Novos servidores são empossados
Dos empossados, dez assumem o cargo de técnico, na área administrativa, e…
Na última quinta-feira (25), no encerramento do I Simpósio de Saúde Mental no Trabalho: Contextos e Práticas, promovido pelo Setor de Programas de Saúde do SAMP, foram proferidas cinco palestras, com temas como prevenção e promoção da saúde mental no ambiente de trabalho, bem como números e ações do TRT-2 nessa área. O evento teve 485 inscritos, vindos de diferentes regiões do país.
A diretora do Serviço de Atendimento Médico e Psicológico (SAMP), médica Célia Torrens Wünsch, fez uma avaliação do evento. “Foi extremamente proveitoso, por ter criado espaço aberto de discussão e reflexão acerca de nossas práticas de trabalho. A resposta do público – com representantes de Roraima, Pará, Mato Grosso, Goiás, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – e o auditório permanentemente repleto confirmaram a relevância do tema e o real interesse dos participantes”, relatou.
Com o tema Transtornos mentais no TRT da 2ª Região: dados epidemiológicos, a primeira palestra trouxe o psiquiatra deste Regional Marcus Vinícius Cardeal. A partir de uma pesquisa realizada durante todo o ano passado, o médico revelou os números dos magistrados e servidores vítimas de transtornos mentais e as consequências para o Tribunal, relativas aos afastamentos.
“Os transtornos mentais são a terceira causa de afastamentos no Tribunal. Cerca de 4,5% dos servidores e 7,7% dos magistrados foram afastados por essa razão. O total de dias não trabalhados foi de 12.144”, disse Marcus Vinícius Cardeal.
A servidora Tessalia de Souza, lotada na 22ª VT/SP, ficou impressionada com a transparência. “Os estudos e a revelação desses dados no simpósio mostram que o Tribunal está ciente do problema e atento aos funcionários. Espero que, a partir da pesquisa, seja repensada também a organização dos trabalhos”, afirmou. Essa é inclusive a proposta do Planejamento e Gestão Estratégica, iniciativa do TRT-2.
Em seguida, a palestra da psicóloga Andréia de Conto Garbin retomou o tema assédio moral, discutido no primeiro dia do evento. Dessa vez, foi apresentado à plateia o surgimento, somente a partir do ano 2000, dessa discussão no país. A professora, por meio de recortes, mostrou como a imprensa abordou o assédio moral ao longo desses últimos 11 anos – desde a caracterização de chefes tiranos a formas de se evitar o abuso.
No período da tarde, mais três palestras. O psiquiatra Duílio Antero de Camargo ministrou a palestra O setor de saúde frente à problemática mental: como conciliar a função de médico e perito?. O médico revelou as principais enfermidades causadoras da capacidade laboral, dentre os segurados da Previdência Social.
“Os transtornos mentais ficam em terceiro lugar. E, entre os transtornos relacionados ao trabalho, destacam-se a demência, o alcoolismo e os episódios depressivos”, apontou. O psiquiatra ressaltou ainda a importância de o perito conhecer os transtornos mentais relacionados ao trabalho nos seus aspectos preventivos.
Prevenção e promoção da saúde mental
Posteriormente à apresentação do médico, a professora Edith Seligmann Silva discorreu sobre a prevenção e promoção da saúde mental no ambiente de trabalho. Autora do livro Trabalho e desgaste mental – o direito de ser dono de si mesmo, ela destacou dois pontos para a promoção e prevenção da saúde.
“Precisamos ter o entendimento sobre os processos adoecedores. Quais processos levam os trabalhadores a adoecerem? É fundamental também a vontade real de transformar o trabalho, considerando o respeito a quem trabalha. As empresas devem tratar seus funcionários com dignidade”, explicou.
Ao final do simpósio, o psiquiatra Estevam Vaz de Lima, coordenador de saúde mental do Tribunal, apresentou a palestra A saúde mental no TRT da 2ª Região: práticas e contextos. Por meio de material clínico, o médico relatou como funciona o atendimento aos magistrados e servidores, no tocante à saúde mental.
“O trabalho é de acolhimento. Somos, muitas vezes, os primeiros a nos deparar com o problema. Ouvimos e damos andamento ao tratamento, mas com a preocupação de observar se o transtorno tem nexo com o trabalho. Nem sempre tem. Em caso positivo, conversamos com o funcionário para encontrarmos a melhor forma de resolver a situação”, explicou. Nesse momento, o psiquiatra conta com a ajuda de uma equipe multiprofissional.
No encerramento, houve uma confraternização entre os participantes. A médica do TRT da 9ª Região (PR) Alécia Nepel destacou que o simpósio possibilitou a troca de informações com profissionais de diferentes tribunais. “O evento foi ótimo, pioneiro entre os TRTs. Além das palestras, de alta qualidade, podemos discutir com colegas os problemas e soluções no que diz respeito à saúde mental”, avaliou.
O simpósio foi organizado pelo Serviço de Atendimento Médico e Psicológico (SAMP), por intermédio do Setor de Programas de Saúde, com apoio da Escola Judicial (Ejud-2) e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho de São Paulo (Amatra-SP).
Fonte: TRT2
abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nywhy women cheat why do men have affairs why married men cheatwife cheated on me now what dabbeltinsurance.com wife wants to cheat
Acessos: 0
Tudo começa com um bom plano. 💡
A Agenda ANAJUSTRA Federal 2026 traz ferramentas para visualizar o ano inteiro, registrar metas e acompanhar hábitos.
Com o apoio da Financeira BRB, cada associado recebe em casa esse instrumento de planejamento e motivação para o novo ano.
#agenda2026 #financeirabrb #planejamento #hábitos #organização #soumaisjustiça
🖤 Black Friday no Clube de Vantagens
Novembro chegou com descontos imperdíveis para quem é associado da ANAJUSTRA Federal! 🎉
Tem 35% OFF na Domino’s, até 75% na Mash, R$80 de desconto na Evino, 50% em uma mensalidade da Localiza Meoo, 20% no kit Seara, vantagens em educação, tecnologia e muito mais. 💳✨
Aproveite para garantir seus presentes, planejar o novo ano e economizar com as ofertas exclusivas disponíveis no Clube de Vantagens.
👉 Acesse o link na bio e confira todas as oportunidades.
#anajustrafederal #clubedevantagens #blackfriday #ofertasexclusivas #beneficios #descontos #associadoanajustra #blacknovember #vantagens
💪🏽 Somos a maior entidade representativa de servidores do Judiciário Federal.
Ao longo dos anos, a ANAJUSTRA Federal cresceu, consolidou-se e se tornou a maior entidade representativa dos servidores do Judiciário Federal. Isso não aconteceu por acaso, mas sim com dedicação, trabalho e benefícios exclusivos que fazem a diferença no seu dia a dia.
ANAJUSTRA Federal
Maior e mais forte, com você!
Ainda não é associado? Filie-se agora e faça parte!
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju #servidorpublico
📍Plantão Tira-dúvidas em Manaus
Associados do TRT11 já estão conferindo de perto os novos planos de saúde da ANAJUSTRA Federal em parceria com a Select. 💙
Confira alguns registros do plantão realizado no Fórum Trabalhista Ministro Mozart Victor Russomano e saiba mais sobre as condições especiais de adesão no site da entidade.
#anajustrafederal #planodesaúde #trt11 #manaus #servidorpúblico #select
Planejar o ano é também cuidar das suas finanças. 💰
Com o empréstimo consignado da Financeira BRB, servidor do Judiciário Federal tem condições diferenciadas e atendimento personalizado.
E é com o apoio da Financeira BRB que a ANAJUSTRA Federal entrega todos os anos a agenda e o calendário, para inspirar organização, tranquilidade e equilíbrio em cada associado. 💚
#financeirabrb #anajustrafederal #planejamento #finanças #empréstimoconsignado #soumaisjustiça
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 4/11, os projetos que tratam do reajuste salarial e da reestruturação do Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. ⚖️
Os textos, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), seguem agora para o Senado.
A aprovação é um avanço importante na valorização dos servidores que fazem a Justiça acontecer todos os dias e a ANAJUSTRA Federal seguirá acompanhando a tramitação das propostas.
#ANAJUSTRAFederal #Valorização #JudiciárioFederal #ServidoresDaJustiça #AQ #Reajuste #CongressoNacional