A Amizade que Sustenta a Alma
Por Glauce de Oliveira Barros
![]() |
No âmbito das teses que testemunham o desenvolvimento humano e social é importante lembrar que a afirmação “o homem é sua organização” faz parte de um processo. Essa frase repetida através dos tempos reafirma que houve evolução do ser humano em sua existência. Em cada sociedade essa organização possui processos históricos que determinaram e delimitaram grupos sociais distintos revelando, dessa forma, culturas diversas.
O Servidor Público é talvez o primeiro ser humano encarnando papel importante na sociedade onde o coletivo criou a necessidade desta função. Dessa forma, é preciso reconhecer e comemorar a importância e a essência do Dia do Servidor Público, 28 de outubro. Devemos comemorar ao lembrarmos os princípios que regem a condição de servidor público. Certamente, todos os servidores devem revitalizar a disposição de não renegar o sentido de sua missão no exercício das atividades diárias, inspiradas pelo bem coletivo.
O serviço público é de vital importância para o desenvolvimento e consolidação do Estado brasileiro tendo a vista a sua missão, ou seja, servir as pessoas seja na esfera municipal, estadual ou federal.
No âmbito do Poder Judiciário Federal, especialmente na Justiça Trabalhista, esse contexto deve ser considerado. No campo da reflexão o certo é que na Justiça do Trabalho o servidor sempre respondeu à altura pelas missões que lhe foram atribuídas, embora tenha o seu real valor pouco reconhecido na sociedade brasileira.
Atualmente, nossa categoria vivencia uma fase de transição na estrutura, definição e atribuição da carreira. Prestamos serviço relevante à Nação e, infelizmente, comparadas às outras carreiras públicas, encontramo-nos com vencimentos amplamente defasados e sem qualquer tipo de simetria. A evasão de quadros tem sido considerável. Devemos nos manter atentos, vigilantes e unidos para ultrapassar os desafios impostos. As mobilizações em torno da aprovação imediata do PL 6613/2009 serão fundamentais para a definição do que somos e do que queremos ser na carreira pública.
Neste dia 28 de outubro, a ANAJUSTRA reconhece o papel relevante dos servidores do Poder Judiciário Trabalhista e agradece a contribuição de cada um na construção diária de uma administração verdadeiramente pública e envolvida com a sociedade. Nossa crença é de que um serviço público de qualidade passa, fundamentalmente, pelas pessoas, seus valores, esforços e princípios.
Um grande abraço. Parabéns, servidor!!
Alexandre Saez
Coordenador da ANAJUSTRA
why women cheat why do men have affairs why married men cheatwill my girlfriend cheat site cheat on my girlfriendhow to cheat on my husband why men have affairs cheaters
Acessos: 71
🏥 Tem novidade em saúde chegando ao TRE-SE! @tresergipe
A ANAJUSTRA Federal, por meio da JUSaúde, traz os planos SulAmérica Saúde para servidores e magistrados do Tribunal.
E o lançamento será especial! No dia 26/8, das 8h às 13h, estaremos no TRE-SE com atendimento para apresentar os planos, esclarecer dúvidas e orientar sobre a adesão.
Além disso, preparamos uma manhã de cuidados com aferição de pressão, glicose e bioimpedância, em parceria com Drogasil e Extrafarma, além de sucos, saladas de frutas e brindes. 🍹🎁
📍 Esperamos você no hall de entrada do Espaço Sociocultural, em frente ao plenário.
Passe por lá e conheça essa nova opção de saúde!
📢 Novos anúncios no Mural de Permuta e Redistribuição!
Se você deseja mudar de lotação por meio de permuta ou redistribuição, vale a pena conferir quem passou por lá nos últimos dias.
Se você é associado, você pode se cadastrar e receber alertar de perfis compatíveis. Se ainda não se associou, publique o seu anúncio gratuitamente!
#Permuta #Redistribuição #JudiciárioFederal #ANAJUSTRAFederal
🚨 A GAACTA chegou à Justiça Eleitoral.
O TSE publicou resolução que institui a GAACTA de 15% para servidores que ocupam cargos em comissão CJ-1 a CJ-4 em toda a Justiça Eleitoral.
A medida acontece depois do pedido apresentado pela ANAJUSTRA Federal em junho, que também protocolou pedido junto ao CSJT para garantir a mesma gratificação aos servidores dos 24 TRTs e Varas.
Ou seja: uma frente avançou. A outra continua em movimento. 💪
Enquanto STJ, TST, Justiça Federal e agora a Justiça Eleitoral já contam com a gratificação, os servidores dos TRTs ainda aguardam o mesmo reconhecimento.
E a ANAJUSTRA Federal vai intensificar os trabalhos junto ao CSJT para garantir esse direito!
Mesma responsabilidade. Mesma complexidade. Mesmo Judiciário. Por que tratamento diferente?
A luta pela isonomia continua e não para na GAACTA.
➡️ O próximo passo também será buscar o reconhecimento para as Funções Comissionadas (FCs), além de melhorias para toda a categoria em todos os seus ramos.
Porque isonomia não se faz pela metade.
Acesse o site e fique por dentro de tudo sobre o tema!
🏥 Saúde em foco no @trtrjoficial!
Nos dias 17 e 18/8, a ANAJUSTRA Federal esteve no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no Rio de Janeiro, levando informação e cuidado aos servidores.
Durante a ação, os participantes puderam aproveitar serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia e bioimpedância, além de contar com um plantão tira-dúvidas sobre as opções de planos de saúde oferecidas pela entidade.
E, nesta quarta-feira (19), o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, acompanhado dos consultores Nelson Dantas e Wallace Calazans e do gerente João Lemos, esteve com o presidente do TRT1, desembargador Roque Lucarelli Dattoli, para apresentar as alternativas de planos de saúde disponíveis para os servidores.
Também participaram do encontro o assessor da Presidência, Sérgio Lobo, e o vice-presidente do Tribunal, desembargador Leonardo da Silveira Pacheco.
🤝 A ANAJUSTRA Federal agradece ao TRT1 pelo espaço, pela receptividade e pela oportunidade de estar mais perto dos servidores, levando informação, prevenção e opções para cuidar da saúde de toda a família.
#anajustrafederal #trtrio #saude
Quem passou por aqui? 💙
Nesta terça-feira (18/8), servidores de diversas Varas do Trabalho do TRT1 passaram pela sala da ANAJUSTRA Federal, no Fórum da Lavradio, no Rio de Janeiro, para um dia de informação, cuidado e proximidade.
Tivemos a presença de servidores da 9ª, 16ª, 20ª, 33ª e 79ª Varas do Trabalho, entre outras unidades, que puderam tirar dúvidas sobre os planos de saúde da Associação, conhecer melhor as opções para si e para a família e aproveitar os serviços gratuitos de saúde oferecidos no local.
Foi um dia de muita conversa, orientação e cuidado, com aferição de pressão, glicemia, bioimpedância e, claro, brindes para quem esteve com a gente.
Agradecemos a todos que passaram por aqui e fizeram parte desse momento! 💙
#anajustrafederal #saúde #trt1
Vocês correram, pedalaram, nadaram, dançaram, treinaram e, principalmente, compartilharam histórias. 💙
Encerramos na sexta a etapa de envio de participações para o Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 – Servidores em movimento. A todos os associados que enviaram fotos e relatos, o nosso agradecimento por dividirem conosco um pouco de suas trajetórias e mostrarem como a atividade física faz parte de suas vidas.
Agora, começa uma nova etapa: a votação popular.
As 34 participações selecionadas estão disponíveis para votação e as 12 mais votadas irão compor o Calendário 2027.
Acesse o hotsite, conheça as histórias e vote nas suas favoritas.
O calendário é feito pelos associados. Agora, a escolha também é de vocês.
#anajustrafederal #servidoresemmovimento #calendário2027