Prevenção de acidentes de trabalho é tema de seminário no TRT4

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), por meio de sua Escola Judicial, realizará no dia 31 de agosto o seminário “Prevenção de Acidentes de Trabalho”. A atividade é destinada a magistrados, procuradores e auditores do Trabalho, servidores, advogados, acadêmicos e representantes de empregados e empregadores. O evento acontecerá no Plenário do TRT4 (Av. Praia de Belas, nº 1.100, bairro Menino Deus, Porto Alegre), das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h30.

A realização do seminário é uma das metas anuais do Programa Trabalho Seguro, instituído pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) com o objetivo de promover no país uma cultura preventiva de acidentes laborais. Conforme um dos gestores regionais do Programa no TRT4, juiz Raul Zoratto Sanvicente, o evento propõe um debate coletivo sobre a questão da prevenção, reunindo operadores do Direito, médicos especialistas, trabalhadores e empresários. “Os acidentes de trabalho são um problema sério no Brasil. Por meio das ações do Programa Trabalho Seguro, o Judiciário pretende ir além da sua função reparadora: está assumindo uma postura proativa, estimulando a prevenção”, ressalta o magistrado.

Os painéis do seminário abordarão, dentre outros tópicos, as causas dos acidentes de trabalho e a gestão de risco, o impacto das doenças ocupacionais nas organizações, a atuação do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho na prevenção de acidentes e a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

As inscrições, gratuitas e limitadas, devem ser feitas pelo e-mail cursosej@trt4.jus.br, até 20 de agosto. O interessado deverá informar o nome completo e a instituição à qual pertence.


Programação

9h – Abertura

1º Painel: O Acidente de Trabalho – Suas Causas

9h30min – Causalidade dos Acidentes de Trabalho e Gestão de Riscos no Ambiente Laboral – Maria Cecília Pereira Binder (Médica e pesquisadora)

10h10min – Intervalo

10h30min – As doenças ocupacionais: o impacto da organização do trabalho na saúde física e mental do trabalhador – Alvaro Roberto Crespo Merlo (Médico e pesquisador)

11h10min – Depoimento Exclusivo em Vídeo
Christophe Dejours (Psicanalista e pesquisador francês)

11h40min – Debates

2º Painel: Prevenção Efetiva e Políticas de Prevenção de Acidente de Trabalho

14h – A atuação do MTE na Prevenção de Acidentes de Trabalho – Análise de Casos Práticos – Luiz Alfredo Scienza (Auditor-fiscal do Trabalho)

15h – Tutelas Judiciais de Prevenção – Rodrigo Lacerda Carelli (Procurador do Trabalho)

16h – intervalo

16h20min – Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho – PNSST – Sebastião Geraldo de Oliveira (Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região)

17h20min – Debates

Acidentes de trabalho

Em 2010, ano do último levantamento do Ministério da Previdência Social, ocorreram 701.496 acidentes de trabalho no Brasil. No Rio Grande do Sul, ocorreram 8,3% dos casos (58.237). O setor de serviços ainda é líder no número de registros, com 331.895 notificações de acidentes em 2010. Em segundo lugar está a indústria, que inclui a construção civil, com 307.620 ocorrências. O número de mortes em acidentes de trabalho no Brasil subiu de 2.560 para 2.712 em 2010. 

Todos os dias, mais de sete trabalhadores perdem a vida no país durante suas jornadas.

Na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul, o número de processos relacionados aos acidentes e doenças ocupacionais cresceu. Em 2011, foram ajuizados 4.871 processos desta natureza no Estado. O número supera em 5% o volume de 2010 e em 33% o de 2009.
 

why women cheat why do men have affairs why married men cheathow to cheat on my husband why men have affairs cheatersi want to cheat on my wife wives who want to cheat cheat on your spouse

Acessos: 0

A Maria do TRT8, Belém- PA se deu mal, mas agora ela aprendeu a lição! Antes de comprar qualquer produto ou serviço, confira o Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal e garanta os melhores descontos!

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #desconto #magalu
29 5
A Bluefit é uma rede de academias espalhada por todo Brasil, com ambientes modernos, instrutores especializados e variedade de modalidades para todos os objetivos. Matricule-se com desconto para associados da ANAJUSTRA Federal.
‌
Acesse em http://anajustrabeneficios.com.br a página da @bluefitacademia e saiba como.

#anajustrafederal #academia #anajustra #bluefitacademia #bluefit
45 7
Tem muita gente aproveitando o acesso de dependentes ao Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal! Para ser um Dependente VIP,  basta ser dependente legal – e maior de 18 anos – de um associado. 

Com seu próprio CPF, o dependente pode comprar medicamentos, roupas e acessórios, artigos esportivos e itens de casa com desconto, pagar mais barato em mensalidades escolares, academias ou lavanderias.

Também é possível contratar seguros auto, residencial, vida, viagem, bike, funeral e celular com os melhores preços, além de contar com a consultoria financeira para planejar como economizar ou investir.

Para fazer o cadastro, é só preencher o formulário do menu “Meus dependentes”, na área restrita.  Cada dependente receberá, no e-mail informado, os dados de acesso ao Clube de Vantagens, onde ele poderá acessar os benefícios.

#dependentevip #anajustrafederal #clubedevantagens
26 3
Um ano novinho em folha, com muitas páginas em branco para você escrever, sonhar, planejar e realizar! 

Para tudo isso, você pode contar com o calendário 2025 ANAJUSTRA Federal. Anote compromissos, marque os feriados e acompanhe  eventos e novidades!

#anajustrafederal #anajustra #calendario #2025 #feriados #eventos
33 5
O ano de 2024 foi marcado por sérias dificuldades para os servidores do Judiciário Federal, em especial no campo salarial e nas pautas legislativas de interesse da categoria.

Confira na coluna "De olho em Brasília" a análise do nosso assessor parlamentar sobre 2024 e as perspectivas para o ano novo!

#anajustrafederal #anajustra #judiciario
28 1