Delegada Ione é eleita presidente da Comissão de Administração e Serviço Público
A comissão discute temas como a organização político-administrativa da…
A Comissão Mista de Orçamento divulgou nesta terça-feira o cronograma de tramitação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013 (PLN 3/12). Se os prazos forem respeitados, a votação final no colegiado acontecerá até o dia 1º de julho, bem antes do prazo final dos trabalhos legislativos no primeiro semestre (17 de julho).
Os parlamentares ainda estão tomando conhecimento da proposta, que possui quase 500 páginas, entre mensagem presidencial, texto da lei e anexos. Mas alguns dispositivos já despontam como os mais polêmicos.
Pelo texto do Executivo, caberá a um “ato conjunto” dos ministérios do Planejamento e da Fazenda e da Controladoria-Geral da União (CGU) definir as regras para os custos de obras e serviços executados por estados e municípios por meio de convênios assinados com o governo federal.
Atualmente, a LDO disciplina essa questão de forma detalhada. Entre os pontos que devem ser atendidos pelos entes federados nos repasses voluntários está o respeito às tabelas oficiais de custos nas licitações de obras de engenharia (Sinapi) e rodoviárias (Sicro). Também há exigência de identificar o responsável técnico pelo projeto básico ou aditivo ao contrato.
Essas regras foram incluídas na LDO para evitar irregularidades nas licitações, como o “jogo de planilha”, em que os editais sofrem tantas alterações por meio de aditivos, que a obra acaba superfaturada.
Despesas sem bloqueio
Outro ponto polêmico é a supressão de parte de um anexo da lei onde constam 16 tipos de despesas que não podem ser contingenciadas. É o segundo ano consecutivo que o projeto da LDO chega ao Congresso sem a seção.
Esse dispositivo foi construído pelo Congresso ao longo da última década como forma de preservar gastos considerados relevantes em determinados momentos. Por exemplo, após a crise aérea de 2006 e 2007, que ficou conhecida como “apagão aéreo”, os congressistas decidiram livrar as despesas com segurança de voo e controle do espaço aéreo do contingenciamento.
O Executivo alega que a seção cria mais um tipo de despesa obrigatória, engessando a execução orçamentária. No ano passado, o Congresso rejeitou esse argumento e recriou o anexo, aumentando-o. Este ano o assunto deverá ser novamente discutido.
Metas e prioridades
Os deputados e senadores também deverão discutir a criação do anexo de metas e prioridades da administração pública. A existência desse trecho da norma, confeccionado a partir de emendas parlamentares, é prevista na Constituição.
O texto enviado pelo Executivo informa apenas que a prioridade de 2013 serão as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do programa Minha Casa, Minha Vida, além do Plano Brasil sem Miséria. Mas não há detalhamento das obras.
Outro ponto polêmico é a regra de antevigência. O governo quer que os investimentos do PAC e das estatais sejam executados em 2013, mesmo que a lei orçamentária não seja sancionada até 31 de dezembro.
Lei Kandir
A última polêmica virá da Lei Kandir (Lei Complementar 87/96). O projeto abre a possibilidade de inclusão de recursos, na lei orçamentária, para atender os estados exportadores, mas não se compromete com valores. O assunto é especialmente delicado para os parlamentares oposicionistas de estados exportadores, como Pará, São Paulo e Minas Gerais. Na Câmara, a atuação é sempre no sentido de já incluir um valor específico, na LDO, para a Lei Kandir.
Todos esses pontos deverão ser debatidos pelos parlamentares durante a tramitação da proposta na Comissão de Orçamento. Pelo cronograma divulgado hoje, o relator, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), deverá entregar o parecer preliminar até o dia 8 de maio. O parecer traz as regras para a apresentação de emendas ao projeto.
abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nyhow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomai want to cheat on my wife wives who want to cheat cheat on your spousemy boyfriend thinks i cheated click i cheated on my boyfriend with a black guy
Acessos: 0
💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?
Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.
E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.
São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.
👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.
#anajustrafederal #convenios #beneficios
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.
Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.
Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.
Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.
Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.
Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎
#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”?
Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?
Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔
Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.
Neste primeiro episódio, ele explica:
✔️ O que faz sentido pagar à vista
✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha
✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela
📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!
#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.
O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.
→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.
#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.
Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.
Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!
📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br
#anajustra #viajar #seguroviagem
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.
Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.
Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.
A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.
Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)
📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial