determinou o julgamento, neste ano, das ações coletivas distribuídas no primeiro grau das Justiça Federal, Estadual, Trabalhista e Tribunal Superior do Trabalho (TST) até 31 de dezembro de 2012 e, no segundo grau, dos processos ajuizados até 31 de dezembro de 2013. Os tribunais cumpriram 45,91% da meta, em relação ao primeiro grau, e 38,97%, no que se refere ao segundo grau.

Em relação ao primeiro grau, a Justiça Estadual cumpriu a meta em 36,87%, julgando 22.670 dos 61.489 processos pautados. A região de maior destaque foi a Centro-Oeste, em que os tribunais atingiram, juntos, 53,06% do objetivo, julgando 3.872 processos. Já em relação ao segundo grau da Justiça Estadual, foram julgados 8.721 processos, o que representou 30,61% da meta. Os Tribunais de Justiça de Goiás (TJGO), Mato Grosso do Sul (TJMS) e o Rio de Janeiro (TJRJ) cumpriram 100% da meta em relação aos processos de segundo grau.

Interesse coletivo

As ações coletivas são propostas geralmente pelo Ministério Público ou associações, e representam o interesse de uma grande quantidade de pessoas. Um exemplo de processo julgado neste ano pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) – que cumpriu 79,82% da meta no primeiro grau e 90,36% no segundo grau – foi em relação à desocupação da orla do Lago Paranoá, em Brasília. Com a decisão, em uma ação civil pública ajuizada em 2005 pelo Ministério Público, o Governo do Distrito Federal ficou autorizado a dar prosseguimento à operação de derrubada, com a finalidade de permitir que toda a população pudesse usar a área, até então restrita a proprietários das residências nobres ao redor do lago.

Os cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs) cumpriram a Meta 6 em 63,98%, julgando 8.247 processos de primeiro grau. Entre eles, destacou-se o TRF da 5ª Região, que abarca os estados do Nordeste. O TRF5 cumpriu a meta em 86,16%, julgando 1.033 ações coletivas distribuídas até o fim de 2012. Já em relação às ações coletivas que tramitam no segundo grau, os TRFs cumpriram a meta em 31,12%, julgando 3.114 processos do tipo.

Grandes litigantes

Os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e o TST têm como objetivo, no que se refere à Meta 7, identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos 10 maiores litigantes em relação ao ano anterior. A Justiça do Trabalho conseguiu cumprir 99,94%, julgando 193.019 de janeiro a setembro, sendo que 10 TRTs conseguiram cumprir mais de 100% da meta.

Nos Tribunais de Justiça, a Meta 7 tinha como objetivo a gestão estratégica das ações de massa com identificação e monitoramento do acervo de demandas repetitivas. A Justiça Estadual cumpriu 61,84% da meta, com destaque para os Tribunais de Justiça de Sergipe (TJSE), Rio Grande do Norte (TJRN), Mato Grosso do Sul (TJMS), Espírito Santo (TJES), Minas Gerais (TJMG), Rio de Janeiro (TJRJ) e Rio Grande do Sul (TJRS) – que cumpriram a meta.

Execuções

A Meta 5 de 2015, cujo alvo são os processos de execução, foi cumprida, até setembro, em 99,67% pela Justiça Trabalhista e pela Justiça Federal. Separadamente, a Justiça do Trabalho atingiu 112,50% da meta e a Justiça Federal, 75,20%. A Meta 5 prevê baixar, em 2015, na Justiça Federal, uma quantidade maior de processos de execução não fiscal do que o total de casos novos que ingressou no ano. Em relação à Justiça do Trabalho, a meta é baixar uma quantidade maior de processos de execução – incluindo fiscal e não-fiscal – do que o total de casos novos que ingressaram em 2015.

De acordo com o Relatório Justiça em Números 2015, o maior gargalo da litigiosidade do Poder Judiciário está na fase de execução, que abrange 51% do acervo de 70,8 milhões de processos. A maior parte do acervo de execução concentra-se na Justiça Estadual, com 82,5% dos processos. Na Justiça Federal, estão 11,5% dos processos e na Justiça do Trabalho, 6%. A Meta 5 de 2015, entretanto, não abrange a Justiça Estadual nem as execuções fiscais na Justiça Federal.

Acessos: 0

A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.

No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.

💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.

🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br

Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.

#anajustrafederal #financas #blackfriday
7 1
Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
801 43
🚨 APROVADOS NA CCJ!
Os servidores do Poder Judiciário deram mais um passo rumo à valorização da carreira.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje:

🔹 PL 4750/2025 – Reajuste salarial em 3 parcelas
🔹 PL 3084/2025 – Novas regras do Adicional de Qualificação (AQ)

Ambos receberam parecer favorável e agora seguem para votação em Plenário.

A ANAJUSTRA Federal acompanha cada movimento das matérias — e segue na defesa de um Judiciário mais forte e valorizado.

#ServidorPúblico #JudiciárioFederal #Valorização #Reajuste #AQ #ANAJUSTRAFederal #CCJ #Senado #CarreiraPJU
541 26