Comissão busca brecha jurídica para Orçamento

A comissão representativa assume o comando do Congresso hoje, 26, e pode votar ainda nesta semana o Orçamento de 2013. A análise da peça orçamentária pelo colegiado – formado por nove senadores e 19 deputados – é considerada inédita pelos próprios parlamentares. A expectativa é de que os integrantes da comissão representativa se reúnam para decidir se votam ou não o texto a partir de amanhã, já que é necessária uma convocação prévia dos membros para que haja deliberações no colegiado.

O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), afirmou ontem que foi informado “não oficialmente” que o colegiado vai tentar votar o Orçamento amanhã cedo. No entanto, ele, que é membro do grupo, disse que aguardará uma decisão formal antes de seguir para Brasília. Segundo o líder, para que a votação possa ocorrer, é necessário um acordo com todos os partidos, inclusive da oposição. “Provavelmente terá reunião na quinta-feira [amanhã]. Se tiver acordo entre os líderes, tudo bem. Se não tiver, não dá. Só vota se for com acordo”, afirmou ao Valor.

Desde a semana passada, os partidos da minoria já se posicionam contra a ideia, o que deve dificultar a análise da proposta orçamentária pela comissão representativa. “Além de ilegal, isso é jogar fora parte da liturgia do Congresso, cuja principal função é zelar pela execução e confecção do Orçamento. Isso não pode ser decidido por 28 parlamentares em detrimento de 513 deputados e 81 senadores”, declarou o líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE). Ele informou que o partido já tem um esboço de mandado de segurança que pode ser impetrado para tentar evitar a manobra. Segundo Araújo, o PDT, mesmo sendo da base aliada ao governo, também teria a mesma posição.

Alguns parlamentares se baseiam em uma brecha do regimento interno do Congresso para que o colegiado possa votar a proposta orçamentária. As normas não autorizam textualmente a análise do Orçamento pela comissão representativa, mas dizem que o grupo pode exercer outras atribuições de caráter urgente, “que não possam aguardar o início do período legislativo seguinte, sem prejuízo para o país ou suas instituições”.

O Palácio do Planalto tem interesse na votação da peça orçamentária antes de fevereiro, quando o Congresso oficialmente retoma os trabalhos. Entretanto, o Executivo também quer uma solução com segurança jurídica e que evite posteriores questionamentos.
 

abortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuumwhy did my husband cheat trailblz.com cheated on my husband

Acessos: 28

Seu benefício de farmácia ficou ainda melhor 💚

Ampliamos um dos convênios mais usados do Clube de Vantagens.

Agora, associados contam com até 60% OFF em medicamentos na Drogasil e na Raia.

Mais economia para cuidar da saúde, sempre.

#ClubeDeVantagens #ANAJUSTRAFederal
5 0
Mesma função. Mesma responsabilidade!

Então por que alguns servidores recebem a GAACTA e outros não?

A ANAJUSTRA Federal protocolou pedido no CSJT e no TSE para que a Gratificação por Atuação de Alta Complexidade, Técnica e Administrativa (GAACTA) seja estendida aos servidores dos TRTs, TSE e TREs que ocupam cargos comissionados.

A proposta busca garantir tratamento isonômico a profissionais que desempenham atividades de elevada complexidade técnica, administrativa e jurídica em todo o país.

Mais do que uma questão remuneratória, a iniciativa representa reconhecimento, valorização profissional e respeito ao trabalho desenvolvido diariamente pelos servidores da Justiça do Trabalho e da Justiça Eleitoral.

📲 Saiba mais no nosso site

#ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico #JustiçaDoTrabalho #JustiçaEleitoral #ValorizaçãoDoServidor GAACTA Isonomia PoderJudiciário
381 93
📍 Agora ficou ainda mais fácil aproveitar seus benefícios.

O aplicativo da ANAJUSTRA Federal passou a notificar convênios próximos à sua localização, ajudando você a descobrir oportunidades de economia e vantagens onde estiver.

Para receber essa funcionalidade, mantenha seu aplicativo sempre atualizado.

Ainda não tem o app? Baixe agora e aproveite todos os recursos disponíveis na palma da mão.

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
11 0
📚 Associados da ANAJUSTRA Federal contam com condições especiais no Colégio Batista Santos Dumont.

O benefício oferece descontos de até 35% nas mensalidades, conforme o número de filhos matriculados. A instituição possui quatro unidades em Fortaleza (CE): Aldeota, Edson Queiroz, Varjota e Seis Bocas.

Acesse o Clube de Vantagens e confira as condições.

#anajustrafederal #clubedevantagens #educação
15 0