
Votação do PL 2447/22 é adiada para a próxima semana
Falta de consenso entre parlamentares impediu a deliberação nesta quarta,…
Mal os deputados federais e senadores assumem o mandato, o que ocorre a partir das 10h desta terça-feira, e já têm a importante missão de eleger os presidentes das Casas para os próximos dois anos. Por enquanto, José Sarney (PMDB-AP) e Randolfe Rodrigues (PSOL- AP) são candidatos únicos no Senado.
Já na disputa da Câmara, Marco Maia (PT-RS) é o favorito, com o apoio de 21 dos 22 partidos. Apenas PSOL não está oficialmente ao lado do petista. Sandro Mabel (PR-GO) insiste em candidatura independente, mesmo ameaçado de expulsão , e não tem sequer o apoio de seu próprio partido. Ele diz que não abre mão de ser candidato e que prefere “morrer de pé” a desistir do posto .
Maia, senso comum e preferido do Palácio do Planalto, intensificou as negociações com os partidos nas últimas semanas. Enquanto isso, Mabel aposta em um “efeito Severino”, ao ver a possibilidade de um racha na base aliada, o que propiciou a eleição de Severino Cavalcanti, então deputado do chamado baixo clero.
O número de candidatos, no entanto, pode mudar nas duas Casas porque são aceitas inscrições para a disputa até poucos minutos antes da votação. A eleição na Câmara é para escolher não só o presidente, mas os outros 10 integrantes da Mesa Diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. PT e PMDB, as duas maiores bancadas da Câmara, fizeram um acordo para que um petista presidisse a Casa nestes dois primeiros anos da atual legislatura e um peemedebista, no segundo biênio. O deputado Henrique Eduardo Alves seria, então, o próximo presidente.
A Mesa Diretora é a responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos de cada Casa. Em termos de facilitação do trabalho, cada secretário da Câmara tem uma função específica: cabe ao 1º secretário administrar o pessoal da Câmara; ao 2º, providenciar passaportes diplomáticos para os deputados; ao 3º, controlar o fornecimento de passagens aéreas; e, ao quarto, administrar os imóveis funcionais.
Votação é realizada por sistema que identifica deputado pela impressão digital
Pela terceira vez consecutiva, a Câmara vai usar um sistema que agiliza a eleição para a Mesa. Até 2007, as votações eram realizadas com cédulas de papel, o que fazia com que o processo de escolha durasse até dois dias. Em 2005, por exemplo, o novo presidente só foi empossado no dia seguinte à votação. Com esta nova tecnologia de votação, a estimativa é que em três ou quatro horas a nova Mesa Diretora já seja conhecida, mesmo que haja segundo turno. A informação é da Coordenação do Sistema Eletrônico de Votação (Cosev) da Câmara.
Serão utilizadas sete urnas desenvolvidas pelo Centro de Informática da Casa. A Câmara assegura que elas apresentam vários dispositivos para garantir a segurança e o anonimato dos votos. Para ter acesso ao sistema de votação, os deputados usam a impressão digital. Mas, neste ano, uma novidade foi desenvolvida para portadores de necessidades especiais. A deputada eleita Mara Gabrilli (PSDB-RJ), por exemplo, é portadora de necessidades especiais.
– Enquanto os outros parlamentares elegem os candidatos pelo toque, a deputada vai utilizar o movimento da cabeça para fazer a sua escolha – explicou o diretor da Cosev, Marco Aurélio Castilho, à Agência Câmara.
A votação será iniciada somente quando houver pelo menos 257 parlamentares em plenário, ou seja, a maioria absoluta. Cada parlamentar registra seus 11 votos. Segundo a Cosev, cada deputado demora, em média, entre um e dois minutos para votar.
Para ganhar em primeiro turno, o candidato precisa de 257 votos a favor. Se nenhum deles alcançar esse número, será realizado segundo turno entre os dois mais votados, cujo vencedor será o que tiver o maior número de votos.
No Senado, votação poder ser no painel eletrônico ou em cédulas de papel
O Senado tem um método diferente da Câmara quando o assunto é a escolha da Mesa Diretora. Se houver apenas um candidato para o cargo, a eleição pode ocorrer no painel eletrônico. Em caso de mais de um candidato, a votação é feita por meio de cédulas de papel.
Em outra etapa, são eleitos os demais membros da nova Mesa Diretora. Assim como na Câmara, além do presidente, serão escolhidos dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes de secretários. A regra é a mesma da eleição para presidente: se houver um candidato, votação pelo painel eletrônico. Mais de um candidato, escolha por meio das cédulas de papel.
Pelo regimento das duas casas, sempre que possível, a formação da Mesa Diretora deve levar em conta a proporcionalidade dos partidos. Por ter a maior bancada no Senado, o PMDB indicará o presidente. Na história do Senado, nunca houve um partido majoritário que não garantisse a presidência da Casa.
As funções de cada um dos cargos da Mesa são definidas no Regimento Interno do Senado. O presidente deve “velar pelo respeito às prerrogativas do Senado e às imunidades dos senadores, convocar e presidir as sessões do Senado e as sessões conjuntas do Congresso Nacional, fazendo observar na sessão a Constituição, as leis e o regimento”.
Já o 1º vice-presidente substitui o presidente nos seus impedimentos, e o 2º vice-presidente substitui o 1º. O 1º secretário lê em Plenário a correspondência oficial recebida pelo Senado, os pareceres das comissões, as proposições apresentadas e todos os documentos que façam parte do expediente da sessão. Cabe ao 2º secretário lavrar as atas das sessões secretas. Algumas atribuições dos 3º e 4º secretários são: contar os votos em verificação de votações e auxiliar o presidente na apuração das eleições.
Atualmente os membros da Mesa podem participar das comissões da Casa, o que era vedado anteriormente.
A eleição da presidência da Câmara tem a tradição de admitir candidaturas avulsas. O precedente dessas candidaturas foi aberto em 1993, durante a sucessão do então presidente da Casa, Ibsen Pinheiro.
Fonte: O Globo
why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheatafter an abortion website-knowledge.com las vegas abortion clinicswill my girlfriend cheat site cheat on my girlfriendwife cheated on me now what i want to cheat on my wife wife wants to cheatwhy did my husband cheat trailblz.com cheated on my husband
Acessos: 0
Em 2025, até agora, os associados da ANAJUSTRA Federal já economizaram mais de R$ 18 milhões com os convênios, serviços e benefícios disponíveis.
O Clube de Vantagens é destaque: descontos em farmácias, escolas, academias, lojas on-line e muito mais, em todo o Brasil.
Além disso, nossos serviços exclusivos garantem economia real no seu dia a dia.
💡 Aproveite: cada compra, mensalidade ou serviço com desconto é mais dinheiro no seu bolso.
#anajustrafederal #clubedevantagens #descontos #benefícios #economia #vantagens #associados #servidorpúblico #descontômetro
Se a sua foto está entre as 36 selecionadas da campanha “Amizade, do trabalho para a vida”, agora é a sua vez de brilhar ✨.
📣 Peça votos para colegas, familiares e amigos e aumente suas chances de estampar o Calendário 2026 da ANAJUSTRA Federal.
🔗 Como fazer?
➡️ Acesse o hotsite da votação.
➡️ Localize a sua participação.
➡️ Clique no ícone de link para compartilhar no WhatsApp, e-mail ou redes sociais.
Quanto mais votos, mais perto você estará de estar entre os 12 escolhidos para representar a amizade que ultrapassa os muros do Judiciário! 💙
🗳️ A votação segue até 29/8.
#Calendário2026 #SouMaisJustiça #AmizadeDoTrabalhoParaAVida
💊 Economize na compra de medicamentos com o Clube de Vantagens
A ANAJUSTRA Federal tem convênios com grandes redes de farmácias em todo o Brasil, ajudando você a economizar todos os meses, especialmente se faz uso de medicação contínua.
Entre as parceiras estão:
✔ Drogasil e Droga Raia
✔ Drogaria Pacheco e Drogaria São Paulo
✔ Panvel, Pague Menos e Extrafarma
✔ Alexfarma, Farmácia Artesanal, Homeopharma e Droga Sena
💡 Economia em medicamentos significa mais renda para investir na sua saúde e na sua família. Aproveite!
🔗 Consulte todas as condições no Clube de Vantagens no site [**anajustrabeneficios.com.br**](http://anajustabeneficios.com.br “”)
\#anajustrafederal #clubevantagens #economia #medicamentos #beneficios #farmacia #saúde #servidorpúblico
🎤 Voz do associado
Naziro Pereira Valverde, associado desde 2003, participou da Semana da Saúde 2025 no TRT10 e elogiou a iniciativa. 💙
A ANAJUSTRA Federal se orgulha de estar ao lado dos servidores em ações que promovem saúde, bem-estar e qualidade de vida.
#anajustrafederal #semanadasaude #trt10 #associado #bemestar #qualidadedevida
Saúde, bem-estar e informação!
De 13 a 15 de agosto, o TRT10 promoveu a Semana da Saúde 2025, com o tema Longevidade e Vida.
A ANAJUSTRA Federal esteve presente como parceira, oferecendo sessões de auriculoterapia e ventosaterapia, além de atendimentos e esclarecimentos sobre nossos serviços:
✔ Consignado: demandas encaminhadas ao setor responsável
✔ Clube de Vantagens: dúvidas e sugestões direcionadas ao setor de Benefícios
✔ Setor de Ações: atendimentos presenciais realizados no local
Cuidar da saúde também é cuidar do futuro. ✨
#anajustrafederal #semanadasaude #trt10 #longevidade #bemestar #qualidadedevida
🚨 Já começou a votação para eleger as 12 melhores participações para o Calendário 2026 da ANAJUSTRA Federal! O tema é “Amizade, do trabalho para a vida” 💙 — e as histórias que chegaram são de emocionar: amizades que nasceram nos fóruns, varas e tribunais e seguem firmes há 5, 10, 20 e até mais de 40 anos.
Escolha quem vai estampar as páginas do calendário do próximo ano. 📅
👉 São 36 participações finalistas.
👉 A votação é aberta ao público.
👉 Cada CPF pode votar apenas uma vez.
🗳️ Vote na sua favorita até 29/8 pelo link na bio.
#Calendário2026 #ANAjustraFederal #Amizade #JudiciárioFederal