Congresso Nacional reabre os trabalhos sob forte clima eleitoral e disputas políticas
Confira artigo do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
Segundo à esquerda, de óculos, o presidente da CCJ. No canto direito, de gravata azul, o relator da Reforma da Previdência. Footo: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Uma série de “questões de ordem”, como são chamadas as manifestações dos deputados com base no regimento interno da Câmara, tomou conta das duas horas de sessão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados desta quarta-feira, 17/4.
A ideia do governo era que o relatório sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 fosse de debatido ainda durante esse encontro do colegiado. Entretanto, diante da série de impasses, o presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL/PR) suspendeu a reunião.
Na volta, o relator da PEC, deputado Marcelo Freitas (PSL/MG) pediu mais tempo para que pudesse decidir se vai apresentar ou não uma complementação de voto. Enquanto justificava o pedido, Freitas enalteceu os votos em separado – espécie de relatórios alternativos – apresentados por colegas.
“Temos trabalhado de todas as formas para que o nosso relatório efetivamente reflita os interesses da sociedade brasileira. Nós observamos que diversos temas foram trazidos aqui pelos colegas deputados, alguns que verdadeiramente apresentam uma maior complexidade”, argumentou o relator.
Já Francischini ressaltou que a mudança não deve atrasar o cronograma previsto pela base. “Pelo que eu sei, o presidente Rodrigo [Maia só marcaria o início dos trabalhos da comissão especial no dia 7 [de maio, então não há nenhum prejuízo em conceder essa questão a pedido do relator”, encerrou.
O projeto deve voltar à pauta na próxima terça-feira, 23/4.
Vai e vem
A primeira virada ocorreu na última terça-feira, 16/4, depois de quase 12h de sessão na CCJ. Governistas conseguiram reverter acordo firmado com a oposição para que a PEC fosse votada apenas depois do orçamento impositivo.
Dos 120 deputados inscritos para falar durante a reunião, apenas 88 fizeram uso da palavra – 55 contrários, 19 favoráveis e 14 líderes partidários. Os demais deixaram de discursar para que a reunião pudesse ser encerrada a tempo de a votação ocorrer nesta quarta a pedido do presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL/PR).
Desconstitucionalização de parte das regras, capitalização e redução do abono salarial foram alguns dos pontos mais criticados. Por outro lado, a defesa se deu em torno do equilíbrio das contas públicas e do chamado “combate a privilégios”.
Acompanhe
Você pode assistir à transmissão ao vivo de todas as sessões da CCJ pelo site da Câmara. No portal também é possível votar e opinar sobre a PEC 6/2019.
Acessos: 0
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.
Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.
Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!
📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br
#anajustra #viajar #seguroviagem
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.
Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.
Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.
A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.
Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)
📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.
O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.
Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!
anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #convenios #pju
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal
O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.
O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.
📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.
#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
📣 Apoie uma pauta de toda a categoria
Uma associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia (TRT3), é autora de uma ideia legislativa no Senado que propõe a regulamentação da data base dos servidores do PJU e do MPU, garantindo a revisão salarial anual prevista na Constituição.
A proposta já alcançou 16 mil apoios, mas precisa chegar a 20 mil até 29 de janeiro de 2026 para ser debatida no Congresso.
👉 Apoie você também
Comente "data-base" e receba o link para votar!
É rápido
Clique em “Apoiar”
Faça login com sua conta GOV.BR
Confirme seu voto
🗳️ O apoio é único e seguro.
Vamos juntos fortalecer essa pauta e dar voz à categoria 💪
#anajustrafederal #database #servidorespublicos
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?
Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.
Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.
Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙
#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios