Aprovado na CAE, PLC 29 segue para audiência pública com o Planejamento

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O projeto que recompõe as perdas salariais dos servidores do Poder Judiciário da União, PLC 29/2016, recebeu parecer favorável sem condicionantes do relator Jorge Viana (PT-AC), na sessão da Comissão de Assuntos Estratégicos (CAE) desta terça-feira, 28/6, e segue para audiência pública com o Ministério do Planejamento para debater o impacto nas contas da União. Posteriormente o projeto será apreciado no Plenário.

O PLC 29/2016 era o item 6 e foi votado após cinco mensagens do Senado Federal (MSF), que também estavam na pauta da 18ª sessão Extraordinária. A votação durou duas horas e contou com muitos debates.

Durante a discussão da matéria, o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) manteve a posição por necessidade de mais informações. A bancada do PT, com a palavra do senador Paulo Rocha (PT-PA), disse se orientar a favor do projeto. No entanto, a maioria dos membros teve uma orientação por uma audiência na CAE com o ministro do Planejamento, tendo em vista que existe um total de 14 projetos que tratam de assuntos similares (de reajustes salariais).

Também presente na sessão, o senador e ex-ministro do Planejamento Romero Jucá (PMDB-RR) declarou que o partido é favorável à proposta. Ele ressaltou que o Judiciário é independente na sua formulação orçamentária e que a negociação está dentro do orçamento para este ano. O senador Acir Gurgacz (PDT/RO) concordou com o posicionamento do peemedebista. “Se a projeção não acontecer, o Judiciário vai ter que se adaptar dentro do seu orçamento. O Judiciário é independente. Os servidores merecem atenção”, ressaltou.

Em seu encaminhamento, o relator da matéria salientou que “a proposta não prevê aumento e sim reposição salarial. O parecer favorável não agrava o orçamento nacional. Eu proponho pelo voto dos colegas para apreciarmos essa matéria porque ela foi completamente instruída. Eu prefiro acreditar na veracidade das informações assinadas pelo ministro Lewandowski”, disse. 

Ao abrir para votação, a presidente da comissão, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), destacou que não cabe mais vistas ao projeto. Ao final, os senadores deliberaram pela aprovação da matéria na comissão. Segundo noticiou a Agência Senado, a data da audiência pública com o Ministério do Planejamento está marcada para a próxima quarta-feira, 06/7.

O assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar, acompanhou toda a sessão e após a votação conversou com o senador Romero Jucá. Bucar, junto a outros representantes da categoria, intercedeu ao peemedebista que solicitasse ao Ministério do Planejamento um ofício respondendo a todos os imbróglios levantados durante a apreciação, desfazendo a necessidade de aguardar uma audiência, uma vez que a casa revisora está próxima ao período de recesso. Jucá achou plausível a proposta. 

Ofícios

Segundo o senador Jorge Viana (PT-AC), a CAE recebeu, no dia 24/6, os ofícios do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o do Supremo Tribunal Federal (STF) com informações sobre o impacto financeiro do PLC 29/2016.

Confira o ofício do CNJ e o ofício do STF

Acessos: 0

💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?

Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.

E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.

São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.

👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.

#anajustrafederal #convenios #beneficios
19 3
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
21 2
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
38 10
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
17 1
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
14 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
134 10