Rede de Inovação integrará laboratórios para aprimorar serviços na JF
Ação visa integrar o Laboratório de Inovação do CJF aos demais…
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), por meio de sua Escola Judicial, realizará no dia 31 de agosto o seminário “Prevenção de Acidentes de Trabalho”. A atividade é destinada a magistrados, procuradores e auditores do Trabalho, servidores, advogados, acadêmicos e representantes de empregados e empregadores. O evento acontecerá no Plenário do TRT4 (Av. Praia de Belas, nº 1.100, bairro Menino Deus, Porto Alegre), das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h30.
A realização do seminário é uma das metas anuais do Programa Trabalho Seguro, instituído pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) com o objetivo de promover no país uma cultura preventiva de acidentes laborais. Conforme um dos gestores regionais do Programa no TRT4, juiz Raul Zoratto Sanvicente, o evento propõe um debate coletivo sobre a questão da prevenção, reunindo operadores do Direito, médicos especialistas, trabalhadores e empresários. “Os acidentes de trabalho são um problema sério no Brasil. Por meio das ações do Programa Trabalho Seguro, o Judiciário pretende ir além da sua função reparadora: está assumindo uma postura proativa, estimulando a prevenção”, ressalta o magistrado.
Os painéis do seminário abordarão, dentre outros tópicos, as causas dos acidentes de trabalho e a gestão de risco, o impacto das doenças ocupacionais nas organizações, a atuação do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho na prevenção de acidentes e a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
As inscrições, gratuitas e limitadas, devem ser feitas pelo e-mail cursosej@trt4.jus.br, até 20 de agosto. O interessado deverá informar o nome completo e a instituição à qual pertence.
Programação
9h – Abertura
1º Painel: O Acidente de Trabalho – Suas Causas
9h30min – Causalidade dos Acidentes de Trabalho e Gestão de Riscos no Ambiente Laboral – Maria Cecília Pereira Binder (Médica e pesquisadora)
10h10min – Intervalo
10h30min – As doenças ocupacionais: o impacto da organização do trabalho na saúde física e mental do trabalhador – Alvaro Roberto Crespo Merlo (Médico e pesquisador)
11h10min – Depoimento Exclusivo em Vídeo
Christophe Dejours (Psicanalista e pesquisador francês)
11h40min – Debates
2º Painel: Prevenção Efetiva e Políticas de Prevenção de Acidente de Trabalho
14h – A atuação do MTE na Prevenção de Acidentes de Trabalho – Análise de Casos Práticos – Luiz Alfredo Scienza (Auditor-fiscal do Trabalho)
15h – Tutelas Judiciais de Prevenção – Rodrigo Lacerda Carelli (Procurador do Trabalho)
16h – intervalo
16h20min – Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho – PNSST – Sebastião Geraldo de Oliveira (Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região)
17h20min – Debates
Acidentes de trabalho
Em 2010, ano do último levantamento do Ministério da Previdência Social, ocorreram 701.496 acidentes de trabalho no Brasil. No Rio Grande do Sul, ocorreram 8,3% dos casos (58.237). O setor de serviços ainda é líder no número de registros, com 331.895 notificações de acidentes em 2010. Em segundo lugar está a indústria, que inclui a construção civil, com 307.620 ocorrências. O número de mortes em acidentes de trabalho no Brasil subiu de 2.560 para 2.712 em 2010.
Todos os dias, mais de sete trabalhadores perdem a vida no país durante suas jornadas.
Na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul, o número de processos relacionados aos acidentes e doenças ocupacionais cresceu. Em 2011, foram ajuizados 4.871 processos desta natureza no Estado. O número supera em 5% o volume de 2010 e em 33% o de 2009.
why women cheat why do men have affairs why married men cheathow to cheat on my husband why men have affairs cheatersi want to cheat on my wife wives who want to cheat cheat on your spouse
Acessos: 0