Coordenadoria de gestão de pessoas do CSJT auxilia no desenvolvimento de servidores

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A coordenadoria de gestão de pessoas do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), composta por quatro seções, tem a função de coordenar e orientar as ações de gestão de pessoas dos Tribunais Regionais do Trabalho, de acordo com as políticas e diretrizes estabelecidas pelo CSJT. Dentre suas atribuições, encontram-se ações que visam potencializar o capital humano do Judiciário do Trabalho, tais como a promoção de ações comuns de capacitação, bem como diretrizes de desenvolvimento dos servidores dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). 

A servidora Fernanda Moreira de Abreu, que atua na Assistência à Coordenadoria, explica que “a integração das quatro áreas é fundamental, pois todas elas têm papeis complementares”. “Aqui nos preocupamos com o capital humano, o clima organizacional e a qualidade de vida do servidor, que é o que ajuda a alavancar a produtividade”. Para ela, uma das ações de destaque da Coordenadoria é voltada para a promoção da saúde ocupacional e a prevenção de riscos e doenças relacionadas ao trabalho que, em 2014, foi normatizada pela Resolução nº 141 do CSJT.

Outro projeto de grande impacto no desenvolvimento de pessoas é o da implantação nos TRTs do modelo de gestão de pessoas por competências. Esse projeto foi instituído em 2012, pela Resolução CSJT nº 92, que estabeleceu as diretrizes gerais, prevendo, em um primeiro momento, a implantação do modelo em 50% dos cargos e funções de natureza gerencial. Na última sessão do Conselho, em 27/11/2015, foi aprovada a continuidade do projeto aos demais cargos e funções de natureza gerencial para, após, ser estendido a todos os servidores dos TRTs.  

Supervisora da seção de normas e orientações, a servidora Luciana Fonseca Rodrigues explica que sua área preocupa-se em “propor regulamentações, alterações ou atualizações de normas que visem à uniformidade de critérios e procedimentos referentes a legislação de pessoal”. De acordo com ela, sua seção é responsável também por emitir pareceres em processos que tramitam no âmbito do CSJT sobre direitos e deveres de magistrados e servidores, sempre que solicitado pelo conselheiro relator, além de processos que tratem de provimento e vacância de cargos de Desembargadores do Trabalho.

A seção de informações gerenciais, sob a supervisão da servidora Fernanda Brant, é responsável por organizar as informações dos TRTs referentes à gestão de pessoas. “Nosso grande projeto é a implantação de um sistema integrado de gestão de pessoas em todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho e no CSJT”. A supervisora explica que esse sistema já foi aprovado pelo Plenário do CSJT e passará por fases de implantação, migração de dados e aprimoramento até 2020. “Esse cronograma consta em nosso planejamento estratégico e com o sistema será possível trabalhar melhor os índices e indicadores de gestão de pessoas no âmbito dos TRTs”, afirma. Com o sistema, o CSJT acessará as informações dos quadros de pessoal dos TRTs, para consulta, geração de relatórios e outras ações que se fizerem necessárias.

A supervisora da seção de soluções corporativas, servidora Ana Cláudia Lamounier Marques, diz que sua área é responsável por planejar e coordenar ações comuns de capacitação de servidores da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus. “Aqui nós normatizamos e padronizamos os entendimentos acerca de treinamento de servidores”, explica. A supervisora conta que um dos projetos de sua seção é o compartilhamento de cursos a distância por meio do Moodle – plataforma de software livre. Tais cursos foram desenvolvidos pelos TRTs e encontram-se disponíveis para compartilhamento entre todos os Tribunais no ambiente virtual de aprendizagem do CSJT. A servidora também destaca a Política Nacional de Capacitação dos servidores da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, aprovada na última sessão ordinária do conselho. 

Para 2016, o servidor Gilmar Felipe Scaloni conta que será instituído o Centro Nacional de Capacitação e Formação de Servidores da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, em cumprimento à política recém-aprovada.

A coordenadora de gestão de pessoas do CSJT, Rosa Casado, explica que a atuação conjunta e articulada de toda a equipe é de fundamental importância para a implementação das ações a cargo da unidade. “A coordenadoria de gestão de pessoas do CSJT possui papel fundamental na governança de pessoas do Judiciário do Trabalho de 1º e 2º graus, propondo ações que visem à uniformidade e isonomia de tratamento aos profissionais que atuam no Judiciário do Trabalho”.

Para a servidora, a unidade que coordena atua em parceria e intensa colaboração com todos os profissionais das áreas afins dos Tribunais Regionais do Trabalho, em busca do aperfeiçoamento das ações de gestão de pessoas deste ramo do Judiciário.

Acessos: 11

📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial
É isso mesmo!

Descontos de até 65% em mais de 500 cursos a distância na Unyleya! @faculdadeunyleya 

São cursos de Pós, Bacharelado, Tecnológico e Licenciatura. Todos reconhecidos pelo MEC. Aulas via plataforma e aplicativo para smartphones, para estudar onde e quando quiser, até mesmo sem acesso à internet.

🔗 Entre em contato agora e saiba mais!

anajustrabeneficios.com.br
📲 WhatsApp 6133226864

#Unyleya #Desconto #Educação #Graduação #PósGraduação #EducaçãoADistância #Economia #EstudeComQualidade
Eles estão chegando!!!

Nossos impressos especiais para associados:
📒Agenda 2025
🗓️Calendário 2025 Memórias do Judiciário 

Em parceria com o Banco de Brasília (BRB), pelo segundo ano a agenda será enviada na casa dos associados.

E ela é mais que uma simples agenda. Com várias ferramentas de organização e produtividade, ela vai colaborar com a vida profissional e pessoal de todos.

#aguarde #bancobrb #anajustrafederal #agenda2025 #calendarioanajustrafederal @brb_bancodebrasilia
🖐️Você sabia que a força das mãos está diretamente ligada à longevidade e à qualidade de vida?

A habilidade de agarrar com firmeza ajuda não só nas atividades do dia a dia, como abrir um pote ou carregar sacolas, mas também em exercícios físicos que melhoram sua saúde geral.

Estudos mostram que pessoas com mãos mais fortes tendem a ser mais ativas, e isso contribui para uma vida mais longa e saudável.

😉 Aqui vão algumas dicas para fortalecer suas mãos:

🔹 Carregue peso e caminhe: Segure algo pesado em cada mão (como halteres) e caminhe. Isso fortalece as mãos, o core e as costas.

🔹 Pendure-se em uma barra: Fique suspenso numa barra fixa. Comece com 10 segundos e aumente aos poucos. Excelente para a força das mãos e ombros!

🔹 Aperte uma bola de tênis: Aperte-a por 5 segundos, 10 vezes seguidas. Repita por 3 séries. Ótimo para quem tem artrite ou problemas articulares.

Incorpore esses exercícios à sua rotina e prepare-se para envelhecer com saúde e qualidade de vida!

#JUSaúde #ANAJUSTRAFederal #Longevidade #saude
As eleições estão quase aí. E os servidores dos TREs de todo Brasil estão trabalhando muito para garantir eleições justas e transparentes. 

E a gente tá aqui cheio de orgulho e com a certeza de que essa missão será mais um sucesso dos nossos servidores!

A ANAJUSTRA Federal representa os servidores da Justiça Eleitoral de todo Brasil.

É servidor da JE e ainda não é associado? Acesse anajustrafederal.org.br e conheça as vantagens de ser nosso associado. 

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #justicaeleitoral #pju