Oposição e base governista negociam acordo para votar LDO nesta semana

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A Comissão Mista de Orçamento inicia nesta terça-feira, 10, as tentativas para votar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013 (PLN 3/12). Na semana passada os líderes da oposição tiveram uma reunião com o presidente do colegiado, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), e o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), para viabilizar a apreciação já nesta terça.

Foi discutido um acordo de procedimentos que garantiria a votação, e que tinha como contrapartida do governo o empenho de emendas parlamentares da oposição e mudanças pontuais no parecer final do projeto da LDO, apresentado pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). As negociações foram acompanhadas pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Ideli Salvatti.

A disposição pelo acordo de procedimentos ainda vai depender, porém, de novas rodadas de discussão nesta terça, principalmente do DEM, partido que tem capitaneado a obstrução das votações na Comissão de Orçamento. Amanhã, às 11 horas, o coordenador do partido na comissão, deputado Felipe Maia (RN), vai se reunir com o líder em exercício da legenda, deputado Ronaldo Caiado (GO), para fechar a questão.

O parecer final da LDO foi apresentado na semana passada pelo relator. A comissão tem cinco reuniões marcadas para tentar analisar a proposta: nesta terça, às 14h30, 18h e 20h, e na quarta-feira, às 14h30 e 18h. Antes, deverá haver uma reunião dos líderes dos partidos com assento no colegiado, às 14 horas desta terça. O deputado Paulo Pimenta quer evitar que a votação fique para a próxima semana, quando o Congresso estará esvaziado, já que não há sessões plenárias marcadas para a Câmara e o Senado.

De acordo com a Constituição, o projeto da LDO deve ser votado até 17 de julho. Se não for aprovado, o Congresso não pode entrar de recesso.

Pontos a discutir

O parecer final deixou uma série de pontos em aberto que serão negociados pelos líderes. O senador Valadares afirmou que não houve tempo para discutir as questões com os partidos. A oposição já avisou que é contra permitir a execução das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no próximo ano, na ausência de lei orçamentária.

PSDB e DEM também brigam para que o texto obrigue o Executivo a enviar o projeto do novo Orçamento com recursos para atender os estados exportadores atingidos pela Lei Kandir. Esses assuntos devem ser motivos de destaques durante a votação.

O texto do senador Valadares não trouxe mudanças expressivas em relação ao projeto do Executivo. O relator não mexeu em profundidade em temas sempre polêmicos, como execução de restos a pagar e fiscalização de obras.

Ele também não modificou o rol das despesas que não poderão ser contingenciadas em 2013, repetindo o texto do governo, que já havia excluído despesas acrescidas pelo Congresso nos últimos anos, como recursos para a defesa civil, para a Embrapa e para o Programa de Prevenção e Combate à Violência contra a Mulher. Eles agora ficam livres para contingenciamento. Valadares manteve ainda os parâmetros econômicos para 2013 (veja tabela acima).

Em compensação, o parecer traz um anexo de metas e prioridades para o próximo Orçamento, construído com base em emendas parlamentares. O projeto da LDO chegou ao Congresso sem o anexo. O senador fez ainda outra mudança significativa ao excluir o poder do governo de modificar o tipo de despesa apenas por decreto. O projeto original permite que o Executivo transforme em investimento uma dotação inicialmente prevista para gasto corrente. Pelo parecer, uma mudança desse porte terá que ser aprovada no Congresso, por meio de projeto de crédito adicional.
 

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nyhow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomawife cheated on me now what i want to cheat on my wife wife wants to cheatwhen your wife cheats my wife cheated on me now what do i do how to know your wife cheated

Acessos: 0

Quem não vê a hora de planejar 2025? 

Nossa agenda traz ferramentas que são um show para você se preparar para ter um ano mais produtivo e organizado!

#agenda2025 #anajustrafederal #associadoanajustra
O projeto literário “Conte-me um Conto”, idealizado pelo nosso associado e servidor do TRT15 Pedro Bueno, deu origem a um livro de contos criados por estudantes da escola Professor Hildebrando Martins Sodero, de Silveiras (SP).

A obra, produzida sem recursos públicos e custeada pelo próprio Pedro, terá a renda revertida para os estudantes.

“Espero que os leitores sejam tocados pela mesma inspiração que permeou nossos encontros e que reconheçam, assim como eu, o imenso potencial que reside em cada uma dessas jovens mentes criativas”, finaliza.

📖 O livro já está disponível por R$ 25,00.
📲 Adquira o seu pelo telefone: (12) 98171-5306

Vamos apoiar esses jovens escritores e reconhecer o poder da criatividade. 

Confira a história completa no nosso blog Espaço Cultural.

#espacocultural #anajustrafederal #projetoliterário #cultura
Novembro é mês de conscientização! É Novembro Azul! 💙🙋🏻‍♂️

O PSA, ou Antígeno Prostático Específico, é um exame de sangue que serve para detectar e monitorar o câncer de próstata, além de outras condições prostáticas:

🩺Rastreamento: Identifica homens com risco aumentado de câncer de próstata.

🏥Diagnóstico: Ajuda a diagnosticar o câncer de próstata em estágios iniciais.

🩻Monitoramento: Acompanha a eficácia do tratamento e a detecção de recorrências.

👨‍⚕️Avaliação de outras condições: Pode ser usado para avaliar outras condições da próstata, como hiperplasia prostática benigna (HPB) e prostatite.

Faça o seu com desconto nas farmácias Pague Menos e Extrafarma. @paguemenos @extrafarma 

#anajustrafederal #saude #instasaude #pju #exames #convenios #paguemenos #extrafarma
Quer ter um 2025 melhor? 

Comece elegendo quais novos hábitos você quer ter na sua vida e utilize a ferramenta "Mudando hábitos" da nossa agenda para marcar os dias e acompanhar seu processo. Junto, defina também uma recompensa para se dar quando um novo hábito se consolidar na sua vida. 

E tem mais, acompanhe sua evolução a cada dia, todos os meses. 

#ANAJUSTRAFederal #agenda2025 #agendaanajustrafederal #associadonaanajustra
Após o período eleitoral, o Congresso volta com promessas de avanço em pautas importantes para o funcionalismo público. Em meio às disputas políticas e decisões críticas, temas como a isenção de IR para doenças graves e a reforma da previdência ganham espaço.

”Essa pauta é uma questão de dignidade e respeito aos direitos humanos. Por isso, estamos diretamente atuando na defesa dessa aprovação", destaca assessor parlamentar Roberto Bucar sobre o PL 722/23. 

Leia o artigo completo em nosso site e acompanhe os bastidores dessa movimentação no Congresso com a coluna "De Olho em Brasília".

#PLs #defesadeinteresse #ANAJUSTRAFederal