Congresso realiza sessão para votar Orçamento e créditos suplementares
Créditos são destinados a diversos ministérios e órgãos dos Poderes…
![]() Foto: Carlos Humberto / Banco de imagens do STF |
Na última segunda-feira, 04, o presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso, enviou ao deputado Claudio Puty, presidente da Comissão de Finanças, ofício rebatendo os argumentos da nota técnica nº 12, da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira, pedida pelo deputado Pedro Eugênio, do PT/PE, que apontava uma série de barreiras à aprovação do PL 6613/09.
Lamentando a omissão da nota técnica e em resposta a suposta falta de previsão expressa de recursos no anexo V da Lei Orçamentária de 2011, Peluso ressalta no ofício que a Lei nº 12.381/2011 prevê a possibilidade de abertura de créditos suplementares no corrente exercício para atender a execução do PL 6613.
Sobre a falta de parecer do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o projeto, Peluso argumenta que cabe ao Supremo a prerrogativa de apresentação de projeto de lei dessa natureza.
O presidente do Supremo contesta ainda a omissão da estimativa do impacto orçamentário nos dois exercícios posteriores à aprovação do PL, outro ponto abordado na nota técnica. No ofício, Peluso declara que não se pode atribuir ao Poder Judiciário o óbice indicado na nota técnica, pois em ofício anterior (nº304/GP), o Ministério do Planejamento foi informado do impacto decorrente do PL 6613/09, nos exercícios de 2011 e 2012.
“Para não deixar dúvida quanto à questão, junta-se ao presente ofício quadro atualizado com o referido impacto para os exercícios de 2012 e 2013, em cumprimento ao disposto no artigo 91 da LDO de 2011 (Lei nº 12309/2010) e artigos 16, 17 e 21 da Lei de Responsabilidade Fiscal”, registra.
O documento revela ainda que os valores atualizados do impacto do PL 6613 foram incluídos na pré-proposta orçamentária de 2012 de todos os órgãos do Judiciário e serão confirmados na proposta orçamentária a ser entregue ao Poder Executivo até o dia 15 de agosto deste ano.
Por fim, o presidente do Supremo pede celeridade na aprovação da proposta, afirmando que a defasagem em relação a inúmeras carreiras do Executivo e Legislativo se acentua a cada dia, provocando uma alta e indesejada rotatividade nos quadros do Judiciário.
will my girlfriend cheat site cheat on my girlfriendwhy did my husband cheat i cheated my husband cheated on my husband
Acessos: 3
📊✨ RECAP 2025 | As matérias mais lidas do ano
Quintos, isenção da contribuição previdenciária, reajuste salarial, novo AQ e direitos funcionais estiveram entre os temas mais acessados no site da ANAJUSTRA Federal em 2025, mostrando o quanto a categoria busca informação qualificada, atualizada e que impacta diretamente sua vida funcional e financeira.
➡️ No carrossel, você confere as 10 matérias mais lidas do ano.
👉 Acesse o site e leia todas na íntegra.
#anajustrafederal #pju #retrospectiva2025
2025 foi um ano marcado por encontros com a arte, a sensibilidade e a expressão cultural dos nossos associados.
O Espaço Cultural seguiu cumprindo sua missão de dar voz a talentos do Judiciário Federal, reunindo histórias, músicas, poesias, reflexões e novas obras que emocionam e inspiram.
Tivemos a 6ª edição da Live Sarau, realizada pela primeira vez diretamente no YouTube, ampliando o alcance e fortalecendo ainda mais esse espaço de troca e valorização cultural.
Ao longo do ano, o blog apresentou novos participantes e celebrou obras que traduzem vivências, memórias, riso, reflexão e criatividade em suas mais diversas formas.
#anajustrafederal #espacocultural #retrospectiva2025
💰 Economia que faz diferença no dia a dia de quem é associado.
Em 2025, o Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal gerou mais de R$ 20 milhões em descontos reais para milhares de associados e seus dependentes VIP.
Foram vantagens em saúde, educação, mobilidade, tecnologia e muito mais, com uma rede de mais de 1.200 convênios em todo o país.
E 2026 vem com ainda mais oportunidades para economizar, planejar e aproveitar.
#anajustrafederal #clubedevantagens #economiareal
Fim de ano e as contas apertando? ✨
Se você caiu no rotativo, saiba que existem proteções importantes:
✔ juros limitados ao valor da dívida
✔ possibilidade de portabilidade
✔ valores até 40 salários mínimos são impenhoráveis
Antes de assumir um crédito, compare, planeje e entenda seus direitos.
Leia o artigo do consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, e saiba mais.
#anajustrafederal #financas #pju
🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível.
Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬
Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.
#anajustrafederal #agenda2026 #pju
2025 foi um ano de crescimento, consolidação digital e, principalmente, mais tranquilidade financeira para os nossos associados.
A oferta de crédito consignado da ANAJUSTRA Federal se fortaleceu, garantindo taxas competitivas, segurança e praticidade em cada atendimento e contratação.
💰 R$ 3,7 milhões economizados nos contratos de portabilidade
🔹 Quase 70 mil simulações realizadas
👥 + de 2 mil associados beneficiados
🔹 Parcerias fortes com a Financeira BRB e o Sicoob Credijustra, ampliando ofertas para diversos tribunais do PJU
Seguimos trabalhando para ampliar possibilidades, mantendo nosso compromisso de cuidado financeiro com você, associado!
#anajustrafederal #pju #consignado