Câmara quer autorizar servidores do Judiciário a advogarem

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Tramitam na Câmara dos Deputados cerca de 40 Projetos de Lei (PLs) que visam autorizar aos servidores do judiciário a exercerem a profissão de advogados. O mais recente (PL 5.912/2016) foi proposto no ano passado pelo deputado Fausto Pinato (PP/SP). Ele e todos os outros foram apensados ao projeto mais antigo, 2.300/1996, desarquivado em agosto de 2016. Todas as propostas são similares e por isso tramitam em conjunto na Câmara.

A ideia principal é que a advocacia só possa ser exercida em ramo judiciário diferente daquele em que o servidor está lotado. Caso a medida seja aprovada, será possível atuar profissionalmente ou em causa própria. Além disso, aqueles que fazem parte das carreiras do Ministério Público da União (MPU) poderiam, segundo os projetos, realizar consultorias técnicas.

O impedimento para as categorias está previsto em três normas: no Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994); na Lei 11.415/2006, que rege as carreiras do MPU; e na resolução 27/2008 da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). As medidas foram criadas para evitar um possível tráfico de influência. O Projeto de Lei 3.198/2012, um dos apensados, propõe alteração no estatuto, supressão de um dispositivo da lei e revogação de toda a resolução.

Alteração possível

O especialista em direito público e Conselheiro Seccional da OAB/DF, Ewan Teles, explica que a mudança é sim possível, mas apenas pelo legislativo. “A ordem não pode conceder ao servidor esse direito sem que a norma seja alterada. Essa proibição existe para evitar que o servidor da justiça que trabalha diretamente com quem toma as decisões possa advogar, ou mesmo o servidor do MP – que está em contato direto com quem acusa”, explicou o advogado.

Jurisprudência favorável

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu favoravelmente aos servidores do Ministério Público Federal (MPF) em uma ação semelhante ao que propõem os projetos. Em decisão proferida em dezembro do ano passado, o tribunal entendeu que esses servidores estão enquadrados na hipótese descrita no artigo 30, §I, da Lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia), sendo impedidos apenas de exercer a advocacia contra a Fazenda Pública que os remunera ou à qual seja vinculada a entidade empregadora, segundo a revista eletrônica Conjur.

Pedido estacionado

Apesar da numerosa quantidade de propostas feitas no mesmo sentido e de serem defendidas por deputados pertencentes a todas as crenças políticas, os projetos que tratam do assunto encontram-se parados na Câmara dos Deputados. O último andamento registrado foi o ajuntamento de proposições similares feito no ano passado. Depois disso, os PLs ficaram parados na Mesa Diretora da Câmara sem entrar na pauta de nenhuma comissão.

O assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar, explica a inércia da questão. “Não tem ninguém brigando por isso, ninguém fazendo pressão, então os parlamentares não se sentem interessados em dar andamento a esses projetos. É um assunto do qual não se fala nos corredores, ainda mais nesse momento político delicado, em que se pretende aprovar duas grandes reformas impopulares.”

Opine

Você pode discutir essas e outras propostas com os deputados através do portal e-Democracia da Câmara. Para isso, basta acessar o link e criar uma conta.

Acessos: 3

Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
17 2
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
28 10
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
16 1
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
12 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
134 10
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
11 0