Reforma da Previdência: Período de transição caiu pela metade

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, recebeu proposta das mãos do presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados.

A Reforma da Previdência do governo foi apresentada nesta quarta-feira, 20/2, à Câmara dos Deputados na forma da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019. Ainda que não inclua mudanças para os militares, o projeto é extenso, como comenta o assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar. “É uma proposta muito abrangente, com várias alterações para a iniciativa privada e para a esfera pública. Vai exigir muito debate político e com a população”, explica.

Apesar de ter muitas semelhanças com a PEC 287/2016 – como a fixação da idade mínima em 62 anos para mulheres e 65 para homens – a nova reforma também traz inovações. Uma delas é a retirada de vários dispositivos que regem a previdência social do texto da Constituição, transformando-os em matéria regulada por lei complementar, que exige um rito mais simples para ser modificada. Além disso, o texto também corta quase pela metade o tempo de transição contido no anterior – cai de 21 para 12 anos.

LEIA TAMBÉM

Entenda a reforma da previdência e outras polêmicas do Congresso

MP da Funpresp aguarda apreciação no Senado

Briga política

Segundo estimativa da equipe econômica, todas as medidas devem cortar R$ 1 trilhão de gastos do orçamento público em dez anos. Entretanto, o caminho para a aprovação ainda é longo, como ressalta o assessor parlamentar. “Como já adiantamos, essa não será uma vitória fácil para o governo, por tudo que ela representa e também pelo momento político. Depois dos últimos acontecimentos [com o ex-ministro Gustavo Bebiano o PSL [partido do presidente deu uma boa rachada e isso vai ter um custo político”, comenta.

Para Bucar, a queda do Decreto 9.690 é um indício de que a articulação entre Executivo e Congresso não será tão simples. A norma havia sido editada pelo vice-presidente no fim de janeiro e alterava pontos da Lei de Acesso à Informação (LAI). Na última terça-feira, 19/2, a Câmara aprovou em plenário um projeto que revoga a ampliação do número de autoridades que podem impor caráter sigiloso a documentos públicos. Durante a votação, o PSL ficou isolado e os governistas chegaram a perder por 367 votos a 57.

Participe

É possível opinar sobre a PEC 6/2019 no portal da Câmara, aprovando ou reprovando a proposta e também deixando comentários sobre ela.

Acessos: 0

2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
7 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
132 10
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
9 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
15 5
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
31 1