Congresso Nacional reabre os trabalhos sob forte clima eleitoral e disputas políticas
Confira artigo do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
![]() Arthur Maia – ao centro, de gravata roxa – elaborou o relatório que vai a Plenário. (Foto: Luis Macedo/Agência Câmara) |
A última sessão deliberativa da Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016 terminou com mais uma vitória para o Governo. Os deputados da Comissão reprovaram, por 23 votos a 14, nove dos 10 destaques (pedido feito por parlamentar para suprimir parte do texto) propostos pela oposição.
O único aprovado foi aquele que prevê que será a justiça estadual e não a federal o foro competente para analisar ações contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) — como já ocorre atualmente. A decisão foi tomada na reunião da última terça-feira, 9/05, que começou perto das 10h e terminou às 21.
Assine o abaixo-assinado contra a PEC 287/2016
Reforma prejudica mais servidores públicos
Apesar da derrota, deputados da oposição afirmaram esperar que o texto seja rejeitado em Plenário. Alguns parlamentares da base também sinalizaram a possibilidade de mais mudanças no projeto final. O objetivo é atender reivindicações de alguns seguimentos, como pro exemplo, dos guardas municipais e agentes penitenciários que pleiteiam ser inseridos na aposentadoria especial para policiais.
O deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP), criticou a parte do projeto que fala sobre os benefícios assistenciais. “O que nós podemos ter na regulamentação? Uma mudança do que vai compor a renda bruta familiar. Significa que, ao manter o salário mínimo com uma mão, nós estaremos tirando com a outra mão a possibilidade de milhares de pessoas terem acesso [ao benefício]”, afirmou.
Aprovação
Como se trata de uma emenda à constituição, o projeto de reforma da previdência precisa ser aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados em dois turnos antes de ir ao Senado. Além disso, a PEC exige quórum qualificado de dois terços de todos os parlamentares em cada turno — 308 deputados. O projeto que os parlamentares irão discutir corresponde ao relatório feito pelo deputado Arthur Maia (PPS/BA). A expectativa é que a votação ocorra nos dias 24 e 31 de maio.
Movimento contra
Composto por entidades representativas de diversas categorias de servidores públicos e de trabalhadores da iniciativa privada, em parceria com a sociedade civil organizada, o movimento “A Previdência é nossa” tem o apoio da ANAJUSTRA.
Confira quem vota a favor e contra a proposta no Placar da reforma
Em manifesto, os organizadores ressaltam que “por sua importância e pelo impacto causado na vida de milhões de brasileiros”, a reforma da Previdência “exige um diálogo amplo e sincero com todos os segmentos sociais envolvidos, a fim de construir consensos e de encontrar o equilíbrio entre os mecanismos de proteção social e suas fontes de financiamento.”
Em conformidade com o que a ANAJUSTRA defende, também apontam que “o Governo deveria formular propostas de aperfeiçoamento das receitas para financiar a Seguridade Social, garantindo a devida destinação dos recursos arrecadados, combatendo os desvios e a sonegação de contribuições, recuperando a dívida ativa e revisando os programas de incentivo que retiram recursos da seguridade.”
“Apesar da aprovação na comissão especial, acreditamos que vários pontos da proposta ainda podem ser alterados com pressão popular. Esse é o único modo de impedir a aprovação da PEC, por isso nos unimos a todas as entidades e pedimos aos servidores que manifestem o desacordo da categoria aos deputados federais nos estados de modo sistemático, ” afirma o presidente da associação, Antônio Carlos Parente.
Conheça os apoiadores do movimento
Veja como os integrantes da comissão votaram

Acessos: 0
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.
Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.
Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.
Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.
Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.
Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎
#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”?
Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?
Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔
Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.
Neste primeiro episódio, ele explica:
✔️ O que faz sentido pagar à vista
✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha
✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela
📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!
#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.
O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.
→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.
#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.
Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.
Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!
📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br
#anajustra #viajar #seguroviagem
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.
Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.
Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.
A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.
Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)
📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.
O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.
Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!
anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #convenios #pju