Simpósio de Saúde Mental no Trabalho foi referência para tribunais de todo o país

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Na última quinta-feira (25), no encerramento do I Simpósio de Saúde Mental no Trabalho: Contextos e Práticas, promovido pelo Setor de Programas de Saúde do SAMP, foram proferidas cinco palestras, com temas como prevenção e promoção da saúde mental no ambiente de trabalho, bem como números e ações do TRT-2 nessa área. O evento teve 485 inscritos, vindos de diferentes regiões do país.

A diretora do Serviço de Atendimento Médico e Psicológico (SAMP), médica Célia Torrens Wünsch, fez uma avaliação do evento. “Foi extremamente proveitoso, por ter criado espaço aberto de discussão e reflexão acerca de nossas práticas de trabalho. A resposta do público – com representantes de Roraima, Pará, Mato Grosso, Goiás, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – e o auditório permanentemente repleto confirmaram a relevância do tema e o real interesse dos participantes”, relatou.

Com o tema Transtornos mentais no TRT da 2ª Região: dados epidemiológicos, a primeira palestra trouxe o psiquiatra deste Regional Marcus Vinícius Cardeal. A partir de uma pesquisa realizada durante todo o ano passado, o médico revelou os números dos magistrados e servidores vítimas de transtornos mentais e as consequências para o Tribunal, relativas aos afastamentos.

“Os transtornos mentais são a terceira causa de afastamentos no Tribunal. Cerca de 4,5% dos servidores e 7,7% dos magistrados foram afastados por essa razão. O total de dias não trabalhados foi de 12.144”, disse Marcus Vinícius Cardeal.

A servidora Tessalia de Souza, lotada na 22ª VT/SP, ficou impressionada com a transparência. “Os estudos e a revelação desses dados no simpósio mostram que o Tribunal está ciente do problema e atento aos funcionários. Espero que, a partir da pesquisa, seja repensada também a organização dos trabalhos”, afirmou. Essa é inclusive a proposta do Planejamento e Gestão Estratégica, iniciativa do TRT-2.

Em seguida, a palestra da psicóloga Andréia de Conto Garbin retomou o tema assédio moral, discutido no primeiro dia do evento. Dessa vez, foi apresentado à plateia o surgimento, somente a partir do ano 2000, dessa discussão no país. A professora, por meio de recortes, mostrou como a imprensa abordou o assédio moral ao longo desses últimos 11 anos – desde a caracterização de chefes tiranos a formas de se evitar o abuso.

No período da tarde, mais três palestras. O psiquiatra Duílio Antero de Camargo ministrou a palestra O setor de saúde frente à problemática mental: como conciliar a função de médico e perito?. O médico revelou as principais enfermidades causadoras da capacidade laboral, dentre os segurados da Previdência Social.

“Os transtornos mentais ficam em terceiro lugar. E, entre os transtornos relacionados ao trabalho, destacam-se a demência, o alcoolismo e os episódios depressivos”, apontou. O psiquiatra ressaltou ainda a importância de o perito conhecer os transtornos mentais relacionados ao trabalho nos seus aspectos preventivos.

Prevenção e promoção da saúde mental

Posteriormente à apresentação do médico, a professora Edith Seligmann Silva discorreu sobre a prevenção e promoção da saúde mental no ambiente de trabalho. Autora do livro Trabalho e desgaste mental – o direito de ser dono de si mesmo, ela destacou dois pontos para a promoção e prevenção da saúde.

“Precisamos ter o entendimento sobre os processos adoecedores. Quais processos levam os trabalhadores a adoecerem? É fundamental também a vontade real de transformar o trabalho, considerando o respeito a quem trabalha. As empresas devem tratar seus funcionários com dignidade”, explicou.

Ao final do simpósio, o psiquiatra Estevam Vaz de Lima, coordenador de saúde mental do Tribunal, apresentou a palestra A saúde mental no TRT da 2ª Região: práticas e contextos. Por meio de material clínico, o médico relatou como funciona o atendimento aos magistrados e servidores, no tocante à saúde mental.

“O trabalho é de acolhimento. Somos, muitas vezes, os primeiros a nos deparar com o problema. Ouvimos e damos andamento ao tratamento, mas com a preocupação de observar se o transtorno tem nexo com o trabalho. Nem sempre tem. Em caso positivo, conversamos com o funcionário para encontrarmos a melhor forma de resolver a situação”, explicou. Nesse momento, o psiquiatra conta com a ajuda de uma equipe multiprofissional.

No encerramento, houve uma confraternização entre os participantes. A médica do TRT da 9ª Região (PR) Alécia Nepel destacou que o simpósio possibilitou a troca de informações com profissionais de diferentes tribunais. “O evento foi ótimo, pioneiro entre os TRTs. Além das palestras, de alta qualidade, podemos discutir com colegas os problemas e soluções no que diz respeito à saúde mental”, avaliou.

O simpósio foi organizado pelo Serviço de Atendimento Médico e Psicológico (SAMP), por intermédio do Setor de Programas de Saúde, com apoio da Escola Judicial (Ejud-2) e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho de São Paulo (Amatra-SP).

Fonte: TRT2

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nywhy women cheat why do men have affairs why married men cheatwife cheated on me now what dabbeltinsurance.com wife wants to cheat

Acessos: 14

🥳🎉 Chegou o Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador 

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
Começou o Outubro Rosa🌷, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Enquanto o mundo se colore e se ilumina na cor rosa, simbolizando o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a ANAJUSTRA Federal e a JUSaúde estarão por aqui, para te lembrar: que tem peito, previne.

#outubrorosa #anajustrafederal #jusaude #pju
📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial
É isso mesmo!

Descontos de até 65% em mais de 500 cursos a distância na Unyleya! @faculdadeunyleya 

São cursos de Pós, Bacharelado, Tecnológico e Licenciatura. Todos reconhecidos pelo MEC. Aulas via plataforma e aplicativo para smartphones, para estudar onde e quando quiser, até mesmo sem acesso à internet.

🔗 Entre em contato agora e saiba mais!

anajustrabeneficios.com.br
📲 WhatsApp 6133226864

#Unyleya #Desconto #Educação #Graduação #PósGraduação #EducaçãoADistância #Economia #EstudeComQualidade
Eles estão chegando!!!

Nossos impressos especiais para associados:
📒Agenda 2025
🗓️Calendário 2025 Memórias do Judiciário 

Em parceria com o Banco de Brasília (BRB), pelo segundo ano a agenda será enviada na casa dos associados.

E ela é mais que uma simples agenda. Com várias ferramentas de organização e produtividade, ela vai colaborar com a vida profissional e pessoal de todos.

#aguarde #bancobrb #anajustrafederal #agenda2025 #calendarioanajustrafederal @brb_bancodebrasilia
🖐️Você sabia que a força das mãos está diretamente ligada à longevidade e à qualidade de vida?

A habilidade de agarrar com firmeza ajuda não só nas atividades do dia a dia, como abrir um pote ou carregar sacolas, mas também em exercícios físicos que melhoram sua saúde geral.

Estudos mostram que pessoas com mãos mais fortes tendem a ser mais ativas, e isso contribui para uma vida mais longa e saudável.

😉 Aqui vão algumas dicas para fortalecer suas mãos:

🔹 Carregue peso e caminhe: Segure algo pesado em cada mão (como halteres) e caminhe. Isso fortalece as mãos, o core e as costas.

🔹 Pendure-se em uma barra: Fique suspenso numa barra fixa. Comece com 10 segundos e aumente aos poucos. Excelente para a força das mãos e ombros!

🔹 Aperte uma bola de tênis: Aperte-a por 5 segundos, 10 vezes seguidas. Repita por 3 séries. Ótimo para quem tem artrite ou problemas articulares.

Incorpore esses exercícios à sua rotina e prepare-se para envelhecer com saúde e qualidade de vida!

#JUSaúde #ANAJUSTRAFederal #Longevidade #saude